Um ciclone extratropical deve provocar fortes chuvas e temporais em São Paulo e em outros estados do Sudeste a partir da noite desta sexta-feira (30). De acordo com a Climatempo, o fenômeno está associado a um sistema de baixa pressão que se forma no oceano e avança pela costa, afetando áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou equipes em alerta e ativou plano de contingência diante do risco de alagamentos e deslizamentos de terra. No litoral sul paulista, cidades como Itararé, Registro, Três Barras e Peruíbe devem registrar chuvas intensas e ondas próximas de um metro na manhã de sábado (31). À tarde, a instabilidade avança para a Região Metropolitana de São Paulo, com previsão de raios, trovoadas e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.
No interior do estado, as chamadas chuvas típicas de verão devem ganhar força principalmente no norte paulista, com destaque para municípios como Jundiaí, Indaiatuba, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Lençóis Paulista e Bocaina. Segundo a Climatempo, embora o ciclone perca influência direta sobre o continente no sábado, o padrão de calor e temporais deve se manter nos primeiros dias de fevereiro, com possibilidade de formação de um novo ciclone na próxima semana.
Em reunião realizada na quinta-feira (29), a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social alinharam procedimentos para atendimento às ocorrências durante a passagem do ciclone em São Paulo, incluindo o reforço de estoques de ajuda humanitária, como colchões, cestas básicas, cobertores, kits de higiene e materiais de limpeza.







