Neste mês de junho, o Ibis Blumenau (SC) comemora seus 20 anos de operação. Para a Accor e a Atrio, a data não simboliza apenas o aniversário de uma unidade, mas o nascimento de uma frutífera e duradoura parceria. É um marco no desenvolvimento do modelo de negócio de franquias da rede hoteleira francesa no Brasil. Visando entender um pouco mais sobre essa história, a reportagem do Brasilturis conversou com porta-vozes de ambas as empresas.

“Consideramos essa data tão importante, pois foi o primeiro hotel franqueado da Accor no Brasil. É o primeiro empreendimento da família ibis e a primeira franquia sobre gestão da Atrio”, reforça Beto Caputo, CEO da Atrio Hotel Management. “Nesses 20 anos, a Accor saiu de uma unidade para 184 hotéis. É um feito muito relevante e nos orgulhamos muito  da Atrio, que administra 74 unidades desse total. É uma série de fatos importantes na história das companhias e da marca no Brasil”, continua.

Sendo um condo-hotel, a unidade de Blumenau foi construída e incorporada pela Atrio, que detém grande parte da propriedade e a administra desde então. “O projeto funcionou muito bem desde o início, com alta performance desde que abriu as portas”, conta Caputo. “Com exceções atípicas como o período de pandemia, foram ótimos 20 anos de operação, que fizeram do empreendimento um modelo para todos as outras unidades que vieram depois”, acrescenta

“Ele foi projetado a quatro mãos pela Accor e Atrio, seguindo todo um padrão desde a concepção”, revela Caputo. “Nessas duas décadas, o hotel foi reformado três vezes para garantir um produto atualizado e competitivo. Tudo dentro de todos os moldes da marca internacional Ibis com o toque regional da colonização alemã que simboliza a tradição e a história da cidade de Blumenau”, complementa.

Ibis Blumenau

Localizado no centro histórico da cidade catarinense, o Ibis Blumenau tem uma posição favorável para receber todos os perfis de turistas, que se dividem em 60% corporativo e 40% lazer. “Além da indústria e área de serviços, Blumenau e a região do vale europeu dispõem de alto potencial turístico de lazer. Todos conhecem o Oktoberfest, festival da cerveja que tem bastante projeção nacional e que trás bastante movimento para o hotel no mês de outubro”, conta Caputo.

Com a ágil reação da Atrio em relação à pandemia, o CEO da administradora explica que o empreendimento fechou e reabriu nos momentos certos, aproveitando a explosão na demanda de lazer durante a retomada. O pós-pandemia, entretanto, trouxe uma série de alterações no comportamento dos viajantes, tanto no equilíbrio dos segmentos, mercados emissores e duração das estadias. 

“Apesar do impacto mais intenso no corporativo, o segmento está crescendo, em especial com o retorno dos eventos”, salienta Romulo Silva, diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor. “Claro que aquele turismo de negócios bate-volta está sendo substituído pelas tecnologias, mas é compensado pelo aumento das viagens de lazer e as extensões das viagens corporativas, com o fenômeno do bleisure”, continua.

“O único segmento que não retornou completamente foi o mercado internacional, que sempre foi expressivo na região, em função das empresas europeias instaladas no polo industrial da cidade”, explica Silva. “Ainda assim o hotel atende muito bem o público regional e doméstico, especialmente de Santa Catarina e São Paulo. Em função dos preços das passagens, além do aumento do turismo rodoviário de proximidade, as pessoas tendem a procurar viagens de baixa estação, garantindo ocupação durante o ano todo”, completo.

Seguindo o sucesso da marca e do modelo de negócio, a Atrio deve abrir 11 hotéis este ano. “Estamos chegando agora nas capitais do Amazonas e de Goiás, dois estados que ainda não tínhamos presença. Buscamos aproveitar as oportunidades, tanto de novos hotéis, incluindo a estréia no município de Tubarão (SC), como de conversão de empreendimentos que fecharam durante a pandemia, que é o caso de Manaus e Goiânia”, lista Caputo. “Estamos firmes no plano de expansão e aproveitando o bom momento do turismo nacional”, finaliza.


Leia também: PESTANA HOTEL GROUP APOIA COMUNIDADE DA CIDADE DE DEUS (RJ)