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Grupo Mabu celebra 50 anos com faturamento recorde

O Grupo Mabu, que participou da edição deste ano da Adit Invest comemora em 2023, 50 anos de história, marcando meio século de excelência na indústria hoteleira e turística do Paraná. Desde sua inauguração, em 1973, o Mabu tem desempenhado um papel fundamental no impulsionamento do turismo, com suas instalações, criação do Blue Park e como um dos pioneiros na inovadora proposta de economia compartilhada com o My Mabu.

Ao longo dos anos, o Grupo Mabu tem sido um catalisador para o crescimento econômico e turístico do Paraná. Localizado em pontos estratégicos, tanto em Curitiba como em Foz do Iguaçu, a rede atrai uma infinidade de turistas nacionais e internacionais. Sua infraestrutura de alta qualidade e serviços conquistaram, durante esses 50 anos, a confiança dos visitantes, tornando-se um destino de escolha para turistas a lazer ou negócios.

O Grupo Mabu é de formação familiar que até 2010 era gerida exclusivamente pela família. Após essa data, passou a investir na profissionalização e gestão dos negócios. “Hoje os negócios são geridos de acordo com o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, revisado anualmente e hoje encontra-se no 15º. Ciclo”, explica Wellington Estruquel, membro do Conselho de Administração do Grupo Mabu.

Estruquel que esteve presente nesse processo de sucessão desde 2011 como CEO, conta que a mudança realizada no Grupo Mabu foi muito grande em todos os sentidos, principalmente a de foco empresarial. “Até então o principal segmento da empresa em Foz do Iguaçu eram os eventos que representavam 70% do faturamento. Sendo que 90% da receita do grupo era proveniente de Foz do Iguaçu. Por um lado, era bom, mas como qualquer mudança na economia, afeta diretamente o setor de eventos, tínhamos um faturamento muito errático, com meses excelentes e outros nem tanto”, relembra.

Com a implantação da Governança Corporativa e a mudança na gestão, mudou-se também o foco de negócios. “Buscamos transitar mais no lazer, e assim, equilibrar as receitas: turismo x lazer x eventos”, conta Estruquel. Essa mudança começa a ser implantada em 2014 quando o Grupo Mabu inaugurou a primeira praia termal do Sul do Brasil no Mabu Thermas e, em 2018, o Blue Park. “Nesse momento iniciamos o processo de crescimento e diversificação de negócios do grupo. O Blue Park tem sido um dos grandes diferenciais do turismo de Foz do Iguaçu, atraindo famílias e grupos que buscam momentos de lazer e relaxamento”, enfatiza.

Em 2015, o grupo inova mais uma vez, criando o My Mabu, um sistema de férias e economia compartilhada. “De uma empresa hoteleira convencional, passamos a ser um grupo onde possuímos um ecossistema de resort, parque aquático e economia compartilhada. Onde cada negócio retroalimenta o outro, agregando valor”, explica. Ele comenta ainda que somente com a criação do Blue Park a diária do resort cresceu mais de 20%. “Passou a ser um diferencial competitivo”, comemora.

Com a implantação da Governança Corporativa o objetivo do Grupo Mabu passou a de ser profissionalização. Houve uma expressiva contratação de profissionais de mercado, criação de novas diretorias de outras áreas e segmentando a gestão por negócio. “Desde a implantação da Governança Corporativa o patrimônio do grupo cresceu 600% e o faturamento que era de aproximadamente R$78 milhões em 2011, alcançou em 2022 próximo de R$300 milhões, um crescimento expressivo”, avalia Estruquel.

Para os próximos 5 a 8 anos, a expectativa é o investimento próximo de R$600 milhões, gerando um VGV (Valor Geral de Vendas) de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Estruquel relembra que, ao final de 2022, o Grupo investiu em torno de R$ 30

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