A rede de Escolas do Turismo de Portugal abriu, na última segunda-feira (26), as candidaturas destinadas a alunos estrangeiros por meio do Regime Especial para Alunos Internacionais. As inscrições seguem abertas até 27 de fevereiro e contemplam diferentes áreas de formação oferecidas nas 12 unidades que integram a rede.
Entre os cursos disponíveis estão Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria e Alojamento, Informação e Animação Turística, Organização de Eventos, Património e Turismo de Natureza e Aventura.
Em nota publicada em seu site oficial, o Turismo de Portugal afirma que “o Regime Especial para Alunos Internacionais assegura um processo de candidatura ajustado às necessidades de estudantes provenientes de países fora da União Europeia, reforçando o compromisso do Turismo de Portugal com a atração de talento internacional e com a criação de uma experiência académica e pessoal diferenciadora”.
O regime é direcionado a candidatos que “não possuam nacionalidade portuguesa” e que “não sejam nacionais de um Estado-Membro da União Europeia”. Também é exigido que os interessados “não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta”.
As candidaturas devem ser realizadas por meio do Portal das Escolas do Turismo de Portugal. Os candidatos podem indicar até três opções de cursos e escolas, por ordem de preferência, além de inserir a documentação solicitada no formulário eletrônico.
De acordo com o cronograma divulgado, as entrevistas ocorrerão entre 2 e 13 de março. Já os resultados do processo seletivo estão previstos para serem comunicados em 23 de março de 2026.







