BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Turismo de experiência é principal motivo para quase 90% dos viajantes brasileiros

As experiências vivenciadas em uma viagem são a principal motivação para praticamente 9 em cada 10 turistas brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o TRVL LAB, um laboratório de inteligência de mercado em viagens. Este levantamento indica que os viajantes buscam, cada vez mais, vivenciar experiências únicas, com uma preferência por passeios a pé (63%), contato com a natureza e ecoturismo (57%), além de momentos de relaxamento (70%).

Os resultados mostram que 26% dos turistas preferem viajar sozinhos, enquanto 40% optam por estar acompanhados de companheiros e filhos. O turismo de experiência tem se tornado um fator determinante na escolha dos destinos, refletindo uma tendência global impulsionada pela pandemia, que reforçou a busca por atividades exploratórias e imersivas.

Para Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae, o Brasil está bem posicionado para aproveitar essa tendência devido à sua diversidade natural e cultural. “Temos um país rico em atrativos que vão desde a floresta Amazônica até as praias, do Pantanal às serras gaúchas, além de uma cultura única,” comenta Germana.

O turismo de experiência já é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor. Estudos do Sebrae mostram que o ecoturismo é oferecido por 66% das empresas da indústria, um segmento que cresce cerca de 30% ao ano e atualmente responde por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

A pesquisa revelou também que 32% dos entrevistados gastaram acima de R$ 5 mil em sua última viagem, com a maioria (70%) utilizando cartão de crédito ou débito. Quase 30% planejaram suas viagens com um mês ou mais de antecedência, e 77% usaram o Instagram para descobrir atrações turísticas. Além disso, 56% utilizaram plataformas digitais para a compra ou reserva de experiências.

Confira abaixo alguns dados adicionais da pesquisa realizada pelo Sebrae:

42% viajam com companheiros e filhos;
86% consideram as experiências o aspecto mais importante da viagem;
63% realizam passeios a pé durante suas viagens;
57% estão interessados em passeios na natureza ou ecoturismo;
67% buscam momentos de relaxamento;
77% utilizam o Instagram para descobrir experiências;
52% pesquisam por experiências ao mesmo tempo em que pesquisam por voos e hospedagem;
46% reservam experiências ao mesmo tempo em que pesquisam voos e hospedagem;
56% utilizam sites e aplicativos de agências de viagens online para comprar ou reservar experiências;
35% gastam em média R$ 5 mil em experiências;
70% utilizam cartão de crédito ou débito como principal forma de pagamento.
Com esses dados, o Sebrae demonstra que o turismo de experiência é uma oportunidade de ouro para pequenos negócios, que podem capitalizar sobre a crescente demanda por vivências únicas e autênticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Funcionários denunciam esvaziamento de hangar da...

Aérea responde que operação visa apenas limpeza e organização; dívida declarada passa de R$ 400 milhões

Serra Gaúcha se prepara para o...

A chegada de uma intensa massa de ar polar...

Connection Terroirs começa em Gramado apresentando...

Evento reúne produtores, autoridades e especialistas para valorizar itens com selo de origem e promover experiências sensoriais, debates e gastronomia até sábado (31)

Aumento do IOF é arrecadatório e...

FecomercioSP critica alta do IOF sobre câmbio em espécie e afirma que medida penaliza o consumidor e pode estimular informalidade

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS