BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,44

Aeroportos+Seguros: programa visa aumentar segurança dos passageiros e bagagens

Viajar é um sonho, mas é preciso tomar cuidado para não se tornar um pesadelo. Exemplo disso foi o caso das brasileiras que viajaram para a Alemanha, tiveram as etiquetas das bagagens trocadas e foram acusadas de terem transportado cerca de 20 quilos de cocaína para o destino, resultando na prisão delas, que durou mais de 30 dias na Europa. Após o ocorrido, o Governo Federal tem pensado em diversas ações para aumentar a segurança das bagagens e dos passageiros, já que esta é uma das principais formas para criminosos despacharem drogas.

O programa Aeroportos+Seguros foi desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação (Anac) e pela Polícia Federal, em coordenação com a Receita Federal do Brasil (RFB) e os Ministérios de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e reúne alta tecnologia para elevar a proteção de passageiros e bagagens. Serão investidos cerca de R$ 40 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Com o objetivo de aumentar o nível da segurança aeroportuária no País, o programa visa modernizar procedimentos e tecnologias na segurança contra atos de intervenção ilícita, também conhecidos como Aviation Security (AVSEC) – uma medida fundamental para evitar atentados e o transporte de arma de fogo, por exemplo. Além das ações da AVSEC (como revista aleatória de passageiros e fiscalização de bagagens), a Polícia Federal também vai contribuir para a iniciativa, com mais policiais nos terminais.

Para Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, a aviação brasileira, conhecida como uma das mais confiáveis do mundo, alcançará um patamar ainda mais elevado em segurança com o Aeroporto+Seguros. Com exclusividade ao Brasilturis, França disse: “aprimorar a segurança nos aeroportos é nosso dever. Somos co-responsáveis, junto às concessionárias e companhias aéreas, pela segurança das pessoas e dos bens que elas levam nos deslocamentos aeroportuários.”

Com o objetivo de assegurar a modernização aeroportuária, o Aeroportos+Seguros prevê também a dedução dos valores de investimentos em segurança com recursos das outorgas devidas à FNAC pelos aeroportos brasileiros. Uma vez justificada a atualização dos equipamentos no âmbito do programa, as concessionárias participantes poderão pleitear à Anac a recomposição dos desembolsos devidamente comprovados.

Entenda o programa Aeroportos+Seguros 

Inicialmente, o programa será implementado no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos). Sua escolha como primeiro terminal a receber o programa Aeroportos+Seguros levou em conta sua relevância para a aviação civil brasileira, já que ele tem a maior movimentação doméstica e internacional do Brasil. A partir dessa experiência, as medidas incrementais de segurança deverão ser implementadas em outros aeroportos do País que tenham grande volume de voos internacionais. 

Confira as três fases do programa:  

A primeira etapa reúne as ações imediatas do programa, previstas para os primeiros seis meses, que incluem: incremento de câmeras de segurança; identificação com chave de acesso individualizada ao sistema de bagagens no Terminal 3 (internacional); restrição ao acesso de celulares e tablets nas áreas restritas; acesso biométrico de funcionários e cessionários às áreas restritas e controladas no Terminal 2 (doméstico) e controle de acesso ao sistema de bagagens nos outros terminais do aeroporto.

Na segunda etapa, com prazo de até 12 meses, serão implementadas as seguintes ações: acesso biométrico de funcionários e cessionários às áreas restritas e controladas nos demais terminais do aeroporto; sistema de monitoramento das cercas operacionais e patrimoniais; e recebimento de scanners corporais, detectores de explosivos e equipamentos de raio-x via convênio com autoridades americana de segurança Transportation Security Administration (TSA), dos Estados Unidos. 

Já na terceira etapa, que tem prazo de até 18 meses, estão previstas as seguintes ações: reforço de segurança nos canais de inspeção de passageiros; incremento da vigilância nos canais de inspeção de funcionários e cessionários; e aumento da proteção e inspeção no manuseio de bagagem despachada.

As mudanças serão implementadas gradativamente nos demais aeroportos, para reforçar o turismo no país e alcançar padrões ainda mais elevados na proteção de passageiros, bagagens e funcionários em aeroportos. 

Voos internacionais

O Aeroportos+Seguros também prevê que todas as bagagens de passageiros em voos internacionais sejam fotografadas, individualmente, antes do embarque. As imagens serão enviadas individualmente via WhatsApp.

Em entrevista para o Brasilturis, Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, deu sua opinião sobre o programa: 

“Isso é o mínimo que nós podemos esperar em uma época com a tecnologia que nós temos. Então, de certa forma, os aeroportos brasileiros, a aviação brasileira de modo geral – considerada uma das mais seguras em termos operacionais – e os aeroportos, eles ainda deixam a desejar. Tivemos avanços significativos com o passar dos anos, mas ainda há várias questões para serem pensadas. Esse desvio de bagagem é uma coisa que acontece no mundo inteiro. A eficácia tecnológica é comprovada, tem um nível de precisão muito grande, o problema é quem está por trás do mecanismo. Todos os envolvidos (Polícia Federal, as concessionárias aeroportuárias, a Anac e a Infraero) precisam estar cientes do gerenciamento e a importância do ser humano que está por trás disso. Saber quem está operando, como essas pessoas serão selecionadas, como elas são gerenciadas e como serão inseridas e monitoradas. Porque tudo isso envolve pessoas.” 

Sobre a implantação começar em Guarulhos e gradativamente ir para outros aeroportos, Quintella disse: “é uma situação que já existe, além da tecnologia e tudo que pode ser feito, então querer fazer o piloto no maior aeroporto da América Latina é uma boa iniciativa, mas precisa acontecer de uma forma rápida para que outros aeroportos recebam o programa rapidamente, porque a tecnologia já é consagrada em outros setores da logística, indústria e centro de distribuição, isso já existe no mundo inteiro. Mas, o programa tem, sim, condições para dar certo.” 

O especialista finaliza dizendo: “infelizmente foi necessário acontecer algo relevante para o programa ser implementado. A pergunta é: e se não tivesse acontecido?”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS