BRL - Moeda brasileira
EUR
6,50
USD
5,73

Febtur Nacional endossa manifesto setorial a favor do diálogo franco com o poder público

As medidas compensatórias anunciadas pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), lei de 2021 vetada e novamente tramitada e aprovada no ano passado (2022), foram totalmente invalidadas pela Medida Provisória 1202 (2023), conforme proposta pelo Ministério da Fazenda e que foi sancionada pela Presidência da República às vésperas da virada do ano. Diversas entidades, incluindo a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur Nacional), se manifestaram sobre o tema.

“É preciso colocar a casa em ordem”, argumenta Fernando Haddad, titular da pasta, que busca a reposição das perdas do erário, decorrentes de benefícios tributários até então garantidos pelo Congresso Nacional para 17 setores. Entre eles, Classificação Nacional de Atividade Econômica (Cnaes) correspondentes aos principais elos da cadeia produtiva do setor de viagens, turismo e eventos – comprovadamente prejudicado com a Pandemia C-19, mas ignorado pela MP.

Além de ignorar os R$ 513 bilhões de perdas setoriais acumuladas, a MP trata de direcionar desoneração progressiva da folha de pessoal para outros Cnaes. Estes concentram apenas poucas empresas devedoras de tributos com valores iguais ou superiores a R$ 10 milhões cada. O elitismo pragmático induz à miopia, segundo as entidades manifestantes. O ideal é incentivar a maioria (médias e pequenas empresas) a investir cada vez mais na formalização das relações de trabalho e, consequentemente, proporcionar melhor qualidade de vida a milhões de trabalhadores informais.

Em justa manifestação, representando milhares de pequenas e médias empresas, a totalidade das entidades empresariais e sindicas representativas da sociedade civil organizada, unida, requer a abertura de diálogo franco e fundamentado no potencial do setor de turismo, viagens e eventos para atuar como efetivo vetor estratégico do desenvolvimento sustentável brasileiro. Entre elas, a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur Nacional).

Para conferir o manifesto completo, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Sítio do Picapau Amarelo abre 55...

Operado pelo Grupo Forma, Sítio do Picapau Amarelo é o único oficial e licenciado pelas Organizações Globo e família Monteiro Lobato

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Abav Nacional contesta alerta dos EUA...

Abav Nacional rebate comunicado do governo norte-americano que classifica áreas do Brasil como perigosas para turistas

Coletiva de imprensa destaca força e...

Representantes da organização, do Sebrae e autoridades locais exaltam a importância do evento para valorização das indicações geográficas e fortalecimento do turismo de experiência no Brasil

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS