Submerso desde a última sexta-feira (3), o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, está inoperante e vai permanecer fechado por tempo indeterminado devido aos temporais que atingem a capital gaúcha. A previsão inicial era de que as operações seriam retomadas nesta sexta-feira (10). Porém, a Fraport Brasil, concessionária do terminal, confirmou a ampliação deste prazo. No local permanecem apenas equipes de segurança e gestão do equipamento.

Em nota, a concessionária explicou a situação. “A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Seguimos em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhamento e avaliação da situação. Não há previsão de retomada”, diz o comunicado da empresa, que também pede para que passageiros com voos reservados para o aeroporto procurem a companhia aérea contratada.

Em comunicado, também publicado nesta segunda-feira (6), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que suas associadas “cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso”. A orientação é que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a Porto Alegre.

De acordo com a associação, os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo seguem em operação, mas dependem de boas condições meteorológicas para manter-se ativas.

Confira abaixo o comunicado da Abear na íntegra:

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informa que o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, de acordo com a concessionária Fraport. Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado.

As associadas Abear cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.

Os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado.

Doações

Neste domingo (5), a CCR Aeroportos passou a receber alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão doados às pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Confira aqui os pontos de coleta.