BRL - Moeda brasileira
EUR
6,43
USD
5,46

IA generativa entre as megatendências do transporte aéreo

Com a chegada da inteligência artificial (IA) generativa em 2023, a tecnologia chegou ao topo das agendas de aeroportos e companhias aéreas – e 97% delas planejam desenvolver a tecnologia, o que desviou totalmente os holofotes do Metaverso, que era o foco para 2022.

Da mesma forma, a Mobilidade Aérea Urbana (Urban Air Mobility, UAM, em inglês) tem recebido um interesse crescente do setor aéreo, com os primeiros voos previstos para decolar em 2024. Como resultado, o investimento no espaço de todas as partes interessadas – incluindo infraestrutura e sistemas – deverá acelerar de US$ 5 bilhões em 2022 para US$ 28 bilhões em 2030.

Essas foram algumas das principais conclusões do relatório atualizado “Meet the Megatrends” da Sita, que destaca o cenário de inovação em rápida mudança do setor. O relatório examina 12 tendências tecnológicas, sociais, turísticas e econômicas emergentes que transformarão significativamente o cenário de viagens até 2033.

Embora algumas megatendências identificadas em 2022 tenham testemunhado um rápido crescimento nos últimos 12 meses, outras também continuaram a se desenvolver, como as viagens digitais, com o surgimento de identidades digitais.

De acordo com o relatório Air Transport IT Insights da SITA de 2023, 82% das companhias aéreas usarão tecnologias de identidade digital habilitadas para biometria para embarque em aeronaves até o final de 2026, enquanto outras 67% confirmaram o uso de token único e 50% de token sem toque.

A ascensão meteórica da IA generativa em 2023

Novos dados do relatório IT Insights da SITA de 2023 mostram que 86% das companhias aéreas estão colaborando com parceiros de inovação para fazer avanços em IA, machine learning (ML) e visão computacional, sendo que 39% delas já implementaram projetos, enquanto outras 47% confirmaram planos até o final de 2026.

Apenas 3% das companhias aéreas declararam não ter planos de investir em tecnologias de IA. Em comparação, 97% confirmaram grandes programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Analisando os aeroportos, 16% deles já usam IA e ML para melhorar a tomada de decisões e outros 51% confirmaram planos de implementar essas soluções até o final de 2026.

A rápida evolução da Mobilidade Urbana Aérea (UAM)

O aumento da demanda por rotas de curto alcance, os avanços em baterias e sistemas de propulsão elétrica e os esforços crescentes para reduzir a pegada de carbono e os custos operacionais da aviação contribuíram para o crescimento do setor de transporte UAM em 2023.

Em breve, será possível usar o ar em vez da estrada em Paris: um serviço de táxi aéreo elétrico está sendo planejado e poderá ser lançado durante os Jogos Olímpicos de 2024.

As companhias aéreas demonstram maior interesse em UAM, com 32% confirmando programas importantes e P&D em serviços e implantação de infraestrutura, ao passo que 33% delas investem em tecnologias de integração VTOL (Vertical Take-Off and Landing – Decolagem e Pouso Vertical, em tradução livre)  para operações aéreas.

Os serviços e a infraestrutura de UAM estão decolando para os aeroportos, com 32% confirmando os principais programas e P&D nessa frente. Além disso, 57% dos aeroportos confirmaram programas importantes e planos de P&D para integrar sistemas de transporte intermodal para compartilhamento de dados, sendo que 26% investiram em tecnologias para integração de VTOL.

“Este é um momento empolgante para as viagens, com novas tecnologias transformando nosso setor a níveis nunca antes vistos. Embora a IA seja um exemplo importante disso, é encorajador ver outras inovações, como UAM, viagens digitais e viagens intermodais, também ganhando ritmo. Na SIta, cultivamos uma abordagem mais aberta à inovação, em conjunto com nossos clientes e grupos do setor, para tentar soluções para aliviar problemas difíceis de maneiras ágeis. O foco da nossa empresa tem sido a parceria com especialistas, na qual vemos uma grande oportunidade, a exploração da imaginação e do talento de nossos funcionários em toda a organização e a busca de modelos hiper eficientes para validar ideias e estimulá-las durante o ciclo de desenvolvimento”, afirmou Patrik Svensson Gillstedt, vice-presidente sênior de Estratégia e Capacitação para o Crescimento da Sita.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS