BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Início Site

Costa Cruzeiros premia parceiros no Protagonisti del Mare; veja fotos

0
Brasileiros premiados na noite entre Dario Rustico e Ruy Ribeiro (Costa Cruzeiros) Crédito: Kamilla Alves
Brasileiros premiados na noite entre Dario Rustico e Ruy Ribeiro (Costa Cruzeiros) Crédito: Kamilla Alves

Marselha (França) – A Costa Cruzeiros realizou a cerimônia de premiação do Protagonisti del Mare, que chegou à sua 30ª edição, reunindo parceiros comerciais da América do Norte, América do Sul e Ásia a bordo do Costa Smeralda. O evento anual, realizado na noite deste sábado (13), reconhece o desempenho das agências de viagens e reforça o relacionamento construído ao longo de décadas com o trade internacional, reunindo diferentes mercados em uma celebração global da parceria.

Na abertura, Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, destacou que o Protagonisti del Mare vai além da entrega de prêmios. “Esse momento não é apenas para reconhecer os resultados de 2025, mas para fortalecer relações baseadas em respeito e confiança, construídas ao longo do tempo”, afirmou.

O Brasil esteve presente na premiação, com o reconhecimento de três parceiros estratégicos para a temporada da América do Sul: Agaxtur, CVC e VCPTur.

Confira, abaixo, fotos do evento.

30º Protagonisti del Mare premia parceiros a bordo do Costa Smeralda; veja lista completa

0
Executivos da Costa Cruzeiros e parceiros brasileiros premiados durante a cerimônia do Protagonisti del Mare, a bordo do Costa Smeralda. Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis
Executivos da Costa Cruzeiros e parceiros brasileiros premiados durante a cerimônia do Protagonisti del Mare, a bordo do Costa Smeralda. Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis

Marselha (França) – A Costa Cruzeiros realizou a 30ª edição do Protagonisti del Mare a bordo do Costa Smeralda, reunindo parceiros comerciais da Ásia, América do Norte e América do Sul para a cerimônia anual de premiação da companhia. O evento, realizado na noite deste sábado (13), reconhece as agências de viagens que mais se destacaram ao longo da temporada e reforça a estratégia da armadora de valorizar relações de longo prazo com o trade internacional.

Na abertura da cerimônia, Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, destacou o simbolismo da edição comemorativa. “Não estamos falando da Costa ter 30 anos, mas de entregar prêmios há 30 anos. É uma história construída com parceiros ao longo do tempo”, afirmou. Segundo ele, o Protagonisti del Mare vai além do reconhecimento de resultados anuais. “Esses momentos sempre serviram para cimentar relações baseadas em respeito e confiança, valores que não se constroem em um dia”, celebra.

Rustico também ressaltou a presença de parceiros de diferentes regiões do mundo como um dos diferenciais do evento. “Temos aqui representantes da Ásia, da América do Norte e da América do Sul. São mercados distantes geograficamente, mas conectados pela mesma história com a Costa”, disse. O executivo destacou ainda o desempenho da região das Américas.

“2025 foi um ano extraordinário para a região e 2026 promete ser ainda melhor. Esta noite é sobre vocês e sobre nós, caminhando juntos”, comemora Rustico sobre a temporada das américas.

Sempre presente na premiação, o Brasil leva para casa três prêmios. Nesta edição, a Costa premiou no Brasil as empresas Agaxtur, CVC e VCPTur, reconhecidas pela contribuição para a temporada da América do Sul e pela parceria histórica com a armadora.

Ao lado de Rustico, Ruy Ribeiro, gerente comercial da Costa Cruzeiros, ressaltou a energia e o desempenho do mercado brasileiro. “O Brasil é um país cheio de paixão, energia e resultados excepcionais. Celebrar esses parceiros é sempre um momento muito especial”, afirmou.

Encerrando a premiação brasileira, Rustico também agradeceu o papel estratégico dos parceiros para a operação na região. “Vocês são os maiores contribuintes da nossa temporada na América do Sul todos os anos. Sem vocês, não seria possível ter os navios e realizar tudo o que fazemos”, afirmou. Segundo ele, o reconhecimento se estende também às equipes que atuam nos bastidores. “Este prêmio é para vocês e para as dezenas de milhares de pessoas que nos apoiam todos os dias”, dedicou.

Confira abaixo a lista completa dos premiados

BRASIL

Over the Top: VCPTur, Alceu e Vera Figueiredo
Over the Top: Agaxtur, Aldo Leone
Over the Top: CVC, Fabio Mader

ARGENTINA

Top Producer: Cruzando Mares, Mariana Luaces
Top Producer: GEA, Marcelo Capdevila
Top Producer: Travel Services, Juan Figueirido
Over the Top: Cruiseline, Gerardo Ducau

URUGUAI

Top Producer: Aeromundo, Carlos Pera
Over the Top: Jetmar, Camilo Papa

MÉXICO

Over the Top: MegaTravel, Arturo Cabañas

AMÉRICA DO NORTE (NAM)

Top Producer: Expedia Group, Brett Phillips
Top Producer: International Voyager, John Maguire
Over the Top: Incruises, Tatiana Wegzyn

Costa Cruzeiros recebe parceiros em coquetel a bordo do Costa Smeralda; fotos

0
Fernanda Michelin, Fábio Mader (CVC Corp), Ruy RIbeiro (Costa Cruzeiros), Alceu e Vera Figueiredo (VCPTur), Patty Leone, Aldo Leone Filho (Agaxtur) e Dario Rustico (Costa Cruzeiros) Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis
Fernanda Michelin, Fábio Mader (CVC Corp), Ruy RIbeiro (Costa Cruzeiros), Alceu e Vera Figueiredo (VCPTur), Patty Leone, Aldo Leone Filho (Agaxtur) e Dario Rustico (Costa Cruzeiros) Crédito: Kamilla Alves/Brasilturis

Savona (IT) – A Costa Cruzeiros recebeu operadores de viagens e parceiros comerciais da América do Sul em um coquetel exclusivo a bordo do Costa Smeralda, marcando o início da programação especial do Protagonisti del Mare. O encontro, realizado no Quelli della Notte Jazz Club, teve caráter privado e reuniu exclusivamente os profissionais convidados e premiados pela companhia nesta edição do evento.

Durante a recepção, Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, destacou que o relacionamento com o trade é o principal pilar da estratégia da companhia. “Para nós, tudo começa pelas pessoas e pelos relacionamentos. Esse é, provavelmente, o maior valor da Costa”, afirmou.

Segundo o executivo, a atuação conjunta com os parceiros vai além do aspecto comercial. “Não se trata de marketing, é algo genuíno. Somos exatamente como vocês nos veem, e isso só é possível porque vocês estão conosco”, completou.

Rustico reforçou ainda que a proximidade com os agentes é construída no dia a dia, por meio de diálogo constante e resolução conjunta de desafios. “Todos os dias surgem novas oportunidades e novos problemas, e enfrentamos tudo isso juntos. É isso que fortalece a nossa parceria”, disse ao dar as boas-vindas aos convidados.

Representando o mercado brasileiro, Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros, agradeceu a presença dos parceiros nacionais e destacou a importância do trade para a operação da companhia na América do Sul. “Quero agradecer especialmente aos nossos parceiros e amigos do trade do Brasil. Vocês são parceiros incríveis. Graças a vocês, o desafio de fazer uma temporada na América do Sul se torna muito mais fácil”, afirmou.

Ribeiro também ressaltou o desempenho da temporada atual e a contribuição direta das agências de viagens. “Muito obrigado pelo trabalho deste último ano e, na verdade, pelo trabalho de muitos anos. Parceiros como vocês são mais do que parceiros, são amigos. A temporada já está acontecendo com grande sucesso e temos pouquíssimo produto disponível para venda, graças a parceiros como vocês”, destacou.

O coquetel de boas-vindas marcou o início oficial do cruzeiro de premiação do Protagonisti del Mare, evento anual da Costa dedicado a reconhecer os agentes de viagens e parceiros comerciais que mais se destacaram ao longo do ano. A bordo do Costa Smeralda, navio inspirado na Itália, os convidados iniciaram uma programação voltada ao relacionamento, experiências a bordo e, nos próximos dias, à cerimônia oficial de premiação.

Rocco Forte Hotels confirma segundo hotel na Puglia em 2028

0
Rocco Forte Hotels
Nova propriedade da Rocco Forte Hotels terá 86 acomodações, spa, restaurantes e áreas de eventos no Vale d’Itria, na Puglia. Crédito: Divulgação

A Rocco Forte Hotels anunciou a abertura da Masseria del Cardinale, segunda propriedade do grupo na região da Puglia, com inauguração prevista para 2028 em Fasano, na área do Vale d’Itria. O empreendimento será operado por meio de contrato de arrendamento com a divisão imobiliária da PGIM, Re.vo, e terá a Dekus como parceira de desenvolvimento.

A Masseria del Cardinale contará com 86 quartos e suítes, restaurantes, bar, espaços para reuniões e eventos, spa Irene Forte e piscina. O projeto de reforma será conduzido por Olga Polizzi, vice-presidenta e diretora de Design da Rocco Forte Hotels, em parceria com o escritório Luigi Fragola Architects, sediado em Florença.

“A Puglia conquistou um lugar especial no coração da nossa marca, a região representa uma das extraordinárias excelências da Itália”, afirma Olga Polizzi.“A Masseria del Cardinale é o complemento perfeito para o sucesso da Masseria Torre Maizza”, acrescenta.

Segundo Charles Forte, diretor de Desenvolvimento da Rocco Forte Hotels, o projeto integra o plano de expansão da empresa no país. “Com quatro novas aberturas planejadas para os próximos três anos, Sardenha, Sicília, Nápoles e agora Puglia, a assinatura da Masseria del Cardinale é uma clara demonstração da importância contínua da Itália para o crescimento da marca”, declara.

Fundada em 1996 por Sir Rocco Forte e Lady Olga Polizzi, a Rocco Forte Hotels reúne 15 hotéis, resorts, residências e vilas. Na Itália, o portfólio inclui unidades em Milão, Roma, Florença, Sicília e Puglia. As próximas inaugurações ocorrerão na Costa Smeralda, em 2026, e em Noto e Nápoles, em 2027.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da rede hoteleira.

Barretos Park Hotel terá Natal com Duendes Bagunceiros e Réveillon com ceia, fogos e luau

0
Barretos Park Hotel
Barretos Park Hotel confirma atividades temáticas de Natal com duendes, oficinas e recreação para hóspedes em Barretos. Crédito: Divulgação

O Barretos Park Hotel, localizado ao lado do Parque do Peão em Barretos (SP), definiu sua programação de fim de ano com atividades temáticas de Natal e Réveillon, além de recreação diária durante a temporada de férias.

O Natal terá como eixo o tema “Natal e o Encontro dos Duendes”, com atividades lúdicas para crianças e adultos. A agenda inclui chegada do Papai Noel, entrega de presentes, jogos interativos, brincadeiras com os duendes, oficinas de cartinhas, corrida do trenó, karaokê, cinema ao ar livre, gincanas e a fogueira da amizade.

Para o Réveillon, o Barretos Park Hotel promoverá ceia com cardápio especial, queima de fogos e o Luau da Ressaca na Praia, com apresentação de voz e violão. A programação também inclui karaokê no pergolado, roda de samba e a Festa das Cores.

A recreação especializada será realizada diariamente entre 19 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026. A Turma do Tomate coordenará atividades esportivas, lúdicas e interativas para diferentes faixas etárias. Durante a alta temporada, o Barretos Park Hotel manterá atividades nas piscinas, campeonatos temáticos, oficinas de artes e culinária, brincadeiras coletivas e o Parque Tour de Carroção, que apresenta aos hóspedes o Parque do Peão.

A programação completa está disponível no site oficial do hotel.

Estados Unidos avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

0
Estados Unidos visto
EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto; proposta pode impactar viagens e o turismo internacional. Crédito: History in HD/ Unsplash

O governo dos Estados Unidos deu um novo passo em direção ao endurecimento das regras de entrada de estrangeiros no país. Nesta quarta-feira (10), foi divulgada uma proposta que prevê a obrigatoriedade de turistas atualmente isentos de visto apresentarem o histórico de suas redes sociais dos últimos cinco anos como condição para autorização de entrada em território americano.

Caso seja confirmada, a medida afetará diretamente viajantes de 42 países que hoje integram o Programa de Isenção de Vistos, conhecido como ESTA. A lista inclui mercados emissores relevantes para o turismo global, como Alemanha, França, Reino Unido e Japão, cujos cidadãos atualmente precisam apenas preencher uma autorização eletrônica para viagens de curta duração aos Estados Unidos.

Ampliação das exigências no ESTA

Atualmente, o processo do ESTA exige o pagamento de US$ 40 e o fornecimento de dados básicos, como endereço de e-mail, endereço residencial, telefone e contato de emergência, com validade de dois anos. Desde 2016, a inclusão de informações sobre redes sociais era opcional. A nova proposta, no entanto, transforma essa prática em exigência formal.

Além do histórico de redes sociais dos últimos cinco anos, o documento prevê que os turistas também informem todos os números de telefone utilizados nesse período, bem como endereços de e-mail usados nos últimos dez anos. O texto vai além ao solicitar dados detalhados de familiares próximos — pais, cônjuges, irmãos e filhos — incluindo nomes, endereços, datas e locais de nascimento, além dos telefones usados por eles nos últimos cinco anos. Inconsistências nas informações podem resultar no impedimento da entrada do viajante no país.

A proposta foi publicada no Federal Register, o diário oficial americano, pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, órgão vinculado ao Departamento de Segurança Interna. O texto entra agora em um período de consulta pública de 60 dias, durante o qual cidadãos, empresas e entidades podem apresentar comentários, críticas ou sugestões antes da eventual implementação.

Endurecimento migratório e contexto político

A iniciativa se soma a outras ações recentes do governo Trump no campo migratório. Uma semana antes, o Departamento de Estado, segundo informações da agência Reuters, orientou consulados a negar vistos — inclusive de trabalho — a estrangeiros que tenham atuado em moderação de conteúdo, segurança digital ou checagem de fatos. A justificativa apresentada foi a de que esses profissionais estariam praticando “censura” e “supressão da livre expressão essencial ao estilo de vida americano”.

Em julho, o governo já havia anunciado propostas para impor limites mais rígidos à permanência de jornalistas estrangeiros nos Estados Unidos. A retórica contra imigrantes, marca registrada de Donald Trump desde seu primeiro mandato, voltou a ganhar força no atual contexto político.

Impactos no turismo internacional

Esse ambiente mais restritivo ocorre em um momento delicado para o turismo norte-americano. Dados do World Travel & Tourism Council indicam que os gastos de visitantes internacionais devem cair de US$ 181 bilhões em 2024 para menos de US$ 169 bilhões em 2025, uma perda estimada em US$ 12,5 bilhões. Episódios de detenções de turistas estrangeiros, incluindo cidadãos alemães que permaneceram semanas retidos, tiveram ampla repercussão negativa no exterior.

Em março, a Alemanha chegou a atualizar suas recomendações de viagem aos Estados Unidos, alertando que um visto ou isenção não garante, necessariamente, a entrada no país.

O cenário preocupa o setor turístico especialmente diante de eventos de grande porte no horizonte. Em 2026, os Estados Unidos serão um dos principais palcos da Copa do Mundo, ao lado de México e Canadá. Já em 2028, Los Angeles sediará os Jogos Olímpicos, com expectativa de forte demanda internacional. A eventual adoção de exigências mais rigorosas pode influenciar diretamente o fluxo de visitantes e a percepção do destino no mercado global.

Santos Dumont amplia embarque remoto com investimento de R$ 42,19 milhões

0
Santos Dumont
O investimento nesta etapa contempla a ampliação das áreas remotas, a instalação de novas esteiras de restituição de bagagens, a construção de novos sanitários e o início da operação de oito ônibus 100% elétricos - Foto: Jonilton Lima/MPor

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deu mais um passo no processo de modernização da infraestrutura aeroportuária brasileira. Nesta sexta-feira (12), o Ministério de Portos e Aeroportos entregou um conjunto de melhorias que inclui a ampliação das áreas de embarque e desembarque remoto e o início da operação de ônibus 100% elétricos para o transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves. O investimento nesta etapa soma R$ 42,19 milhões, com recursos próprios da Infraero.

As entregas fazem parte de uma estratégia mais ampla do Governo Federal para elevar o padrão de conforto, eficiência e sustentabilidade nos principais aeroportos do País, com foco direto na experiência do passageiro e na redução de impactos ambientais. No Santos Dumont, um dos terminais mais movimentados do Brasil, as intervenções respondem à necessidade de acompanhar o crescimento da demanda e aprimorar a fluidez das operações.

“Hoje entregamos obras importantes no Aeroporto Santos Dumont, como a ampliação das áreas de embarque e desembarque remoto e o início da operação de ônibus elétricos modernos e confortáveis, voltados à melhoria da experiência do passageiro. Além dessas entregas, o aeroporto conta com mais de R$ 300 milhões em obras em andamento, com novos investimentos previstos para 2026”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Ampliação de áreas e mais conforto ao passageiro

O pacote de investimentos contempla a ampliação das salas de embarque e desembarque remoto, medida que busca reduzir tempos de espera e tornar os processos operacionais mais eficientes, especialmente em períodos de maior fluxo. O aeroporto também recebeu duas novas esteiras de restituição de bagagens, passando a operar com seis equipamentos, além da construção de novos sanitários, com ambientes mais amplos e infraestrutura atualizada.

As melhorias têm impacto direto na jornada do passageiro, especialmente em um terminal como o Santos Dumont, que concentra grande volume de viagens a negócios e ligações com outros grandes centros do País. Entre janeiro e outubro deste ano, o aeroporto registrou a circulação de 4,9 milhões de passageiros, consolidando-se entre os dez mais movimentados do Brasil.

Mobilidade sustentável com ônibus elétricos

Um dos principais destaques desta etapa é o início da operação de oito ônibus 100% elétricos, destinados ao transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves. Quatro veículos possuem três eixos e capacidade para até 83 passageiros, sendo considerados os maiores desse tipo em operação em aeroportos brasileiros. Os outros quatro ônibus acomodam até 64 passageiros cada.

Todos os veículos respeitam o limite de até quatro pessoas por metro quadrado e contam com espaços específicos para bagagens de mão. A operação será assistida durante os primeiros 30 dias, período em que testes são acompanhados pela montadora. A iniciativa integra as ações da Infraero voltadas à adoção de soluções sustentáveis e à redução de emissões no setor aeroportuário.

Para o diretor-presidente da Rio Brasil Participações, Roberto Lopes, as entregas refletem um ciclo contínuo de investimentos. “Ao longo dos últimos seis anos, temos trabalhado com foco em oferecer serviços cada vez melhores aos nossos parceiros e clientes. Esse esforço, realizado em parceria com o Governo Federal, tem contribuído para reposicionar o Rio de Janeiro como um polo logístico estratégico, capaz de atrair novos negócios, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento da cidade e do estado”, afirmou.

Outras obras e reconhecimento de design

Além das melhorias já entregues, seguem em andamento no aeroporto obras como a recuperação do sistema de taxiways, a instalação de novos elevadores e escadas rolantes, a ampliação e modernização do Sistema de Tratamento de Volume de Voo e a modernização do balizamento da pista de pouso e decolagem.

Antes mesmo do início da operação, os ônibus elétricos do Santos Dumont tiveram o design premiado no 56º Concurso de Comunicação e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. A Infraero conquistou o segundo lugar na categoria Metropolitano de Passageiros, com design assinado por Jorge Andrade Soluções Criativas, em cerimônia realizada no dia 25 de novembro, em São Paulo.

Parada de Natal reúne público no Boulevard Genève em Campos do Jordão

0
Natal Boulevard Genève
Programação da Parada de Natal em Campos do Jordão inclui integração com o projeto Natal feito à mão e dois desfiles gratuitos. Crédito: Divulgação

A Parada de Natal em Campos do Jordão (SP) será realizada no Boulevard Genève neste sábado (13), com dois desfiles na alameda central do Capivari. A programação inclui música, personagens temáticos, performances coreografadas e banda ao vivo, em evento aberto ao público.

Neste ano, a Parada de Natal integra o “Natal feito à mão”, projeto conduzido por Anne Galante, que instalou peças de crochê de grande escala e elementos artesanais distribuídos pelo empreendimento. A ação coincide com o aniversário de 40 anos do Boulevard Genève, que registrou alta de 17,5% na baixa temporada

“O Natal sempre desperta um brilho diferente no nosso centro de experiências e turismo, e a Parada é o momento em que sentimos esse encanto ganhando vida na rua, nas famílias, nas crianças, em cada olhar curioso esperando o cortejo começar, declara Caroline Formenton, empreendedora do Boulevard Genève. Ela acrescenta que “não se trata apenas de um evento, mas de criar memórias que acompanham as pessoas por muitos anos” e conclui que a celebração “reforça o carinho que temos por tudo o que o Boulevard representa para Campos do Jordão”.

Serviço – Parada de Natal Boulevard Genève
Data: 13 de dezembro de 2025 (sábado)
Horários: 17h e 19h
Local: Rua Djalma Forjaz, 93 – Capivari, Campos do Jordão (SP)
Entrada gratuita

Brasil avança em diálogo com a China para implantar visto eletrônico a turistas chineses

0
Brasil China
Missão internacional: Ministério do Turismo discute implantação de visto eletrônico para chineses. Crédito: Divulgação

O Ministério do Turismo deu mais um passo estratégico para ampliar a presença do Brasil no mercado emissor chinês, considerado um dos mais relevantes do mundo. Em agenda oficial realizada em Pequim, a secretária-executiva da pasta, Ana Carla Machado, discutiu a implantação de um sistema eletrônico para solicitação de vistos por turistas chineses, medida que deve facilitar o acesso ao país e impulsionar o crescimento do fluxo turístico nos próximos anos.

A agenda na capital chinesa marcou o início da missão internacional da delegação brasileira que participa do Fórum Econômico Mundial do Turismo (GTEF 2025), realizado em Harbin. Em Pequim, Ana Carla Machado reuniu-se com o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na China, Rafael Leme, além de integrantes do setor consular, para alinhar avanços e perspectivas relacionadas à política de vistos e à cooperação bilateral no turismo.

Durante o encontro, a secretária-executiva destacou o protagonismo da China na emissão de vistos para o Brasil e os avanços já conquistados entre os dois países. “Pequim é líder global de emissão de vistos para turistas estrangeiros no Brasil. O país é hoje o principal destino dos chineses na América Latina. No ano passado, firmamos Acordo Bilateral para a emissão de visto de turismo com validade de 10 anos entre os países. O modelo eletrônico será o segundo a ser implementado no mundo e deve além de melhorar, também facilitar o acesso ao turista chinês no nosso país”, afirmou.

Crescimento consistente do turismo chinês no Brasil

Os números reforçam a relevância desse mercado para o turismo brasileiro. Em 2025, mais de 80 mil turistas chineses já visitaram o Brasil. Dados da Embratur apontam São Paulo como principal porta de entrada desses viajantes, seguido por Rio de Janeiro e Paraná. Atualmente, apenas em Pequim, cerca de 180 vistos para o Brasil são emitidos diariamente.

A expectativa do Ministério do Turismo é que a implantação do sistema eletrônico de vistos, aliada à ampliação da cooperação com agências de viagens, resulte em um crescimento de aproximadamente 30% na emissão de vistos para chineses interessados em visitar o Brasil tanto a lazer quanto a negócios.

“De 2023 para cá, saltamos de 42 mil turistas chineses para mais de 83 mil até novembro desse ano. O fortalecimento do turismo bilateral entre Brasil x China é prioridade para o governo do presidente Lula. A cooperação com agências de turismo irá impulsionar o setor. O MTUR já está trabalhando na elaboração de um edital para empresas brasileiras de viagens habilitadas a operar o serviço de receptivo a turistas chineses em 2026,” informou a secretária-executiva.

China como potência global do turismo

O diálogo ocorre em um contexto de forte relevância econômica do turismo na China. Segundo relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC), o setor turístico chinês contribuiu com cerca de US$ 78 trilhões para o PIB do país no último ano, um crescimento de 23% em relação a 2023, além de gerar mais de 82 milhões de empregos.

Para o ministro conselheiro Rafael Leme, ampliar o fluxo de turistas chineses no Brasil é uma oportunidade direta de desenvolvimento econômico. “As relações entre Brasil x China só tendem a melhorar. Nosso empenho é sempre para facilitar a entrada de turistas no Brasil. Recentemente, nós assinamos contrato com uma nova empresa de Visa Center para implementação do visto eletrônico e o nosso interesse é de que a tecnologia facilite ainda mais a ida de chineses que vão fazer negócios e investir no país. Eu fico muito feliz que o Ministério do Turismo brasileiro já tenha percebido a potência da China para o setor”, reforçou.

Perspectivas para os próximos anos

Atualmente, cidadãos chineses precisam de visto para entrar no Brasil para fins de turismo ou negócios, com permanência de até 90 dias após a concessão. A expectativa do governo brasileiro é que a modernização do processo, somada ao fortalecimento das relações institucionais, gere impactos positivos já a curto prazo.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento turístico no Brasil. Esse ano, devemos superar a marca de 9 milhões de turistas estrangeiros no país. Em 2026, comemoramos o ano cultural Brasil x China, que deve impulsionar ainda mais essa demanda crescente. É o turismo movimentando a economia, gerando emprego e renda”, finalizou a secretária-executiva do MTUR.

Beach Park é eleito o melhor em Hotéis e Resorts – Grandes Operações no Reclame Aqui

0
Beach Park Reclame aqui
João Paulo Nascimento, gerente de Relacionamento e Operações; Lane Lopes, supervisora de Relacionamento e Dayane Costa, assistente de Qualidade. Foto: divulgação

O Beach Park conquistou o 1º lugar no Prêmio Reclame Aqui 2025 na categoria Hotéis e Resorts – Grandes Operações, reforçando seu destaque nacional em reputação e atendimento ao cliente. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (09), em São Paulo, e contou com a presença de João Paulo Nascimento, gerente de Relacionamento e Operações Beach Park; Lane Lopes, supervisora de Relacionamento; e Dayane Costa, assistente de Qualidade Beach Park. A premiação, reconhecida como uma das mais importantes do país no setor, evidencia a confiança dos consumidores na marca e a consistência da operação.

Este é o segundo ano consecutivo em que o Beach Park recebe o troféu. O reconhecimento resulta de uma combinação entre voto popular e avaliação criteriosa da jornada completa do cliente — processo que, há 15 anos, destaca empresas que se comprometem com excelência e solução eficiente de demandas. Na edição atual, mais de 29 milhões de votos foram registrados, com 2 mil empresas inscritas e 400 premiadas. “Receber esse prêmio é, sem dúvida, muito gratificante. Mas ele representa muito mais do que um troféu — é o reconhecimento de todo um trabalho, dedicação e comprometimento no nosso propósito: criar momentos felizes. É a certeza de que estamos no caminho certo, fazendo bem feito e com excelência”, destaca Nascimento.

O executivo também reforça o impacto do reconhecimento para a marca. “Esse reconhecimento reforça a confiança do cliente no Beach Park, fortalece a credibilidade da nossa marca e confirma que nossas práticas de atendimento, acolhimento e solução realmente fazem diferença no dia a dia. É um prêmio que valida processos, cultura e, acima de tudo, pessoas. Nada disso seria possível sem o empenho dos gestores e de todas as operações do Beach Park, que fazem acontecer nas tratativas, nos atendimentos e na atenção a cada detalhe. E quero deixar um agradecimento especial ao meu time. Cada mensagem respondida, cada caso acompanhado, cada cliente acolhido — tudo isso constrói o resultado que estamos celebrando hoje. Esse prêmio é de vocês. É o reflexo da entrega, da sensibilidade, da paciência e da paixão que cada um coloca no que faz. Esse prêmio celebra uma equipe unida, comprometida e apaixonada pelo que faz. Tenho muito orgulho de fazer parte disso”, conclui.

Pioneiro no país ao integrar parque aquático, praia, gastronomia, hotelaria e entretenimento em um único destino, o Beach Park segue redefinindo o lazer familiar. Em 2025, ano em que celebra quatro décadas no Ceará, o complexo reforça sua vocação para criar memórias afetivas ao ampliar produtos e vivências que unem natureza, tecnologia, bem-estar e diversão. Entre as novidades estão o Arvorar, novo parque imerso em área verde, e o Surreal, a mais alta montanha-russa aquática do mundo, inaugurada no Aqua Park — eleito pelo TripAdvisor Travellers’ Choice 2025 como o melhor das Américas e segundo melhor do mundo.

O Beach Park opera quatro resorts próprios, cada um com proposta distinta. O Acqua Beach Park Resort se destaca pela piscina de borda infinita, grande área de lazer e acesso direto ao Aqua Park por meio de uma piscina de correnteza. O Oceani, charmoso e aconchegante, oferece restaurante pé na areia e vista privilegiada para as dunas do Porto das Dunas. O Suites, com ampla estrutura e proximidade da Vila Azul do Mar, é ideal para famílias com crianças pequenas. Já o Wellness combina infraestrutura de resort, academia completa, SPA by Loccitane e acomodações voltadas para grupos maiores.