Abav MeetingSP: união fortalecida de hotéis e agências esbarra em vendas

A pandemia da covid-19 é considerada um marco de união no setor de turismo, mas no que diz respeito a questões de comissionamento e paridade de preços entre hotéis (venda direta) e agências de viagens, os ruídos ainda persistem. Os temas foram abordados durante o Abav MeetingSP, realizado no Blue Tree Premium Paulista, em São Paulo, nesta quinta-feira (17).

O primeiro painel do Abav MeetingSP teve a participação de Carolina Gaete (Accor), Cristiane Roquetti (Atlantica), Erilton Junior (Blue Tree) e Magda Nassar (Abav Nacional) como moderadora. A Presidente da Associação trouxe à tona os temas delicados que deixaram claro a disparidade que ainda persiste entre os dois setores.

“Existem no Brasil mais de 70 mil CNPJs ativos de agências de viagens, muitos não associados à Abav, que querem entender como se aproximar das redes e vender mais, com condições de paridade de mercado”, disparou Magda.

A questão gerou um debate mais acalentado sobre distribuição (GDS) e tecnologia, onde as agências podem acessar as diárias e quartos disponíveis de maneira online, além da diferença de comissionamento para operadoras e agências e temas relacionados e incentivos para a venda por meio de agência, como a paridade de preços entre todos os canais.

Dificuldades e alternativas

Um fenômeno abordado durante o painel foi o fato de que a mensuração do share de vendas, pelo menos das redes participantes do debate, ficou difuso após a pandemia. As vendas das OTAs (Booking, Expedia, Hoteis.com e etc.), por vezes, é contabilizada junto da de agências de lazer ou corporativas, dificultando a análise de dados para ações assertivas.

“Hoje é muito difícil precificar as diárias. Antes o cliente vinha por uma agência corporativa com grandes contas, e as demais de lazer, mesmo com as OTAs. Atualmente, todo mundo compra de todo mundo”, disse Cristiane Roquetti, gerente regional de Vendas da Atlantica, reforçando que as agências devem buscar na tecnologia e nos canais de distribuição soluções com maior custo-benefício.

“Vamos adereçar quais são os principais gargalos das agências com os hotéis para que possamos tratar ao longo do tempo e incentivar as vendas por meio dos parceiros”, salientou Carolina Gaete, diretora Global de Vendas da Accor, destacando o volume de diárias emitidas por agências.

“A diária pode ser vendida pelas OTAs, mas eventos, restaurantes e outros serviços não. Cabe aos agentes trabalharem essas frentes para fomentarem as vendas de maneira qualificada e agregar valor”, disse Erilton Júnior, gerente Geral de Vendas e Marketing do Blue Tree.


Leia também: Abav MeetingSP une Fórum Executivo e Convenção Aviesp em São Paulo

Últimas notícias

Royal Air Maroc traz agentes de viagem da Europa para conhecer São Paulo

A Royal Air Maroc, em parceria com a Embratur,...

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Ministério do Turismo promove seminário sobre afroturismo e combate à discriminação racial

O Ministério do Turismo realiza, nesta sexta-feira (21), o...

Aeroporto de Aracaju inaugura primeira Sala VIP Ambaar Lounge

Ontem (18), o Aeroporto de Santa Maria, localizado em...

Riogaleão celebra conquista histórica do cinema brasileiro

Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim,...

Tópicos

Aviva aposta em inovação colaborativa e premiação para impulsionar resultados

A Aviva, plataforma de entretenimento responsável pelos destinos Costa...

Aeroporto de Aracaju inaugura primeira Sala VIP Ambaar Lounge

Ontem (18), o Aeroporto de Santa Maria, localizado em...

Riogaleão celebra conquista histórica do cinema brasileiro

Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim,...

Atlantica lança certificação ambiental para hotéis da rede

A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de...

ICCA discute no Rio o crescimento do Brasil no mercado de eventos

Pela primeira vez, a International Congress and Convention Association...

Clube Turismo reforça compromisso com clientes após caso Viagens Promo

A Clube Turismo anunciou medidas para assegurar que nenhum...
spot_img

Relacionados