BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,43

Abear reforça importí¢ncia da revisão da exigência de vistos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) voltou a defender nesta quarta-feira (26), em Audiência Pública na Câmara em Brasília (DF), a revisão da exigência de vistos para turistas australianos, canadenses, japoneses e norte-americanos, que voltará a ser obrigatória em outubro deste ano. A entidade foi representada pela diretora de Relações Institucionais, Jurema Monteiro.

A audiência, proposta pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e presidida pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo/RS), contou também com a participação de representantes dos ministérios do Turismo e Relações Exteriores e dos setores de Turismo e Comércio, além de parlamentares.

“Para nós da CREDN é de extrema importância trazermos este tema para discussão, para entendermos os diversos pontos e impactos da exigência de vistos. Dessa forma será possível iniciarmos reflexões sobre a pauta”, disse van Hattem na abertura da audiência.

Jurema reforçou que qualquer medida burocrática tende a prejudicar o setor que ainda está se recuperando dos impactos da pandemia da covid-19. “O restabelecimento da malha internacional [igual aos níveis pré-pandemia] se dará, segundo estimativa da Associação Internacional de Transporte Aéreo, somente em 2025. Então uma medida como esta trará mais perdas ao nosso setor ainda em retomada, assim como para toda a cadeia de Eventos e Turismo”, completou a executiva.

“Os indicadores mostram que em 2019, com a queda da exigência, o Brasil recebeu mais turistas desses países, cerca de 20% a mais na comparação com 2018”, disse Fábio Bentes, o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destacando que o país poderá deixar de arrecadar, com o retorno dos vistos, até 80 milhões de dólares por ano dos turistas dessas quatro nacionalidades, quase R$ 400 milhões no câmbio atual.

Os ministérios das Relações Exteriores e do Turismo foram representados, respectivamente, pelo secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos, embaixador Leonardo Luis Fernandes, e pelo chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Gustavo Torres. Participou também da agenda o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Cardoso Linhares.


Leia também: ABEAR CELEBRA A APROVAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS