BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: [email protected]

Frio extremo nos EUA provoca apagões, mortes e mais de 17 mil voos cancelados

Megatempestade histórica atinge 37 estados, derruba temperaturas a até 22 °C abaixo da média e gera maior paralisação aérea desde a pandemia

Uma megatempestade de neve considerada histórica pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos atingiu 37 estados no último fim de semana e já resultou na morte de pelo menos 14 pessoas. Mesmo após o fim da neve em algumas regiões, os efeitos do fenômeno seguiam intensos na manhã desta segunda-feira (26), com milhões de americanos em alerta para temperaturas extremamente baixas e impactos severos na infraestrutura e no transporte.

Em diversas áreas do país, os termômetros marcaram até 22 °C abaixo da média histórica, com sensação térmica variando entre -29 °C e -34 °C, patamares comparáveis aos registrados na Antártida. O acúmulo de neve chegou a até 50 centímetros em partes do Nordeste e das planícies americanas. No Central Park, em Nova York, foram registrados 28 centímetros de neve, superando o recorde anterior de 25 centímetros, estabelecido há mais de 120 anos.

O frio intenso também provocou apagões em larga escala. Apenas no Sul dos Estados Unidos, mais de 800 mil residências ficaram sem energia elétrica, especialmente nos estados do Tennessee, Mississippi, Louisiana e Texas. As autoridades confirmaram mortes por hipotermia e acidentes relacionados às condições climáticas extremas, com vítimas registradas em Nova York, Tennessee, Louisiana, Kansas, Massachusetts e Texas.

O setor aéreo foi um dos mais impactados. A tempestade causou o maior número de cancelamentos de voos desde a pandemia da Covid-19, com mais de 17 mil operações suspensas até o momento. Somente no domingo (25), mais de 11 mil voos foram cancelados, incluindo todas as operações no Aeroporto Nacional de Washington e a maioria dos voos no Aeroporto Internacional da Filadélfia. Nesta segunda-feira, mais de 3 mil viagens ainda permaneciam canceladas, embora haja expectativa de melhora gradual das condições ao longo da semana.

As temperaturas seguiram em queda em grandes centros urbanos. Dallas registrou sensação térmica de -19 °C, Nashville de -17 °C e Austin de -14 °C. No Nordeste, Boston marcou -19 °C, Washington -20 °C e Pittsburgh -28 °C. Já no Meio-Oeste, Chicago enfrentou sensação térmica de -26 °C, enquanto Minneapolis chegou a -33 °C, cenário que mantém autoridades em estado de atenção máxima.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS