A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participou, nesta segunda-feira (26), do Encontro de Gestores, realizado na Sala São Paulo, na capital paulista. Promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o evento reuniu gestores municipais, organizações sociais e instituições parceiras com o objetivo de apresentar diretrizes, programas e ações previstas para o ano, além de estimular a integração entre políticas públicas de cultura e turismo.
Representando o secretário Roberto de Lucena, Monica Samia, secretária-executiva da Setur-SP, conduziu uma palestra com a apresentação dos principais indicadores do turismo paulista, incluindo o marco histórico de 51 milhões de turistas registrados no ano passado. Durante a exposição, a gestora destacou as ações de promoção do Estado, a relevância do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), responsável pelo repasse de recursos para obras de infraestrutura turística, e o CrediturSP, considerado o maior programa de crédito turístico do País, além de outras iniciativas da Pasta.
“O turismo é uma atividade interdependente, inclusive da cultura. Isso porque eventos culturais e atrativos, como museus, igrejas, artesanato, entre outros, impulsionam o turismo paulista. Por isso, é importante a participação da Setur-SP em eventos como esse, para apresentar as nossas ações, estreitar nossos laços com os municípios e ter mais sinergia com eles”, disse Monica Samia.
A Setur-SP também participou do encontro com um estande institucional, no qual apresentou programas como a Academia do Turismo SP e guias turísticos temáticos, entre eles Católico, Evangélico, Judaico e de Cultura Italiana. A equipe técnica da Secretaria aproveitou o espaço para esclarecer dúvidas, promover networking e ampliar o diálogo com gestores municipais.

