O Ministério do Turismo (MTur) se reuniu, nesta quinta-feira (29), com entidades representativas dos meios de hospedagem que integram o Conselho Nacional do Turismo para tratar do prazo de implementação da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH). O encontro teve como objetivo alinhar a adesão ao sistema e reforçar o diálogo com o trade na fase final de transição.
Realizada de forma virtual, a reunião contou com a participação do secretário nacional de Políticas de Turismo, Augusto Rocha. Durante o encontro, o MTur apresentou as funcionalidades da FNRH digital, esclareceu dúvidas operacionais e ouviu demandas dos representantes do setor hoteleiro.
Segundo o ministério, a digitalização do registro de hóspedes atende a uma demanda antiga do setor e busca simplificar procedimentos nos meios de hospedagem, além de padronizar a coleta de dados turísticos no país.
Para Augusto Rocha, a participação do trade é essencial para o processo de implementação. “Trabalhando em conjunto com os meios de hospedagem, essa implementação se torna mais eficaz. Hoje, nos reunimos para tirar dúvidas, mas também para lembrarmos que estamos à disposição durante esse processo de transição, que é o futuro do nosso setor”, afirmou o secretário.
A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes passa a ser totalmente digital, substituindo os formulários em papel. Com o novo modelo, o check-in pode ser feito de forma on-line e automática, alterando a rotina operacional das recepções e o fluxo de atendimento aos hóspedes.
Os meios de hospedagem devem aderir ao sistema até 19 de fevereiro de 2026. De acordo com o MTur, a digitalização também permitirá maior consistência na base de dados utilizada para o planejamento e a formulação de políticas públicas voltadas ao turismo.







