BRL - Moeda brasileira
EUR
6,20
USD
5,40
Início Site

Setur-SP lança crédito para fortalecer turismo rural e de base comunitária

0

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), participa do Summit Agenda SP + Verde, evento que acontece nos dias 4 e 5 de novembro de 2025, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP). O encontro marca o início de uma plataforma estratégica voltada ao desenvolvimento sustentável, reunindo lideranças públicas, empresariais e da sociedade civil em torno de temas como investimentos verdes, justiça climática, transição energética, resiliência urbana e economia circular.

Coorganizado pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de São Paulo e pela Universidade de São Paulo (USP), o Summit conta com apoio institucional de entidades como Fiesp, B3, SOS Mata Atlântica, CEBDS, Movimento Circular, Pacto Global da ONU e Movimento União BR, entre outros parceiros.

Durante o evento, a Setur-SP anuncia uma importante novidade no âmbito do Programa Creditur SP, que passa a oferecer, em parceria com o Banco do Brasil, linhas de crédito específicas para produtores rurais da agricultura familiar, incluindo povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais. O objetivo é fortalecer o turismo rural e de base comunitária em todas as regiões do Estado.

Com o apoio técnico do Creditur SP, os interessados poderão acessar as linhas Pronaf A e Pronaf Bioeconomia, que oferecem condições especiais de financiamento, com valores até R$ 250 mil, taxas diferenciadas e prazos estendidos de pagamento. Serão mais de R$ 20 milhões em recursos disponíveis que poderão ser utilizados em projetos de infraestrutura, modernização e ampliação de atividades agropecuárias e turísticas, como hospedagem, gastronomia, eventos, processamento e armazenamento de produtos locais.

“Sabemos que desenvolver o turismo em harmonia com a cultura, as pessoas e a natureza, tem um alto custo. Garantir o acesso democrático ao crédito é fundamental para que as comunidades possam oferecer experiências autênticas, diversas e sustentáveis, alinhadas ao que o turista busca hoje”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

Centro-Oeste registra alta de 6% no movimento de passageiros em setembro

0
O resultado foi impulsionado principalmente pelo desempenho dos terminais de Brasília e Goiânia, que responderam por cerca de 80% do fluxo total de viajantes no período, Crédito: Divulgação/Mpor

A movimentação de passageiros nos aeroportos da região Centro-Oeste cresceu 6% em setembro de 2025 em comparação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 2,08 milhões de embarques e desembarques, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O desempenho foi impulsionado principalmente pelos terminais de Brasília e Goiânia, que responderam por cerca de 80% do fluxo total de viajantes no período.

No acumulado entre janeiro e setembro, os aeroportos do Centro-Oeste movimentaram 20,7 milhões de passageiros, consolidando a região como uma das mais relevantes para a aviação brasileira. O Aeroporto Internacional de Brasília lidera o ranking, com 13,8 milhões de embarques e desembarques, seguido por Goiânia (2,86 milhões), Cuiabá (1,86 milhão) e Campo Grande (1,17 milhão).

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados refletem o fortalecimento da malha aérea nacional e o papel estratégico da aviação regional. “Estamos fortalecendo a aviação regional e garantindo mais conectividade ao país, com investimentos em infraestrutura e modernização dos aeroportos, em parceria com estados, concessionárias e a iniciativa privada”, afirmou.

O desempenho confirma o papel estratégico do Centro-Oeste na conectividade aérea. O Aeroporto de Brasília permanece como o principal hub doméstico do país e o maior aeroporto internacional fora do eixo Rio–São Paulo, com 658,8 mil passageiros internacionais até setembro – número que o coloca à frente de todos os demais terminais fora do Sudeste.

Em comparação aos grandes aeroportos da região Sudeste, Brasília movimentou cerca de 4% do total de passageiros internacionais de Guarulhos e Galeão somados, que registraram juntos quase 17 milhões de viajantes até setembro. A proporção reforça a importância do terminal brasiliense como ponto de integração entre as regiões e como alternativa competitiva na conectividade internacional.

Embratur e Netflix lançam guia de turismo inspirado em produções brasileiras

0
Embratur e Netflix lançam guia de turismo audiovisual na World Travel Market, em Londres, para promover o Brasil com séries e filmes
Embratur e Netflix lançam guia de turismo audiovisual na World Travel Market, em Londres, para promover o Brasil com séries e filmes. Crédito: Divulgação

Durante a abertura do estande brasileiro na World Travel Market (WTM), em Londres, a Embratur e a Netflix anunciaram nesta terça-feira (4) o lançamento de um guia virtual de turismo que convida viajantes do mundo todo a conhecer o Brasil por meio dos cenários de séries, filmes e reality shows da plataforma de streaming. A iniciativa busca conectar o público internacional aos destinos nacionais a partir das histórias e paisagens retratadas nas produções audiovisuais brasileiras.

A primeira edição do projeto tem como ponto de partida a Amazônia, cenário de produções como Cidade Invisível 2, Ricos de Amor 2, a segunda temporada de Casamento às Cegas Brasil e o especial Whindersson Nunes: É de Mim Mesmo. O guia permite que os viajantes explorem as múltiplas faces da região, unindo natureza, gastronomia, manifestações culturais e vida urbana em uma narrativa que reflete a diversidade e a autenticidade da floresta.

O audiovisual como vitrine do turismo brasileiro

O anúncio contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota, e de Sergio Vinay, diretor de Parcerias Estratégicas com Governos da Netflix.

“Além de muito importante para a Netflix, o Brasil é um país riquíssimo em cultura e paisagens. Com este guia, queremos que os espectadores se sintam convidados a conhecer o país de perto, vivenciando na prática as histórias que aprenderam a amar pelas telas”, afirmou Vinay.

Freixo destacou o caráter estratégico da colaboração: “A Netflix é uma grande vitrine internacional, e essa parceria reforça o potencial do audiovisual brasileiro para inspirar pessoas a conhecerem nosso país, nossa cultura e nosso povo. É um exemplo de como o audiovisual e o turismo podem ser grandes aliados na geração de oportunidades e desenvolvimento.”

Brasil no mapa do turismo audiovisual global

A parceria entre Embratur e Netflix insere o Brasil em uma estratégia internacional da plataforma que já vem sendo aplicada em destinos como Coreia do Sul, França, Espanha e Tailândia. Nesses países, o turismo audiovisual tem se mostrado um poderoso instrumento de promoção de imagem e de estímulo econômico, transformando locais de filmagem em polos de visitação.

Com o projeto, o Brasil busca posicionar-se como protagonista nesse movimento, aproveitando o alcance global da Netflix para atrair visitantes interessados em vivenciar os cenários que já conhecem das telas. O guia será atualizado em 2026, com novos capítulos dedicados ao Pantanal, à culinária brasileira e às praias do país — temas que devem reforçar a pluralidade de experiências disponíveis para o turista internacional.

Tecnologia e narrativa como ferramentas de promoção

O guia de turismo audiovisual, disponível em cometobrasilwithnetflix.com.br, é totalmente interativo e combina vídeos, imagens e descrições culturais dos destinos. A ferramenta não apenas orienta o visitante, mas também propõe uma imersão na estética e nas histórias que tornaram o Brasil reconhecido no catálogo global da plataforma.

Com o lançamento, a Embratur dá um passo além na estratégia de posicionar o país como destino de experiências culturais e sustentáveis, enquanto a Netflix consolida seu papel como parceira global na promoção de destinos por meio do poder das histórias.

Roadshow “Pernambuco Naturalmente Incrível” encerra turnê nacional com ação no Sul

0
Roadshow “Pernambuco Naturalmente Incrível” encerra circuito nacional com etapa no Sul do País
Roadshow “Pernambuco Naturalmente Incrível” encerra circuito nacional com etapa no Sul do País. Crédito: Divulgação

O Roadshow “Pernambuco Naturalmente Incrível” chega à reta final de sua jornada pelo Brasil, encerrando um ciclo de dez cidades visitadas e consolidando o destino como uma das referências em promoção turística no mercado nacional. Realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a última etapa do projeto acontece no Sul do país, com ações em Curitiba (04/11), Florianópolis (05/11) e Gramado (07/11). A iniciativa combina rodadas de negócios, capacitação profissional e experiências culturais e gastronômicas que traduzem o autêntico espírito pernambucano.

“O roadshow cumpriu um papel estratégico de levar Pernambuco aos principais polos emissores do turismo nacional. Com o apoio do Governo do Estado, encerramos essa jornada no Sul com o sentimento de missão cumprida, ampliando a divulgação do nosso destino e fortalecendo as conexões entre o trade pernambucano e os agentes de viagem de todo o país”, destacou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Negócios e cultura no mesmo palco

O formato do evento equilibra conteúdo e vivência. A programação começa com rodadas de negócios entre representantes do trade de Pernambuco — hotéis, pousadas, operadoras e receptivos — e profissionais locais. Em seguida, ocorre uma apresentação de capacitação com foco nos principais atrativos e novidades dos destinos pernambucanos, que vão do Litoral ao Sertão, passando pelo Agreste.

A programação também celebra a diversidade cultural do estado, com show da cantora Gerlane Lops, que apresenta uma fusão de frevo, maracatu e coco, acompanhada pela Cia de Frevo do Recife. O grupo leva ao público toda a energia, as cores e os movimentos do ritmo que simboliza a alma pernambucana.

Gastronomia e experiência sensorial

Um dos pontos altos do roadshow é o show cooking interativo comandado pelo chef Yuri Machado, do restaurante Cajá. No formato “mão na massa”, os convidados participam do preparo de receitas típicas, vivenciando de forma prática a cultura e os sabores de Pernambuco.

O cardápio foi elaborado para representar as três macrorregiões do estado. O tartar de peixe fresco homenageia o litoral e a tradição pesqueira; a favada do Agreste, feita com carne seca, carne de sol e manteiga de garrafa, exalta a força e os sabores do interior; e a cartola, sobremesa símbolo do estado, encerra a experiência com um toque doce e autêntico.

“Decidimos romper com o formato tradicional de roadshows, que costuma se limitar a apresentações e exposições de material promocional. Neste projeto criamos experiências. Convidamos os participantes a literalmente colocarem a mão na massa, cozinhando receitas típicas ao estilo MasterChef para assim vivenciarem a cultura pernambucana de forma sensorial e autêntica”, afirmou Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur.

Encerramento em Gramado e presença na Festuris

A etapa final do circuito ocorre em Gramado, no mesmo pavilhão que sedia a Festuris, uma das feiras de negócios turísticos mais relevantes das Américas, com mais de 36 anos de história. O evento é reconhecido por conectar marcas, destinos e profissionais do setor em um ambiente de alto potencial B2B.

Em 2024, a feira reuniu 53 destinos internacionais. Agora, em 2025, o evento celebra os 10 anos do Espaço Luxury, uma das plataformas mais prestigiadas do turismo de luxo na América Latina — cenário ideal para Pernambuco encerrar seu circuito com brilho e reforçar sua posição como um dos destinos mais vibrantes e culturalmente ricos do Brasil.

Slaviero inicia operação do Slim Hotel Neo em São Bernardo do Campo

0
Slaviero São Bernardo do Campo
Hotel oferece 110 acomodações, áreas de lazer e acesso ao L7 Life Club, com academia, restaurante e espaço de bem-estar. Crédito: Divulgação/Slaviero

A Slaviero Hospitalidade, administradora das marcas Slaviero Hotéis, Slim Hotéis e 1/4 UmQuarto, passou a operar, desde 1º de novembro, o Slim Hotel Neo São Bernardo do Campo, primeira unidade da rede no ABC Paulista.

O empreendimento Slaviero, localizado na Avenida Nações Unidas de São Bernardo do Campo, dispõe de 110 acomodações com varandas privativas nas categorias duplo e triplo. Os apartamentos contam com Smart TV, Wi-Fi, minicozinha, frigobar, ar-condicionado e secador de cabelo. O hotel também oferece serviço pet friendly, mediante contratação à parte.

A estrutura inclui piscina, espaço infantil, áreas de convivência, sala para eventos e café da manhã incluso. O hotel tem ainda acesso ao L7 Life Club, que oferece academia, restaurante, bistrô e estacionamento, além de atividades adicionais como aulas de ginástica, estúdio de pilates e quadras de beach tennis.

Segundo Diego Soares, diretor de Novos Negócios da Slaviero Hospitalidade, “a abertura no ABC Paulista reforça a expansão da marca Slim Hotéis em uma região estratégica do estado de São Paulo. A conversão reflete o modelo de crescimento ágil da rede, que busca oportunidades alinhadas à sustentabilidade e fortalece sua atuação em polos econômicos e turísticos do país”, afirma.

Ricardo Nielsen, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição do grupo, acrescenta que “o propósito da Slim Hotéis vai além da hospedagem. Buscamos criar experiências que facilitem o dia a dia do hóspede, combinando conveniência, atendimento acolhedor e soluções modernas”, declara.

Azul celebra três anos de operações no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro

0
Azul Jacarepaguá
As operações no aeroporto são feitas em aeronaves Cessna Grand Caravan. Foto: divulgação

A Azul completou três anos de operações no Aeroporto de Jacarepaguá, localizado na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. Desde o início das atividades, em outubro de 2022, a companhia já transportou mais de 72,6 mil passageiros em cerca de 12 mil voos entre chegadas e partidas, consolidando o aeródromo como um importante ponto de conexão regional.

Os voos partem de Jacarepaguá para Confins (MG) e Viracopos (SP), principais hubs da Azul, permitindo conexões com mais de 100 destinos nacionais e internacionais. A operação tem sido estratégica para atender um público diversificado, composto por empresários, artistas e viajantes que participam de eventos na Barra da Tijuca — região que abriga o Riocentro, o Parque Olímpico e sedes corporativas de grandes empresas.

Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, “o Aeroporto de Jacarepaguá é estratégico para a Azul e para a Azul Conecta porque podemos atender tanto o público corporativo quanto o público que busca viagens de lazer. Além disso, a região da Barra e Jacarepaguá tem crescido muito, seja por conta de empreendimentos imobiliários ou de sede de grandes empresas, o que torna o aeroporto cada vez mais estratégico para a operação da Azul”.

As operações no aeroporto são conduzidas pela Azul Conecta, subsidiária da companhia voltada à aviação regional e de negócios. Com uma frota composta por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove passageiros, a Azul Conecta é a maior operadora mundial do modelo em número de horas voadas.

O terminal também é um dos pontos onde clientes do programa Azul Fidelidade podem fretar aeronaves da Azul Conecta utilizando pontos, uma combinação de pontos e dinheiro, ou pontos de diferentes viajantes do mesmo voo. O serviço, ainda em fase de testes, atende destinos turísticos como Ubatuba (SP), Angra dos Reis (RJ), Portobello Mangaratiba (RJ), Búzios (RJ) e Cabo Frio (RJ), oferecendo atendimento personalizado e a flexibilidade de um voo particular.

Abav Nacional participa de quatro eventos globais de turismo em novembro

0
Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Simone Scorsato, gerente de Eventos Internacionais da Embratur; Antônio Patriota, Embaixador do Brasil no Reino Unido; e Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, na WTM. Crédito: Divulgação/Abav Nacional

Novembro será marcado por uma intensa agenda internacional para a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional). A entidade estará presente em quatro relevantes encontros do turismo mundial: a World Travel Market (WTM), em Londres; o WTAAA Summit & Board Meeting, na Espanha; o encontro da ONU Turismo, na Arábia Saudita; e a Festuris, em Gramado (RS). As participações reforçam o compromisso da entidade com o fortalecimento institucional do setor e com a promoção dos agentes de viagens brasileiros no cenário global.

“Participar desses eventos é uma oportunidade de conhecer tendências, tecnologias e boas práticas que podem ser adaptadas à realidade brasileira. Nosso objetivo é ampliar o diálogo com o mercado global e promover o trabalho dos agentes de viagens do Brasil, que têm papel essencial na qualificação da experiência turística no país”, destacou Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional.

Nesta terça-feira (4), a executiva participará da abertura da WTM London, que acontece até quinta (6), reunindo destinos, empresas e autoridades internacionais. Na chegada ao Reino Unido, a equipe da Abav Nacional foi recebida no Hyatt Place London City East com um coquetel de boas-vindas e uma apresentação sobre a rede.

Na sequência, entre quarta-feira (5) e o próximo dia 9, a Abav Nacional participará do WTAAA Summit & Board Meeting 2025, em Jaén, na Andaluzia, na Espanha. O evento é promovido pela World Travel Agents Associations Alliance (WTAAA) e reúne líderes e presidentes das principais associações de agências de viagens do mundo. O encontro tem como objetivo estimular o diálogo entre as associações membro, abordando pautas estratégicas como sustentabilidade, regulamentação, inovação, digitalização e tendências globais de turismo.

A Abav Nacional também marcará presença, nos dias 6 a 9 de novembro, na Festuris 2025, evento que ocorre na região Sul do Brasil, em Gramado (RS). A feira reúne profissionais, destinos e empresas em um ambiente voltado à inovação, geração de negócios e promoção de destinos turísticos nacionais.

De sexta-feira (7) ao dia 11, a Abav Nacional também estará representada no encontro da ONU Turismo, em Riade, na Arábia Saudita. Esta é uma das mais relevantes instâncias globais de formulação de políticas e diretrizes para o setor. O departamento de relações institucionais da entidade acompanhará discussões técnicas, debates sobre regulamentação, governança e integração de práticas internacionais, mantendo o compromisso dos agentes do turismo brasileiro com a conformidade e a modernização do ambiente de negócios do turismo brasileiro.

Com essa ampla agenda, a Abav Nacional reforça sua estratégia com foco na troca de experiências e na divulgação do Brasil no mercado global. Segundo a associação, a presença nos fóruns internacionais do turismo contribui para o desenvolvimento do setor, fortalece a competitividade do país e impulsiona o crescimento econômico e social por meio de um turismo mais inovador, sustentável e integrado.

Costa oferece até 60% de desconto em cruzeiros na América do Sul, Caribe e Mediterrâneo

0
Cruzeiros de Natal na América do Sul e roteiros no Caribe da Costa estão com até 60% off na tarifa marítima na segunda semana do Esquenta Blue Week
Cruzeiros de Natal na América do Sul e roteiros no Caribe da Costa estão com até 60% off na tarifa marítima na segunda semana do Esquenta Blue Week. Crédito: Divulgação

A Costa Cruzeiros anunciou novas oportunidades promocionais para quem deseja planejar férias em alto-mar entre dezembro de 2025 e julho de 2026. Na segunda semana do Esquenta Blue Week, a companhia oferece descontos que chegam a 60% na tarifa marítima em itinerários pela América do Sul, Caribe, Mediterrâneo e travessias transatlânticas. A campanha contempla saídas selecionadas e está disponível para reservas até 23 de novembro, ou até o limite de 50 cabines por saída — o que ocorrer primeiro.

Entre os destaques da ação está o cruzeiro de Natal a bordo do Costa Diadema, com embarques em Itajaí (20/12/2025) e Santos (21/12/2025). Em um roteiro de sete noites, os passageiros poderão celebrar a data a bordo, com programação temática e visitas a Buenos Aires e Montevidéu, navegando pela região do Rio da Prata. A mesma embarcação retorna com tarifas especiais para saídas de janeiro — com embarques em Itajaí e Santos nos dias 17 e 18 de janeiro de 2026 — reforçando a demanda por viagens familiares durante o período de férias escolares.

Caribe com pacotes completos

Quem prefere experiências fora da América do Sul pode aproveitar o desconto máximo em pacotes Air&Sea, que incluem aéreos, transfers e o cruzeiro. No Caribe, o destaque é o Costa Pacifica, com embarques em La Romana, na República Dominicana, entre dezembro de 2025 e março de 2026. Um dos roteiros promocionais — com partida em 22 de fevereiro de 2026 — pode ser adquirido a partir de 12x de R$ 576,04 por pessoa, em cabine interna dupla, com taxas incluídas.

Esse itinerário caribenho percorre destinos como Ilha Catalina (privativa da Costa), Samaná, Amber Cove, Cabo Rojo e Grand Turk, em Turks and Caicos, combinando praias paradisíacas, cultura regional e estrutura completa de bordo.

Condições e categorias contempladas

Os descontos se aplicam às tarifas marítimas dos 1º, 2º, 3º e 4º hóspedes em cabines internas, externas e com varanda na tarifa Economy, tanto para cruzeiros na América do Sul quanto internacionais. A campanha é válida exclusivamente para vendas individuais, não contemplando grupos.

Segundo Ruy Ribeiro, diretor comercial da Costa Cruzeiros no Brasil, a ação reforça o objetivo da companhia de atrair viajantes para diferentes experiências em alto-mar. “Seguimos na segunda semana do Esquenta Blue Week oferecendo condições únicas para o hóspede planejar suas férias a bordo seja na América do Sul ou em águas internacionais com preços atrativos, e com a garantia de que terá a bordo o melhor do estilo italiano em hospitalidade, serviços, gastronomia e entretenimento”, destaca.

Expectativa para a alta temporada

Com o início da temporada se aproximando, as promoções reforçam o momento estratégico para estimular reservas antecipadas, sobretudo para períodos de alta demanda, como Natal e verão. A oferta diversificada, aliada às facilidades de pagamento e aos pacotes completos, busca atender desde famílias até viajantes que desejam explorar destinos internacionais com conveniência e boa relação custo-benefício.

Com navegações temáticas, opções de cruzeiros curtos e longos e roteiros que conectam cidades sul-americanas a ilhas caribenhas e destinos europeus, a Costa aposta em mais um ciclo de forte movimentação no mercado brasileiro.

Azul amplia voos entre Curitiba e Londrina e reforça conectividade no Paraná

0
Azul ampliará para 11 frequências semanais os voos entre Curitiba e Londrina a partir de fevereiro de 2026. Crédito: Divulgação/Azul
Azul ampliará para 11 frequências semanais os voos entre Curitiba e Londrina a partir de fevereiro de 2026. Crédito: Divulgação/Azul

A Azul Linhas Aéreas ampliará a frequência de voos entre Curitiba e Londrina, conectando as duas principais cidades do Paraná com mais opções de horários e maior oferta de assentos. A partir de 24 de fevereiro de 2026, a rota passará de uma operação diária para 11 frequências semanais, com novos voos às terças, quintas, sábados e domingos.

Com o aumento, a companhia elevará a oferta mensal de assentos de 3.920 para 6.860, um crescimento de 75%, considerando partidas e chegadas. O objetivo é atender à crescente demanda de passageiros que viajam dentro do estado e fortalecer a malha aérea regional.

“A Azul tem mantido uma parceria sólida com o Governo do Paraná, o que é fundamental para a expansão e o fortalecimento da nossa malha no estado. Essa colaboração tem permitido identificar oportunidades, aprimorar a conectividade regional e impulsionar o desenvolvimento econômico paranaense”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais e Tributário da Azul.

Além da rota regional, Londrina conta com três voos diários para o Aeroporto de Viracopos (Campinas-SP), principal hub da companhia, que oferece conexões para mais de 67 destinos no Brasil e no exterior. Já Curitiba tem voos diretos para 17 destinos, incluindo Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai), além dos hubs de Viracopos e Confins (MG).

“A ampliação da oferta entre Curitiba e Londrina reforça o nosso compromisso com o Paraná, um estado estratégico para a Azul. Com mais voos, ampliamos as oportunidades de conexão e contribuímos para o desenvolvimento econômico e turístico da região”, destaca Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento e Malha da Azul.

 

Novo aeroporto de Belém reforça conectividade e deve bater recorde de passageiros

0
aeroporto belém
Com novo aeroporto, Belém espera bater recorde de visitantes com Cop30. Foto: divulgação/Govbr

O Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans), em Belém (PA), vive um momento de transformação. Com obras concluídas para receber os participantes da Cop30, o terminal se consolida como um dos principais hubs aéreos da Região Norte. Em 2024, cerca de 4 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e a expectativa é que esse número seja superado neste ano com a realização do evento, entre os dias 10 e 21 de novembro.

Durante o período da conferência, estima-se que mais de 40 mil visitantes passem pela capital paraense, colocando Belém no centro das discussões climáticas globais e em evidência no turismo internacional. Para atender ao aumento na movimentação, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a concessionária Norte da Amazônia Airports (Noa) investiram cerca de R$ 450 milhões na antecipação das obras da fase 1B de requalificação do terminal, que contemplaram melhorias no saguão, área de embarque, pista de pousos e decolagens, taxiways e pátio de aeronaves.

De acordo com Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, as entregas garantem conforto aos passageiros e segurança operacional, além de deixar um legado para o Estado. “Belém consolida-se como importante hub logístico da Região Norte, cumprindo um papel estratégico na conectividade nacional e com um aeroporto que é exemplo de integração, inovação, sustentabilidade e orgulho nacional”, destacou. As obras também geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.

Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (Noa), reforçou que a modernização do terminal eleva o padrão da infraestrutura regional. “Em um período em que o Pará ganha destaque mundial, entregamos um aeroporto mais moderno, confortável e eficiente, à altura não apenas de grandes eventos como a COP 30, mas preparado para receber mais voos com segurança e qualidade. As operações estão dentro dos mais altos padrões de segurança e transformarão a conectividade da região.”

Com localização estratégica, Belém funciona como um hub natural de redistribuição aérea, conectando cidades como Santarém (PA), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Manaus (AM) a outras metrópoles brasileiras. O aeroporto opera 24 horas e tem infraestrutura capaz de receber aeronaves de médio e longo curso, como os modelos Boeing 737-800 e Airbus A320, ampliando sua relevância como ponto de convergência logística e porta de entrada para a Amazônia.