BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Carsharing e nanolocação

O setor de locação de veículos, assim como o mercado no geral, está em constante evolução. E é um fato que a inovação é um grande diferencial competitivo, já que é através dela que a empresa aumenta a eficiência operacional, promove a melhoria da experiência do cliente e ainda conquista novos mercados. Buscando atrair cada vez mais clientes, locadoras estão apostando em tendências para ampliar o alcance de seus negócios. 

Levando em conta a flexibilidade, comodidade e a economia, quando comparado ao uso de carros de aplicativos e táxis, a locação de veículos por menos tempo vem ganhando espaço no mercado da mobilidade em 2023. É o caso da locação de automóveis por meia-diária, tendência também conhecida como nanolocação. O serviço tornou-se uma alternativa atraente e econômica para quem deseja um automóvel por um período menor que uma diária.

Ao contrário dos serviços tradicionais de aluguel de veículos, a meia-diária faz jus ao nome e disponibiliza o carro por períodos mais curtos, que variam de acordo com as empresas, mas costumam ir até 12 horas. “A meia-diária vem suprir uma necessidade real do usuário que é ter um carro disponível para um compromisso específico, como uma reunião, uma viagem curta, uma mudança, sem a complicação do modelo tradicional”, explica Thaís Augusta, gerente comercial da V1 Aluguel, que atua no estado do Espírito Santo. 

A crescente busca pela nanolocação já é uma realidade na locadora, chegando a figurar entre o faturamento da empresa. “Esse serviço já representa aproximadamente 18% do total de locações do nosso negócio. Pode parecer um percentual baixo, mas é uma modalidade muito recente e que já interessa nosso público”, comentou Thiago Pinheiro, coordenador de operações da V1.

Além da nanolocação, a locadora também aderiu ao carsharing, modelo de locação muito popular em outros países e que vem conquistando terreno no Brasil. Neste  sistema é possível alugar um automóvel de forma totalmente automatizada. Geralmente a transação é feita por um aplicativo e o cliente paga apenas pelo trajeto que irá fazer, tendo o combustível já incluso no período contratado – que pode ser a partir de fração de hora. Todo processo, desde a locação até a entrega do veículo em uma base da locadora, pode ser feito sem interação humana.

Thaís acredita que a desburocratização do processo de locação também tem chamado a atenção dos clientes. ”Ao pensar em locação, as pessoas imaginam agendamento com antecedência, filas, balcões, assinar papelada. Além da locação ser totalmente online, por um aplicativo de celular, o cliente tem a opção de locar por um período específico e ainda retirar o carro em minutos, após aprovação do cadastro”, explicou a gerente.

No Rio de Janeiro, a nanolocação ainda é um movimento sutil. Daniel Bittencourt, diretor da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) no estado, afirma que, atualmente, esse modelo é mais expressivo do que a nanolocação. “É algo mais inovador e radical que a nanolocação, apesar de estar ligada ao formato de locação por menos tempo”, pontuou o gestor. 

As locadoras tradicionais, por exemplo, estão optando pelo carsharing. A Velo-City, primeira empresa a operar o modelo no estado, é uma das locadoras que apostam no sistema de aluguel automatizado. “No Brasil temos dois modelos muito comuns no carsharing: o roadtrip, onde o cliente retira o carro em uma base da empresa e precisa devolver o veículo na mesma unidade; e o free floating, no qual o cliente pode fazer a retirada e devolução do veículo em unidades distintas da locadora. A Velo-City trabalha com o segundo formato”, explicou Bittencourt, que é cofundador da locadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hackatour Cataratas premia soluções inovadoras para...

Evento em Foz do Iguaçu reforça integração entre tecnologia e sustentabilidade, com apoio a startups e novos empreendedores

MSC encerra 5ª Convenção Internacional de...

A bordo do MSC Seashore, a MSC Cruzeiros brindou com 400 agentes o encerramento da 5ª Convenção Internacional de Vendas

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

MSC recompensa agentes com comissão extra...

A MSC Cruzeiros anunciou acréscimo de 2 pontos percentuais em comissão e pré-convite para próxima edição da convenção internacional

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS