A Costa do Sauípe, maior resort de praia do Brasil, inicia 2026 com a abertura do Mar Premium, hotel all inclusive inspirado no estilo de vida à beira-mar e ainda mais conectado à identidade baiana. A unidade passa a operar em soft opening a partir de 18 de janeiro e marca mais uma etapa do processo de renovação do destino, conduzido pela Aviva desde a aquisição do complexo, em 2018, reforçando o compromisso do grupo com a Agenda ESG.
Resultado de uma obra pautada pelo conceito de resíduo zero, o Mar Premium passou por uma transformação completa em infraestrutura e design, com adoção de práticas de economia circular. Todo o material gerado durante a revitalização foi reaproveitado, evitando a destinação de aproximadamente duas mil toneladas de resíduos a aterros sanitários.
De acordo com Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva, a responsabilidade socioambiental está presente em todas as etapas dos projetos da empresa, da concepção à operação. Durante as obras, os resíduos passaram por processos de segregação, preparação e beneficiamento, sendo transformados em britas recicladas de diferentes granulometrias, que poderão ser utilizadas em pavimentação e paisagismo de futuras intervenções no resort.
“Esta estratégia de gestão sustentável de recursos garantiu o reaproveitamento de 100% dos resíduos. Ao diminuir a geração de lixo e o envio para aterros sanitários, reduzimos, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte e à decomposição de materiais. Essas práticas permitiram a classificação de obra resíduo zero. Ao todo, evitamos a destinação de cerca de duas mil toneladas de resíduos a aterros, o equivalente, em uma comparação prática, às três piscinas do hotel cheias, quase transbordando”, explica Neide.
A executiva destaca ainda que a Aviva recebeu um certificado de desempenho ambiental concedido pela Essencis, empresa do grupo Solví, referência em gestão de resíduos, tratamento de efluentes e energia verde. O reconhecimento foi entregue ao término da primeira etapa das obras, concluída em 2025, e atesta a eficiência das tecnologias sustentáveis adotadas no projeto.
O compromisso ambiental também se reflete no paisagismo, na arquitetura e na decoração do Mar Premium, que combina atmosfera náutica, cores leves e referências às grandes navegações. “O paisagismo do Mar Premium mantém a característica predominante do litoral norte da Bahia: muitas palmeiras e extensos coqueirais exóticos, com destaque para o coco-da-baía, uma espécie de coqueiro fundamental para fortalecer a economia local. Durante a obra, implementamos medidas de compensação ambiental que garantiram o replantio de três coqueiros para cada exemplar suprimido, às margens da lagoa da região, contribuindo para a recomposição vegetal da restinga. Além disso, reaproveitamos os eucaliptos naturais, incorporando-os às estruturas ornamentais das piscinas e outras áreas”, conta Neide.
Até 8 de março, o Mar Premium opera em regime de soft opening, com tarifas especiais mesmo durante a alta temporada. O hotel conta com 237 acomodações, distribuídas em cinco categorias, com metragens entre 36 m² e 157 m², e opções de vista para o mar, piscina ou resort. A infraestrutura inclui piscina adulto, piscina infantil, brinquedoteca, sala de jogos e acesso facilitado à praia.
A experiência gastronômica reúne restaurante principal 100% climatizado, bar no lobby, cafeteria, bar da piscina e o tradicional Quiosque da Baiana, com acarajé e cocadas. Hóspedes fidelizados têm acesso ao Aviva Lounge, espaço exclusivo com piscina e bar de tapas.
“O Mar Premium traduz nossa visão de renovação: buscamos entregar mais conforto, praticidade, modernizações, bem-estar e mais possibilidades para quem escolhe Sauípe para descansar, se divertir e criar memórias especiais. Estamos evoluindo a experiência sem perder o jeito acolhedor que sempre marcou o destino”, afirma Paulo Schneider, diretor de Operações da Aviva.







