BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Carnaval do Rio impulsiona alta na emissão de passagens internacionais

Procura por bilhetes aéreos para a folia carioca cresce 9%, com Chile, Estados Unidos e Argentina entre os principais emissores

O Carnaval do Rio de Janeiro (RJ) segue ganhando projeção internacional e deve atrair ainda mais visitantes estrangeiros em 2026. A emissão de passagens aéreas internacionais para o período da folia, entre 13 e 18 de fevereiro, tem previsão de crescimento de 9% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Embratur. O avanço acompanha a tendência nacional, já que o Brasil registrou aumento de 21% na procura por bilhetes aéreos na comparação com o Carnaval de 2025.

Entre os principais mercados emissores, o Chile lidera o crescimento percentual na busca por passagens para o período, com alta de 41%, seguido pelos Estados Unidos, com avanço de 11%, e pela Argentina, com 8%. Em 2025, o Carnaval carioca reuniu mais de 8 milhões de pessoas, de acordo com dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, reforçando a força do evento como um dos maiores atrativos turísticos do País.

A Embratur tem desempenhado papel estratégico na ampliação da visibilidade internacional do Carnaval do Rio. Ao longo do último ano, a Agência intensificou ações de promoção do destino e das festividades junto a mercados internacionais, posicionando a festa como uma vitrine do Brasil no exterior e estimulando o fluxo de turistas estrangeiros para o País.

Uma das iniciativas recentes foi a assinatura, em 19 de janeiro, de um termo de cooperação entre a Embratur, o Ministério da Cultura e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). O acordo assegura o apoio do Governo do Brasil à realização dos desfiles do Grupo Especial, com repasse de R$ 12 milhões, distribuídos de forma igualitária entre as 12 agremiações.

Em março de 2025, a Embratur também promoveu, em parceria com o Sebrae Nacional, o Visit Rio e a Setur-RJ, uma Press Trip com jornalistas e influenciadores norte-americanos durante o Carnaval. A programação incluiu a presença nos desfiles das escolas de samba na Sapucaí, no bloco Cordão da Bola Preta e visitas a atrativos turísticos da capital fluminense.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca a relevância do Carnaval do Rio para a imagem do Brasil no exterior. “São pelo menos 160 países que ficam de olho no Brasil quando começa o carnaval do Rio de Janeiro. O desfile das escolas de samba é um dos eventos mais tradicionais do mundo. Quem fica conhecendo, quem vê essa grandiosidade, vai querer saber mais sobre o Brasil, o que tem para fazer no nosso país e qual a história de um povo cuja cultura tem o poder de criar uma festa dessas dimensões”, afirma.

“O carnaval impulsiona o turismo e garante que essa cadeia econômica continue gerando emprego e renda para milhares de pessoas, o que só se fortalece com a vinda dos turistas internacionais para o Brasil. Cada uma das nossas ações, famtours, press trips, fazem parte de uma estratégia mais ampla para fixar a imagem do nosso país lá fora”, completa Freixo.

Entre as ações voltadas ao mercado internacional, a Embratur realizou, em dezembro, um Famtour em parceria com a Air Canada Vacations, levando agentes de viagem canadenses em um voo inaugural entre Toronto e o Rio de Janeiro. A iniciativa teve como foco estimular a extensão da permanência dos turistas canadenses no destino e contou com a participação de 11 consultores com alto potencial de vendas no mercado.

A Agência também avançou na promoção do Brasil na Ásia por meio do projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025, que levou comunicadores chineses para uma jornada imersiva pelo Rio de Janeiro e outros destinos estratégicos, utilizando o turismo como ferramenta de aproximação cultural e fortalecimento das relações bilaterais.

O Rio de Janeiro ainda integrou campanhas internacionais da Embratur, como “There´s no place like Brazil” (“Não há lugar como o Brasil”), veiculada em maio nos Estados Unidos e no Canadá, além de ações do Programa de Aceleração do Turismo (PATI), que incluíram campanha digital da Lufthansa em mercados europeus. A Cidade Maravilhosa também foi destaque nas ações da Agência durante a Galeria Visit Brasil Paris, realizada em abril, com foco na promoção dos sítios brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial da Unesco.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Eventos Agendados

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS