A participação do Brasil na Fitur 2026 acontece em um dos momentos mais expressivos da história recente do turismo nacional. Após encerrar 2025 com recorde de visitantes estrangeiros, o país desembarca na Feira Internacional de Turismo de Madri com uma estratégia voltada à promoção da diversidade, ao fortalecimento da conectividade aérea e à valorização de experiências autênticas.
Realizada entre os dias 21 e 25 de janeiro, a Fitur é considerada uma das principais vitrines globais do setor. A edição deste ano reúne mais de 9,5 mil expositores de 156 países, além de profissionais com alto poder de decisão no mercado internacional. A presença brasileira é organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, e marca a estreia de um novo estande que traduz a pluralidade cultural, natural e criativa do país.
Turismo em alta e protagonismo internacional
A participação brasileira ocorre após um desempenho histórico em 2025, quando o país recebeu 9,3 milhões de turistas internacionais — o maior número já registrado. O resultado reflete uma estratégia integrada que combinou promoção internacional, ampliação da malha aérea e valorização dos destinos nacionais. Desse total, 21,79% dos visitantes vieram da Europa, consolidando o continente como um dos principais mercados emissores para o Brasil.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o momento é resultado de uma atuação baseada em planejamento e dados. “O Brasil está na moda. Nunca recebemos tantos turistas estrangeiros como agora, e esse recorde histórico é fruto de um trabalho intenso que une promoção internacional, qualificação da oferta e mais conexões com o mundo. Ampliar o acesso direto aos importantes destinos brasileiros é abrir portas para que mais pessoas vivam o que o Brasil tem de mais genuíno: experiências autênticas, diversas e inesquecíveis, promovendo um turismo que cuida das pessoas e valoriza as comunidades. A nossa participação na Fitur vai impulsionar essas novas oportunidades e novos negócios”, afirma.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, também destaca o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. “Somos um país gigante, de homens e mulheres que acordam pela manhã e que nunca desistem. O filósofo Espinoza nos ensinou que tudo na vida é paixão e estamos vivendo em um momento único, em que o Brasil se revela ao planeta. As micro e pequenas empresas representam 97% do turismo no Brasil. Por isso, o Sebrae está nessa agenda, que já demonstra um potencial extraordinário para gerar emprego e renda. O Brasil é o único país do mundo com seis biomas e temos a pluralidade como um diferencial competitivo. A sinergia entre Sebrae e Embratur nos dá a possibilidade de um salto significativo no protagonismo brasileiro no turismo mundial”, afirma.
Brasil, it’s a vibe
Na Fitur 2026, o Brasil se apresenta ao mercado internacional alinhado à campanha “Brasil, it’s a vibe”, que destaca o país como um destino de experiências, sensações e conexão cultural. O estande da Embratur reúne 30 coexpositores, entre eles São Paulo, Foz do Iguaçu, São Sebastião, Mato Grosso do Sul, Alagoas e o estado do Rio de Janeiro.
Além disso, destinos como Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Maricá e o próprio estado de São Paulo participam com estandes próprios, ampliando a presença brasileira na feira e reforçando a diversidade da oferta turística nacional.
“O crescente interesse pelo Brasil reflete uma tendência mundial por destinos que oferecem mais do que belas paisagens. O turista contemporâneo busca vivências com propósito, e poucos lugares no mundo entregam isso com tanta intensidade e diversidade quanto o Brasil”, destaca o presidente da Embratur.
Programa Brasil Travel Specialist
A edição de 2026 da Fitur também marca o lançamento do Brasil Travel Specialist (BTS) Rewards, programa internacional voltado a agentes e consultores de viagens que promovem o Brasil em seus mercados de origem. Com o conceito “Viva o que você vende. Sinta o Brasil”, a iniciativa reconhece profissionais certificados que registrarem reservas qualificadas na plataforma do programa.
Conectividade aérea em expansão
A conectividade aérea é um dos pilares da estratégia brasileira na feira. O Nordeste ganha destaque com o anúncio de novas rotas da Iberia, que passou a operar voos diretos entre Madri e Fortaleza, além de Madri e Recife. As novas ligações ampliam o acesso de turistas europeus a destinos reconhecidos por suas praias, cultura e gastronomia.
Além disso, o Brasil mantém conexões diretas com a Europa a partir de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Campinas, além dos tradicionais hubs de Lisboa e Porto, que seguem desempenhando papel central na distribuição de turistas pelo país.
Plano Brasis e Feel Brasil
A atuação da Embratur na Fitur está alinhada ao Plano Brasis — Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027. Dentro dessa estratégia, o projeto Feel Brasil ganha destaque ao apresentar 101 experiências imersivas distribuídas por todas as regiões do país, valorizando o turismo de base local, a sustentabilidade e a autenticidade cultural.





