BRL - Moeda brasileira
EUR
6,42
USD
5,69

Ibis Blumenau completa 20 anos de pioneirismo

Neste mês de junho, o Ibis Blumenau (SC) comemora seus 20 anos de operação. Para a Accor e a Atrio, a data não simboliza apenas o aniversário de uma unidade, mas o nascimento de uma frutífera e duradoura parceria. É um marco no desenvolvimento do modelo de negócio de franquias da rede hoteleira francesa no Brasil. Visando entender um pouco mais sobre essa história, a reportagem do Brasilturis conversou com porta-vozes de ambas as empresas.

“Consideramos essa data tão importante, pois foi o primeiro hotel franqueado da Accor no Brasil. É o primeiro empreendimento da família ibis e a primeira franquia sobre gestão da Atrio”, reforça Beto Caputo, CEO da Atrio Hotel Management. “Nesses 20 anos, a Accor saiu de uma unidade para 184 hotéis. É um feito muito relevante e nos orgulhamos muito  da Atrio, que administra 74 unidades desse total. É uma série de fatos importantes na história das companhias e da marca no Brasil”, continua.

Sendo um condo-hotel, a unidade de Blumenau foi construída e incorporada pela Atrio, que detém grande parte da propriedade e a administra desde então. “O projeto funcionou muito bem desde o início, com alta performance desde que abriu as portas”, conta Caputo. “Com exceções atípicas como o período de pandemia, foram ótimos 20 anos de operação, que fizeram do empreendimento um modelo para todos as outras unidades que vieram depois”, acrescenta

“Ele foi projetado a quatro mãos pela Accor e Atrio, seguindo todo um padrão desde a concepção”, revela Caputo. “Nessas duas décadas, o hotel foi reformado três vezes para garantir um produto atualizado e competitivo. Tudo dentro de todos os moldes da marca internacional Ibis com o toque regional da colonização alemã que simboliza a tradição e a história da cidade de Blumenau”, complementa.

Ibis Blumenau

Localizado no centro histórico da cidade catarinense, o Ibis Blumenau tem uma posição favorável para receber todos os perfis de turistas, que se dividem em 60% corporativo e 40% lazer. “Além da indústria e área de serviços, Blumenau e a região do vale europeu dispõem de alto potencial turístico de lazer. Todos conhecem o Oktoberfest, festival da cerveja que tem bastante projeção nacional e que trás bastante movimento para o hotel no mês de outubro”, conta Caputo.

Com a ágil reação da Atrio em relação à pandemia, o CEO da administradora explica que o empreendimento fechou e reabriu nos momentos certos, aproveitando a explosão na demanda de lazer durante a retomada. O pós-pandemia, entretanto, trouxe uma série de alterações no comportamento dos viajantes, tanto no equilíbrio dos segmentos, mercados emissores e duração das estadias. 

“Apesar do impacto mais intenso no corporativo, o segmento está crescendo, em especial com o retorno dos eventos”, salienta Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor. “Claro que aquele turismo de negócios bate-volta está sendo substituído pelas tecnologias, mas é compensado pelo aumento das viagens de lazer e as extensões das viagens corporativas, com o fenômeno do bleisure”, continua.

“O único segmento que não retornou completamente foi o mercado internacional, que sempre foi expressivo na região, em função das empresas europeias instaladas no polo industrial da cidade”, explica Silva. “Ainda assim o hotel atende muito bem o público regional e doméstico, especialmente de Santa Catarina e São Paulo. Em função dos preços das passagens, além do aumento do turismo rodoviário de proximidade, as pessoas tendem a procurar viagens de baixa estação, garantindo ocupação durante o ano todo”, completo.

Seguindo o sucesso da marca e do modelo de negócio, a Atrio deve abrir 11 hotéis este ano. “Estamos chegando agora nas capitais do Amazonas e de Goiás, dois estados que ainda não tínhamos presença. Buscamos aproveitar as oportunidades, tanto de novos hotéis, incluindo a estréia no município de Tubarão (SC), como de conversão de empreendimentos que fecharam durante a pandemia, que é o caso de Manaus e Goiânia”, lista Caputo. “Estamos firmes no plano de expansão e aproveitando o bom momento do turismo nacional”, finaliza.


Leia também: PESTANA HOTEL GROUP APOIA COMUNIDADE DA CIDADE DE DEUS (RJ)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS