BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,42

Cancelamentos afetam 108% mais passageiros

O número de passageiros afetados por cancelamentos de voos cresceu 108% até julho deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior, revela um levantamento da AirHelp, a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos. A análise também aponta um aumento significativo nos atrasos de voos. Os cancelamentos de voos também foram um problema durante o Dia das Mães.

Até julho, aproximadamente 1,2 milhão de passageiros foram atingidos por cancelamentos de voos nos aeroportos do País. Isso representa um em cada 37 passageiros transportados durante esse período. No ano passado, esse número era de 584 mil passageiros, equivalendo a um em cada 73 passageiros transportados nos primeiros sete meses do ano.

Em relação aos atrasos, cerca de 7,8 milhões de passageiros sofreram com essa situação até julho de 2023, em comparação com 5 milhões no mesmo período do ano anterior, um aumento de 56,1%.

Os dados também mostram que, dos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos, 1 em cada 30 passageiros é elegível para pleitear compensação financeira junto às companhias aéreas.

A AirHelp destaca que, dos 45,8 milhões de passageiros transportados pelas companhias aéreas brasileiras nos primeiros sete meses deste ano, o volume ultrapassou os 42,7 milhões registrados no mesmo período de 2022.

Atrasos superiores a duas horas afetaram 287 mil passageiros de janeiro a julho deste ano, comparado a 233 mil no mesmo período do ano anterior. Essa categoria de atraso, quando não decorre de questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas.

A pesquisa da AirHelp também aponta que os passageiros têm a possibilidade de pleitear indenização financeira caso enfrentem situações como atrasos ou cancelamentos que causem sofrimento, estresse ou lesões.

A legislação brasileira protege os passageiros em voos domésticos e internacionais que atendam a determinados critérios, como pousar ou decolar em aeroportos brasileiros, atrasos superiores a três horas e falta de atendimento adequado pela companhia aérea.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Destino Argentina reforça aposta no turismo...

Evento da Destino Argentina reúne DMCs e hotéis argentinos em São Paulo com foco na promoção de experiências exclusivas e de alto padrão

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Argentina reposiciona destinos e amplia conexão...

Com investimentos em tecnologia e tarifas aéreas promocionais, Argentina promete mais hospitalidade e preços acessíveis ao mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS