Novotel Itu é o 1º resort brasileiro a receber certificação Green Key

Itu (SP) – Na manhã desta sexta-feira (5), o Novotel Itu Golf & Resort convidou investidores, parceiros, jornalistas e autoridades para comemorar sua mais nova conquista, o selo Green Key. Parte do portfólio da rede Accor, o empreendimento é o primeiro resort do Brasil a receber a certificação socioambiental, refletindo o contínuo esforço da gestão frente a medidas e iniciativas sustentáveis desde a concepção do empreendimento. Anfitrião da celebração, Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu, revelou alguns dos números que contribuíram para o reconhecimento. 

“Por meio de diversas medidas, reduzimos em 54% o desperdício de alimentos, que se traduz numa economia de seis toneladas. Dessas, 3,5 toneladas foram transformadas em composto para o jardim. Com a política plastic-free, eliminamos mais de um milhão de itens descartáveis e reciclamos cerca de 46 toneladas de produtos recicláveis”, conta Jacobina. “Com nosso sistema de biomassa, economizamos mais de 66 toneladas de GLP, que se traduz em 190 toneladas de CO², que equivale a 1,3 mil árvores. Tudo isso em apenas um ano”, reitera o gerente do hotel que recebeu mais de 100 mil turistas em eventos.

O Novotel Itu ainda reduziu em 50% o seu consumo de água, reutilizando mais de 4 milhões de litros para uso em descargas sanitárias e irrigação de jardim. Além disso, o empreendimento opera com 100% de energia de fontes renováveis proveniente do Mercado Livre de Energia e utiliza cerca de 200 placas solares para aquecimento de água. O resort também realiza iniciativas sociais em parceria com instituições sem fins lucrativos, como arrecadação para a ONG Realidades, que apoia famílias em situação de vulnerabilidade, e a ONG Aspa, que acolhe cães e outros animais abandonados.

Presente no evento, Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas, na divisão Premium, Midscale & Economy, destacou as metas sustentáveis da rede hoteleira. “Ao mesmo tempo que o Novotel Itu trabalhava para conquistar o selo, a Accor renovou sua visão de crescimento sustentável, traçando o objetivo de zerar as emissões de carbono globalmente até 2025.

Segundo ela, as exigências do certificado são bastante altas, mas não foi um desafio tão grande já que o hotel sempre esteve operando com uma régua de sustentabilidade bem mais alta em relação ao restante do setor. “O reconhecimento da Green Key é uma clara demonstração do compromisso do Novotel Itu com a sustentabilidade, que é um dos principais pilares da Accor. A presença das autoridades também reflete a importância da parceria entre setor público e privado. Afinal, não é se isolando que se desenvolve uma economia sustentável, mas trabalhando em conjunto”.

Guilherme dos Reis Gazzola, prefeito do município de Itu (SP), ressaltou a importância dessas iniciativas. “Vindo para cá, li uma notícia dizendo que o mês de abril atingirá 5ºC acima da média histórica. Não é mais uma questão de como vamos impedir uma crise climática, mas como vamos combater uma crise já instaurada. E é nesse esforço que o Novotel e a Accor se destacam de forma significativa, inclusive inspirando medidas e iniciativas da prefeitura”.

Leana Bernardi, coordenadora nacional do Green Key, foi responsável pela entrega do certificado. “O programa nasceu de uma associação hoteleira, então foi desenvolvida por quem entende do assunto. O projeto está presente em mais de 60 países das mais variadas regiões e culturas, com critérios globais. Então, o que estamos fazendo aqui hoje é um destaque global deste empreendimento, provando que o crescimento sustentável é possível em qualquer país do mundo. Quero parabenizar a toda a equipe, o poder público, a rede e todos que tiveram papel nesse processo”, finaliza.

Últimas notícias

Costa celebra 77 anos com 50% off em cruzeiros na América do Sul

Em comemoração ao mês do seu aniversário de 77...

Costao do Santinho lança programação especial na Argentina

O Costao do Santinho Resort, de Florianópolis, reuniu operadores...

Oceania Cruises lança cruzeiro de volta ao mundo em 2027

A Oceania Cruises revelou os detalhes do seu cruzeiro...

Antonietta Varlese receberá Troféu Cores do Turismo no Festuris

Antonietta Varlese, vice-presidente sênior Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais...

Procon interdita acesso ao Cristo Redentor após morte de turista

O Procon-RJ interditou, na manhã desta segunda-feira (17), a...

Tópicos

Costa celebra 77 anos com 50% off em cruzeiros na América do Sul

Em comemoração ao mês do seu aniversário de 77...

Costao do Santinho lança programação especial na Argentina

O Costao do Santinho Resort, de Florianópolis, reuniu operadores...

Oceania Cruises lança cruzeiro de volta ao mundo em 2027

A Oceania Cruises revelou os detalhes do seu cruzeiro...

Antonietta Varlese receberá Troféu Cores do Turismo no Festuris

Antonietta Varlese, vice-presidente sênior Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais...

Procon interdita acesso ao Cristo Redentor após morte de turista

O Procon-RJ interditou, na manhã desta segunda-feira (17), a...

Trend e Movida eliminam taxa de devolução de veículos para locações

A partir deste mês, os clientes que alugarem veículos...

Ryanair implementa taxa de £100 para passageiros atrasados no check-in

A Ryanair, conhecida por sua política de tarifas reduzidas...

Costa oferece cruzeiros pelo Mediterrâneo com 50% off e parcelamento em 12x

A Costa Cruzeiros anunciou uma oportunidade para os brasileiros...
spot_img

Relacionados