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Itajaí receberá R$ 300 milhões para novo terminal de cruzeiros

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A iniciativa integra um pacote de investimentos superiores a R$ 800 milhões destinados ao Porto de Itajaí (SC). Crédito: Divulgação
A iniciativa integra um pacote de investimentos superiores a R$ 800 milhões destinados ao Porto de Itajaí (SC). Crédito: Divulgação

O Instituto Mais Itajaí assinou, nesta semana, um termo de cooperação técnica com a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Prefeitura de Itajaí para o desenvolvimento do projeto executivo do novo terminal de cruzeiros da cidade. O Governo Federal confirmou aporte de R$ 300 milhões para a construção do equipamento, previsto para ser entregue em janeiro de 2026.

A iniciativa integra um pacote de investimentos superiores a R$ 800 milhões destinados ao Porto de Itajaí (SC) e deve consolidar o município como principal polo de embarque e desembarque de passageiros da região Sul. O projeto está sendo elaborado pela WSP, consultoria global especializada em infraestrutura portuária e terminais de passageiros.

Segundo Fabio Inthurn, presidente do Instituto Mais Itajaí, a assinatura do termo representa um marco no avanço do turismo marítimo nacional. “A assinatura deste termo de cooperação foi um importante passo para tirar o projeto do papel e demonstra o compromisso do Governo Federal com um projeto essencial para que Itajaí se torne um polo de turismo marítimo nacional”, destacou.

Master Plan e integração urbana

O Instituto Mais Itajaí, organização sem fins lucrativos formada por mais de 30 empresas locais, vai doar o Master Plan completo do novo terminal de Cruzeiros ao município de Itajaí e à APS. O plano incluirá estudos urbanos, náuticos e de modelagem econômico-financeira, além de estratégias para eventual concessão ou Parceria Público-Privada (PPP). O projeto prevê também a integração do terminal com a requalificação da avenida Beira-Rio, reforçando o papel do porto como vetor de desenvolvimento urbano e turístico.

Além do terminal, o Instituto vai destinar R$ 5 milhões à elaboração de quatro projetos complementares de infraestrutura urbana: um novo acesso à BR-101 pela Praia Brava, uma interligação viária entre as rodovias SC-412 e SC-486, o Eixo Arterial Leste para ligação da zona industrial portuária à Via Expressa e um programa habitacional de interesse social.

De acordo com Inthurn, as ações reforçam a parceria entre o setor privado e o poder público. “Contratamos empresas de referência para garantir eficiência desde a fase inicial dos projetos. Nosso objetivo é manter o movimento ativo, ampliando a adesão de empresas interessadas em contribuir para o desenvolvimento sustentável de Itajaí”, concluiu.

Ministério do Turismo lança Cartilha Parlamentar 2025/2026 para orientar destinação de emendas

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A cartilha apresenta orientações sobre o aporte de recursos em diferentes frentes. Crédito: Divulgação/MTur
A cartilha apresenta orientações sobre o aporte de recursos em diferentes frentes. Crédito: Divulgação/MTur

O Ministério do Turismo (MTur) lançou a nova Cartilha Parlamentar 2025/2026, documento que orienta deputados e senadores sobre como destinar emendas parlamentares para o desenvolvimento do turismo brasileiro. A publicação, disponível para download no site oficial do ministério, consolida informações técnicas e estratégicas para fortalecer a parceria entre o Executivo e o Legislativo na execução de políticas públicas para o setor.

A cartilha apresenta orientações sobre o aporte de recursos em diferentes frentes, como infraestrutura turística, apoio a eventos geradores de fluxo, qualificação profissional, promoção de campanhas de marketing e ações voltadas à sustentabilidade. O objetivo é facilitar o processo de alocação das emendas e garantir que os investimentos tenham impacto direto no desenvolvimento regional e na geração de empregos.

“Estamos em um momento de muito destaque do turismo no Brasil. É extremamente importante que esses investimentos continuem sendo feitos. As emendas parlamentares são instrumentos que contribuem significativamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso país”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Contexto de crescimento histórico

O lançamento da versão 2025/2026 ocorre em um cenário de recordes para o turismo brasileiro. Somente até setembro deste ano, o país já recebeu 6,8 milhões de turistas estrangeiros, o que representa 98,5% da meta anual.

Destinos como o Parque Nacional do Iguaçu registraram o melhor mês de agosto de sua história, com mais de 155 mil visitantes, enquanto o Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) apresentou alta de 26% no movimento do primeiro semestre.

Esses resultados reforçam o papel estratégico das emendas no fortalecimento da infraestrutura turística e na promoção do Brasil como destino competitivo no cenário internacional. A nova cartilha busca, portanto, orientar os parlamentares para um uso mais eficiente dos recursos, garantindo crescimento sustentável e estruturado para o setor.

Prêmio Nacional do Turismo encerra inscrições nesta terça-feira (14)

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Realizado pelo MTur, o prêmio valoriza iniciativas de excelência em gestão, sustentabilidade, impacto positivo e inovação. Crédito: Divulgação
Realizado pelo MTur, o prêmio valoriza iniciativas de excelência em gestão, sustentabilidade, impacto positivo e inovação. Crédito: Divulgação

Os profissionais e gestores do turismo brasileiro têm até às 18h desta terça-feira (14) para se inscrever no Prêmio Nacional do Turismo 2025, principal reconhecimento público às boas práticas e à inovação no setor. A inscrição pode ser feita de forma online pelo site oficial do Ministério do Turismo.

Realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o prêmio valoriza iniciativas de excelência em gestão, sustentabilidade, impacto positivo e inovação, destacando o trabalho de profissionais e organizações que fortalecem a cadeia produtiva do turismo no Brasil.

De acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo, a premiação é um momento de celebração e de incentivo ao desenvolvimento do setor. “O Prêmio Nacional do Turismo é a nossa grande oportunidade de dar visibilidade àqueles que trabalham para fortalecer o setor”, frisou.

“Cada inscrição representa uma história de sucesso, uma inovação que pode inspirar outros destinos e profissionais. Se você tem um projeto ou conhece alguém que faz a diferença no turismo brasileiro, esta é a hora de compartilhar”, convida Sabino.

Categorias e cerimônia

A edição 2025 está dividida em duas grandes frentes. A primeira reúne 12 categorias de “Iniciativas de Destaque”, voltadas a projetos implementados nos últimos 24 meses que contribuíram para o fortalecimento do turismo nacional. A segunda contempla 8 categorias de “Profissionais de Destaque”, que homenageiam especialistas e gestores por suas trajetórias e contribuições relevantes ao setor.

A cerimônia de premiação será realizada em 4 de dezembro de 2025, reunindo autoridades, representantes do trade turístico e finalistas de todo o país.

WTM Latin America realiza 1º Ministers’ Summit em 2026 para debater turismo responsável na região

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WTM Latin America realiza WTM Latin America Ministers' Summit
WTM Latin America realiza WTM Latin America Ministers' Summit. Crédito: Divulgação

A WTM Latin America 2026, que acontece de 14 a 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, terá como um de seus grandes destaques a realização do 1º WTM Latin America Ministers’ Summit. O encontro reunirá ministros e representantes governamentais de turismo de toda a América Latina, inaugurando um novo espaço de diálogo estratégico sobre o futuro do setor na região.

Inspirado em iniciativas já consolidadas das edições de Londres e Dubai, o fórum chega pela primeira vez ao Brasil com o tema “Turismo Latino-Americano: Responsável e Regenerativo para o Futuro”, refletindo o compromisso da WTM em promover o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional entre os países latino-americanos.

Um marco para a agenda latino-americana do turismo

A estreia do Ministers’ Summit na América Latina simboliza um avanço significativo na articulação política e institucional do turismo regional. O encontro ocorrerá no dia 14 de abril, das 15h às 17h, e fará parte da programação oficial da feira, que anualmente reúne milhares de profissionais, destinos e marcas globais do setor.

“Nós entregamos os convites pessoalmente durante a FIT, na Argentina, para reforçar a importância desta agenda, cujo objetivo é construir uma agenda colaborativa que fortaleça o turismo responsável e regenerativo, gerando impacto econômico, social e ambiental positivo para nossos destinos”, afirma Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.

O evento busca fomentar o diálogo entre governos e o trade turístico, estimulando políticas públicas e parcerias voltadas à preservação ambiental, à inclusão social e à valorização cultural como pilares de um modelo de turismo mais equilibrado e sustentável.

HSMAI lança guia global para ampliar receitas acessórias na hotelaria

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HSMAI guia
Para Brian Hicks, presidente e CEO da HSMAI Américas, o guia oferece ideias práticas e reais para ajudar hoteleiros a aumentarem sua receita. Crédito: Divulgação

A Hospitality Sales and Marketing Association International (HSMAI), lançou nesta segunda-feira (13) o Ancillary Revenue Strategy Playbook: Going Beyond Room Revenue, um novo guia global voltado a profissionais de hotelaria que desejam ampliar margens de lucro em um cenário de custos crescentes e hóspedes cada vez mais exigentes.

O material reúne casos reais de sucesso, métricas e estratégias práticas para que hotéis de diferentes portes e perfis possam explorar novas fontes de receita acessória, indo além da tradicional dependência da diária. A publicação destaca oportunidades em upselling, day-use, personalização de amenities, gastronomia, serviços de spa, comodidades para pets, estacionamento e experiências de lazer.

De acordo com Brian Hicks, presidente e CEO da HSMAI Américas, “a receita de hospedagem continuará sendo a base, mas os hoteleiros que se adaptarem e diversificarem suas estratégias estarão melhor posicionados para o sucesso de longo prazo. Este guia oferece ideias práticas e reais para ajudar propriedades de todos os portes a aprimorar a experiência do hóspede enquanto aumentam a lucratividade”, pontua.

O documento também amplia o olhar sobre o conceito de Total Revenue Management, que propõe enxergar toda a jornada do hóspede, da reserva ao pós-estadia, como um ecossistema de oportunidades de geração de valor e rentabilidade.

Desde o momento da reserva até o check-out, cada interação pode gerar valor. Desde a reserva, com upgrades e pacotes personalizados, ou mesmo no pré-check-in, a partir das comunicações por e-mail ou whatsapp com ofertas relevantes. Durante a estadia, uma equipe treinada pode reconhecer e sugerir experiências certas. Já no pós-estadia, há os estímulos à recompra e fidelização do hóspede.

Quando cada área, seja Vendas, Marketing, Recepção, A&B ou Spa, atua de forma integrada, o hotel multiplica a receita sem aumentar o custo de aquisição de hóspedes.

“O Guia de Estratégias de Receitas Complementares é mais do que um manual, é um convite para repensar a gestão da rentabilidade na hotelaria. Em um contexto de custos crescentes e volatilidade de demanda, a expansão das fontes de receita deixou de ser opcional e tornou-se parte essencial da inteligência comercial moderna”, afirma Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil & Latam.

Alguns dos principais insights do guia são: táticas para monetizar inventário ocioso de quartos; estratégias para ativar espaços como rooftops, salas de reunião e decks de piscina para gerar receita adicional; fontes criativas de receita em A&B, como jantares experienciais, pacotes de comodidades e eventos voltados à comunidade; ferramentas para avaliar parcerias com fornecedores, otimizar taxas e acompanhar métricas de desempenho; e oportunidades segmentadas para diferentes perfis de hóspedes.

O Ancillary Revenue Strategy Playbook foi desenvolvido pelos membros dos Conselhos Consultivos de Vendas, Marketing e Otimização de Receita da HSMAI, sob a liderança dos coordenadores de grupo de trabalho Samir Bhatnagar (CHDM), vice-presidente Assistente de Estratégia Comercial da Ashford Inc., e Jeff Borman (CHDM, CHBA), diretor global de Vendas, Receita e Distribuição da Virgin Hotels.

O guia está disponível gratuitamente para membros da HSMAI e pode ser adquirido por não-membros no site da associação.

BeFly apresenta ecossistema completo de soluções para agentes de viagem durante a BTM 2025

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BeFly leva soluções completas para Agentes de Viagens para BTM 2025, em Fortaleza
BeFly leva soluções completas para Agentes de Viagens para BTM 2025, em Fortaleza. Crédito: Divulgação

A BeFly, maior ecossistema de turismo da América Latina, confirma presença na BTM 2025 (Brazil Travel Market), que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A feira, reconhecida como o principal encontro B2B do turismo no Nordeste e uma das maiores do país, deve reunir cerca de cinco mil profissionais do setor. A companhia participa com um estande de 25 m², apresentando soluções que conectam tecnologia, personalização e suporte estratégico ao trabalho dos agentes de viagens.

Entre as marcas que estarão em destaque no espaço da BeFly estão Flytour Consolidadora, Reservia, Qualitours, Queensberry, QBY e Chanteclair, que juntas formam um portfólio diversificado de produtos e ferramentas para diferentes perfis e demandas do trade. A proposta é evidenciar o ecossistema integrado da BeFly, que vai do lazer ao corporativo, do luxo aos roteiros personalizados.

Tecnologia e autonomia no centro das atenções

Um dos principais destaques da participação da BeFly é o FlyGuru, plataforma desenvolvida para simplificar as operações diárias dos agentes. O sistema, com interface mobile-first, permite emissão e reemissão de bilhetes em segundos, visualização de classes tarifárias em tempo real, envio de cotações dinâmicas, reservas diretas e acompanhamento do acesso dos passageiros.

“Nosso objetivo é demonstrar como nossa plataforma proporciona mais autonomia e simplicidade para os agentes em suas emissões diárias”, afirma Fernando Lerni, diretor comercial da Flytour Consolidadora. Durante o evento, os visitantes poderão interagir com um totem de demonstração, testando as principais funcionalidades da ferramenta.

QBY amplia alcance e personalização

Outra marca que ganha destaque na feira é a QBY, operadora middle scale lançada recentemente pela BeFly, voltada exclusivamente para agentes de viagem. A QBY oferece produtos nacionais e internacionais, com experiências diferenciadas e flexibilidade para personalizar roteiros, atendendo tanto o mercado de lazer quanto o corporativo.

“A QBY atende um mercado mais amplo, oferecendo uma plataforma que combina exclusividade, flexibilidade e autonomia total para o agente de viagens”, explica Veronica Prado, gerente executiva da QBY.

Fortalecimento regional e conexões globais

A presença da BeFly na BTM reforça sua estratégia de consolidação no Nordeste, região onde mantém estrutura comercial ativa e presença próxima aos parceiros. A empresa destaca sua atuação integrada, que une capacitação, tecnologia e produtos diversificados.

“A participação da BeFly na BTM é estratégica, principalmente para o mercado do Nordeste, onde mantemos presença ativa com executivos de vendas e atendimento dedicado. Apresentamos marcas complementares que entregam soluções integradas para os agentes de viagens, desde produtos e experiências até ferramentas que facilitam e agilizam o trabalho diário”, afirma Luciano Guimarães, vice-presidente de Negócios da BeFly.

Embratur leva experiências do Feel Brasil ao Adventure Travel World Summit 2025

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Embratur
O Feel Brasil reúne 101 experiências autênticas e sustentáveis de todas as regiões do país; 59% delas são lideradas por mulheres. Crédito: Divulgação/Embratur

A Embratur selecionou experiências de turismo de natureza e aventura do projeto Feel Brasil para participarem do Adventure Travel World Summit (ATWS) 2025. O evento acontece a partir desta segunda-feira (13) e vai até quinta (16), em Puerto Natales, no Chile. A participação da agência é estratégica para consolidar o Brasil como destino líder global nesse segmento, promovendo a diversidade e autenticidade da oferta turística nacional no mercado internacional.

Reconhecido internacionalmente por sua biodiversidade, diversidade cultural e compromisso com o turismo sustentável, o Brasil ocupa o 1º lugar mundial em Ecoturismo e Turismo de Aventura (Adventure Tourism Development Index 2023/2024) e o 2º lugar entre os destinos mais desejados para Natureza e Vida Selvagem.

Com 30% de seu território protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas, o país abriga 9 Sítios Naturais, 15 Culturais, 1 Misto e 6 Geoparques Mundiais reconhecidos pela Unesco, além de 7 Reservas da Biosfera — um patrimônio natural e cultural que sustenta o posicionamento do Brasil como referência global em turismo responsável, inclusivo e regenerativo.

Desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, o Feel Brasil é um portfólio internacional que reúne 101 experiências autênticas e sustentáveis de todas as regiões do país. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.

A principal ação da Embratur será representar o país no Marketplace do ATWS, participando de rodadas de negócios pré-agendadas com os principais operadores internacionais de turismo de aventura. Os encontros para promover novos negócios e criação de rede de contatos tem agendamento prévio por perfil de empresa participante, garantindo que partes com interesses complementares tenham tempo de conversa.

A participação na feira reforça, ainda, o comprometimento da Embratur com a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, explica que a ação “posiciona o Brasil como destino competitivo, atraindo turistas com maior valor agregado e fortalecendo o turismo de natureza como diferencial”.

“Nós somos um país que tem 30% de seu território protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas, abrigamos nove Sítios Naturais, 15 Sítios Culturais, um misto e seis Geoparques Mundiais reconhecidos pela Unesco, além de sete Reservas da Biosfera. Esse é um patrimônio natural e cultural que sustenta o posicionamento do país como referência global em turismo responsável, inclusivo e regenerativo”, complementa Freixo.

“Nosso objetivo é claro: atrair turistas com maior valor agregado, mostrando a força do nosso turismo de natureza e aventura, que é, ao mesmo tempo, autêntico e sustentável. Com seis biomas e dimensões continentais, o Brasil tem capacidade para liderar esse segmento no mundo. Ao darmos visibilidade a experiências que, em sua maioria, são lideradas por mulheres e têm um forte compromisso social e ambiental, reforçamos o nosso compromisso com a conservação e a inclusão, promovendo um turismo que gera riqueza e protege nossos biomas”, completa Freixo.

Evento estratégico

O ATWS 2025 é um ponto de encontro para centenas de profissionais do turismo, incluindo operadores, destinos, jornalistas, investidores e formadores de opinião. A programação inclui painéis, reuniões de negócios, experiências imersivas e encontros com a imprensa especializada. A Embratur participa do evento em parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), com a qual mantém um acordo de cooperação e que é a promotora do Summit. O Brasil marcou presença no summit em 20 das 21 edições.

A presença da Agência no ATWS está alinhada às diretrizes do Plano Brasis, o novo plano internacional de marketing turístico 2025-2027 do Brasil, que estabelece a diversificação da oferta de destinos como um dos pilares para apresentar o país no mercado global. A participação da Embratur neste encontro reforça também a importância do trabalho conjunto com parceiros do setor privado, como o Sebrae, para levar negócios para pequenos empreendedores brasileiros e promover o desenvolvimento regional.

BTM 2025 terá rodada de negócios exclusiva para agentes de viagens

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BTM negócios
Rodada de negócios da BTM 2024. Foto: divulgação

A BTM – Brazil Travel Market 2025, principal evento B2B de turismo das regiões Norte e Nordeste, promoverá uma rodada de negócios exclusiva voltada para fornecedores e agentes de viagens. A ação, organizada pela BBC Eventos, acontecerá no dia 23 de outubro, primeiro dia da feira, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).

A dinâmica seguirá o formato consagrado do BBC Connections, iniciativa da BBC Eventos que realiza encontros comerciais em diversas capitais do Nordeste. Em 2025, além da edição especial dentro do BTM e de uma etapa em Maceió, estão previstas mais duas rodadas, em Aracaju (SE) e Recife (PE).

De acordo com Claudio Junior, CEO da BBC Eventos, “a rodada de negócios é uma das ações mais aguardadas do BTM porque conecta de forma direta fornecedores e agentes de viagens em um ambiente objetivo e qualificado. Esse formato, que já faz sucesso no BBC Connections, garante dinamismo, produtividade e resultados concretos para quem participa, possibilitando um número expressivo de conexões”.

A Rodada BTM ocorrerá nas salas 4 e 5 do mezanino do Centro de Eventos do Ceará e contará com a participação de 20 fornecedores e 200 agentes de viagens. O modelo é dinâmico: cada fornecedor terá cinco minutos para apresentar seus produtos e serviços a uma mesa com dez agentes. Ao término do tempo, um cronômetro sinaliza a troca e o fornecedor segue para a mesa seguinte, garantindo agilidade e múltiplas oportunidades de contato.

Os agentes participantes serão exclusivamente aqueles que integram as caravanas organizadas para o BTM 2025, reforçando o caráter profissional e segmentado da ação.

Com expectativa de reunir mais de cinco mil profissionais do turismo, o evento contará com mais de 100 estandes de marcas nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do trade na região. As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site www.btmbrazil.com.br.

ABIH-SP e Abrasel lançam guia para orientar hotéis e restaurantes contra bebidas adulteradas

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ABIH Abrasel
Nova cartilha orienta hotéis e bares contra bebidas adulteradas. Foto: divulgação

A ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo) e a Abrasel lançaram o Guia de Orientação contra Bebidas Adulteradas, um material prático voltado a hotéis, bares e restaurantes. A publicação reúne diretrizes e procedimentos para prevenir, identificar e comunicar suspeitas de adulteração, com foco na proteção à saúde do consumidor, no fortalecimento do compliance e na segurança jurídica dos estabelecimentos.

O guia estabelece como Regra nº 1 — Onde comprar? a aquisição exclusiva de produtos junto a fornecedores homologados, com emissão de nota fiscal que comprove a origem e rastreabilidade da bebida. Também orienta desconfiar de preços muito baixos e evitar compras em canais informais, sem nota fiscal ou fora da rota de distribuição.

Entre as recomendações de checagem de embalagem, o material destaca a importância de observar o estado da tampa (fechada e sem amassos), o gargalo (sem folgas), o rótulo (com impressão nítida), o conteúdo (com cor uniforme e limpidez) e a qualidade de impressão. No caso de bebidas importadas, é essencial verificar a presença do selo IPI em papel-moeda, com relevo e holografia.

Sinais como tampa amassada, rótulo de baixa qualidade, lacre violado, líquido turvo ou informações inconsistentes de lote e validade são indícios de possível fraude. Em casos suspeitos, a orientação é clara: não comprar, não vender e denunciar. O procedimento indicado inclui isolar o lote, notificar o fornecedor e acionar as autoridades competentes — Polícia (Disque Denúncia 181) e Procon-SP.

A iniciativa, desenvolvida pela Abrasel com apoio da ABIH-SP, também incentiva que equipes de Compras, A&B, Bares, Recebimento e Almoxarifado adotem o guia como parte das rotinas operacionais. A recomendação é afixar a cartilha em áreas internas e registrar evidências das inspeções com fotos e logs.

Lagune Barra Hotel consolida protagonismo na Barra Olímpica durante a Abav

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Alexandre Rodrigues com Cassiana Siqueira- da Expedia- no coquetel da Expedia que aconteceu no Lagune Barra Hotel. Crédito: Divulgação
Alexandre Rodrigues com Cassiana Siqueira- da Expedia- no coquetel da Expedia que aconteceu no Lagune Barra Hotel. Crédito: Divulgação

Com localização privilegiada dentro do Riocentro, o Lagune Barra Hotel reafirmou sua importância como parceiro estratégico dos grandes eventos realizados na Barra Olímpica, no Rio de Janeiro, durante a Abav Expo 2025. O empreendimento, que participou novamente como expositor, aproveitou o retorno da maior feira de turismo do Brasil à cidade para fortalecer laços com o trade, gerar novos negócios e ampliar sua visibilidade junto a compradores nacionais e internacionais.

Durante os três dias de evento, realizados entre 8 e 10 de outubro, o hotel registrou quase 100% de ocupação e relatou um crescimento expressivo em atendimentos, contatos e oportunidades de parceria. A presença do Lagune na feira reforça seu posicionamento como referência em hospitalidade voltada para feiras, convenções e turismo corporativo, além de sua contribuição direta para o fortalecimento da economia local.

Abav como vitrine estratégica

Para Alexandre Rodrigues, coordenador de vendas do Lagune Barra Hotel, a participação na ABAV é mais do que institucional — é uma oportunidade concreta de negócios e relacionamento. “Participamos da Abav sempre que ela acontece no Rio, porque acreditamos muito na força desse encontro para o turismo. Em 2023, montamos nosso estande pela primeira vez e, agora, com o evento de volta à nossa casa, no Riocentro, foi uma grande oportunidade de reafirmar nosso compromisso com o trade e fortalecer parcerias”, afirmou.

Segundo o executivo, a edição de 2025 consolidou um novo patamar na parceria entre o evento e o hotel. “Nessa edição, conseguimos aproveitar muito mais as oportunidades. Tivemos mais eventos no hotel durante o período da Abav do que na edição anterior, o movimento do nosso estande foi maior e participamos de duas rodadas de negócios – com compradores internacionais e com DMCs. Todos os números cresceram: atendimentos, contatos e oportunidades”, destacou Rodrigues.

Barra Olímpica em evidência

Além do desempenho positivo na feira, o executivo ressaltou o papel do relacionamento presencial na geração de novos negócios. “Esse contato fez muita diferença. Conseguimos falar de forma mais assertiva e rápida sobre todas as possibilidades. O Lagune hoje é um destaque no mercado, tanto pelo produto quanto pelas estratégias comerciais. Na região da Barra Olímpica, já somos referência em comportamento tarifário e posicionamento, o que mostra a força da nossa marca”, completou.

Os resultados do evento refletiram também na ocupação hoteleira da cidade. Segundo dados do HotéisRIO, a taxa média de ocupação entre 8 e 10 de outubro na região Sudoeste do Rio de Janeiro — onde está localizado o Lagune — atingiu 88,22%, impulsionada pela realização da Abav Expo.