Painel de Dados do Turismo registra mais de 4 milhíµes de turistas estrangeiros

Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal lançaram, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14), a plataforma online “Painel de Dados do Turismo”, com informações gratuitas e atualizadas sobre a entrada de turistas estrangeiros ao Brasil. São três possibilidades de pesquisa: Painel da Malha Aérea Internacional; Painel de Chegadas e Painel de Receitas, que oferecem um panorama geral sobre o turismo internacional no país por meio de dashboards, o que facilita as consultas e análises.

Segundo o Painel, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais de quatro milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%) do registrado em todo o ano de 2022. Apenas em agosto, foram 365.648 turistas. Até o final de 2023, a estimativa do painel e que o país registre 6,7 milhões de estrangeiros turistando no país, o que daria um aumento de 33% em relação ao ano passado.

Sobre as receitas geradas por esses turistas, o painel de Receita Cambial Turística aponta que, até o momento, são US$ 3,7 milhões, enquanto que em 2022 foi registrado US$ 4,9 milhões. A previsão é que o Brasil deve encerrar o ano com crescimento de 8,58% em relação ao último ano. Já, o Painel de Chegadas, por exemplo, indica que no Brasil existe uma grande rotatividade de turistas vindos de países mais próximos, em destaque para a Argentina e os Estados Unidos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o Portal também contribuirá na construção de políticas públicas para o setor. “Este portal e seus dados servem para nortear as políticas públicas do Turismo. Agradeço ao Freixo e à Embratur por estar liderando essa retomada da imagem internacional do Brasil, que auxiliará as entidades governamentais de cada região a construir uma imagem melhor e desenvolver políticas publicas mais eficientes”, afirmou o ministro.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância do país ter esses dados em um ambiente totalmente disponível. “Pensar e projetar o trabalho de big data, de inteligência de dados é muito importante na nossa relação com setor público e privado. E quando qualificamos os dados e a informação, auxiliamos os secretários de Turismo, de Cultura, prefeituras, governos e todo o trade do universo do Turismo. É um portal que ficará 24 horas por dia”, afirmou Freixo.


Leia também: MTUR LANÇA PAINEL DE CONSULTA NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Últimas notícias

Anauê Turismo garante atendimento a clientes afetados pela ViagensPromo

A Anauê Turismo e Eventos manterá o atendimento aos...

Tap retoma voo Lisboa-Porto Alegre e brinda com espumante gaúcho

Após uma pausa de 10 meses devido às enchentes...

Brand USA realiza Sales Mission e reforça conexões entre Brasil e EUA

A Brand USA realizou nesta quarta-feira (20) mais uma...

Caraguatatuba (SP) sediará o Abeta Summit 2025, em setembro

A cidade de Caraguatatuba (SP) foi escolhida para sediar...

New Age reforça equipe com ex-executivos da Viagens Promo

A New Age, empresa do TP Group, anunciou a...

Tópicos

Tap retoma voo Lisboa-Porto Alegre e brinda com espumante gaúcho

Após uma pausa de 10 meses devido às enchentes...

Brand USA realiza Sales Mission e reforça conexões entre Brasil e EUA

A Brand USA realizou nesta quarta-feira (20) mais uma...

Caraguatatuba (SP) sediará o Abeta Summit 2025, em setembro

A cidade de Caraguatatuba (SP) foi escolhida para sediar...

Novo visto europeu: Etias é adiado para 2027

A União Europeia anunciou mais um adiamento para a...

Azul amplia malha aérea e lança voos de Recife para Madri e Assunção

A Azul Linhas Aéreas anunciou o início da venda...
spot_img

Relacionados