O Brasil encerrou 2025 com um desempenho sem precedentes no turismo internacional. Dados do primeiro Barômetro do Turismo Mundial da ONU Turismo, divulgados nesta semana, apontam que o país registrou crescimento de 37% nas chegadas internacionais, enquanto a média global ficou em 4%. O resultado levou o Brasil à marca histórica de 9,3 milhões de visitantes estrangeiros no ano, consolidando o país entre os destinos de maior expansão no mundo.
Segundo o relatório da agência especializada das Nações Unidas, o turismo global voltou aos níveis pré-pandemia em 2025, com 1,52 bilhão de turistas viajando internacionalmente. Ainda assim, o desempenho brasileiro superou com ampla margem a média mundial e também a regional. Na América do Sul, o crescimento foi de 7%, tendo o Brasil como principal motor desse avanço.
O levantamento mostra ainda que o país teve desempenho superior ao de destinos que também apresentaram crescimento relevante, como Egito (+20%), Marrocos (+14%) e Ilhas Seychelles (+13%). De acordo com a ONU Turismo, fatores como a ampliação da conectividade aérea e a facilitação dos processos de visto foram determinantes para o aumento do fluxo turístico global, pilares que fazem parte da estratégia de promoção internacional do Brasil.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, os dados confirmam o sucesso do reposicionamento do país no mercado internacional. “Hoje o turismo é um dos maiores motores de desenvolvimento e geração de empregos e o mundo olha para o Brasil com desejo e confiança. Crescer quase dez vezes mais que a média mundial é fruto de um trabalho técnico focado em conectividade aérea, sustentabilidade e na diversidade dos nossos destinos. Reposicionamos o país no mundo, valorizando nossa diversidade, sustentabilidade e experiências únicas”, afirmou.
Perspectivas para 2026
O Barômetro da ONU Turismo indica que a Europa segue como a região mais visitada do mundo, com 793 milhões de turistas, mas destaca que mercados emergentes e destinos específicos, como o Brasil, vêm ditando o novo ritmo de crescimento do setor. Em 2025, as receitas globais do turismo atingiram o recorde de US$ 2,2 trilhões.
Para 2026, a projeção é de uma normalização do crescimento mundial, com taxas estimadas entre 3% e 4%. Nesse cenário, o desempenho registrado pelo Brasil em 2025 amplia as expectativas para um novo ciclo de expansão do turismo internacional no país nos próximos anos.

