BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

MTur oferece cursos para impulsionar a acessibilidade no turismo

O Ministério do Turismo está acompanhando a constante evolução do turismo e comprometido com a promoção de iniciativas que aprimorem a experiência dos viajantes. Com isso, o MTur destacou três cursos para abordar questões essenciais relacionadas à acessibilidade, inclusão e qualidade na prestação de serviços turísticos.

Conheça um pouco mais cada um deles.

Condutor de Turismo Náutico (CTN)

O curso de Condutor de Turismo Náutico é uma iniciativa destinada a profissionais de turismo náutico devidamente registrados que realizam atividades em ambientes aquáticos. Com um enfoque especial nas normas de segurança, ecoturismo responsável e técnicas de comunicação específicas para esse ambiente, o curso visa garantir que os condutores ofereçam uma experiência única e segura aos turistas que buscam explorar destinos costeiros e marítimos.

Este curso não apenas promove a segurança durante as atividades turísticas náuticas, mas também destaca a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, promovendo um turismo sustentável e consciente. Mas atenção, o curso é exclusivo para aqueles que detêm a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e que possuem a formação no curso Especial de Segurança de Embarcações e Passageiros (Esep).

Audiodescrição e Turismo Acessível

Em um esforço contínuo para tornar o turismo acessível a todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas, o Ministério do Turismo oferece o curso de Audiodescrição e Turismo Acessível. Esse curso destaca a importância da inclusão e acessibilidade na indústria do turismo, capacitando profissionais a tornar seus serviços mais acessíveis a turistas com deficiência visual ou auditiva.

Os participantes aprendem técnicas de audiodescrição, estratégias para a criação de ambientes acessíveis e práticas inclusivas que contribuem para a construção de destinos turísticos verdadeiramente acolhedores. Esse curso não apenas cumpre as diretrizes de acessibilidade, mas também promove a conscientização sobre a importância de tornar o turismo uma experiência inclusiva para todos.

Orientação e Mobilidade de Pessoas Cegas em Ambientes Urbanos

Reconhecendo a importância da autonomia para as pessoas cegas ou com baixa visão, o Ministério do Turismo oferece o curso de Orientação e Mobilidade de Pessoas Cegas em Ambientes Urbanos. Esse curso visa capacitar profissionais do turismo a fornecer suporte adequado e a criar ambientes urbanos acessíveis para turistas cegos.

Ao compreender as necessidades específicas desses turistas, os participantes aprendem estratégias de orientação, mobilidade e comunicação que permitem a criação de itinerários acessíveis e seguros em ambientes urbanos. Além disso, o curso aborda a importância da sensibilização para promover uma cultura turística mais inclusiva e acolhedora.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol celebra São João com voo...

Ação da Gol incluiu serviço de bordo especial, brindes e presença dos personagens Chico Bento e Rosinha desde o lounge até o desembarque

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Arraiá nos Trilhos leva festa julina...

Programação gratuita do Arraiá nos Trilhos inclui atrações para todas as idades e acesso aos vagões e locomotivas históricas da ferrovia

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS