BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

“Operadoras são parceiras estratégicas dos destinos”, afirma Marina Figueiredo

Após o painel das operadoras, o Workshop ValorizaSP também contou com uma palestra de Marina Figueiredo, presidente executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Com o tema “Incentivo a Comercialização”, a líder da entidade apresentou a atuação da associação, destacou os principais resultados do Anuário Braztoa 2023 e discorreu sobre o papel das operadoras no desenvolvimento dos destinos turísticos paulistas.

Conforme divulgado anteriormente, o faturamento total das operadoras associadas à Braztoa foi de R$ 19,24 bilhões em 2023, sendo o mercado nacional foi responsável por 60% desse valor. “Esse número deixa claro que o Brasil segue sendo destaque dos turistas mesmo com as fronteiras abertas, registrando os maiores resultados da história da associação desde 2010. No ano passado, contamos com um crescimento de 122% no segmento nacional, que é um dado bastante expressivo e estamos buscando entender isso um pouco melhor. Em nossa avaliação, é evidente que o turista está ficando ficando cada vez mais no Brasil e realizando viagens cada vez mais longas”, analisa Marina.

Entre outros dados já revelados, como os 11,8 milhões de embarques registrados em 2023 – crescimento de 40,5% e 74% para destinos nacionais – Marina destaca que é a primeira vez que São Paulo capital ficou em primeiro lugar entre os destinos mais vendidos pelas operadoras associadas. Além de denotar o sucesso das ações propostas pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP), assim como a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP | Aviesp) e a São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), a presidente da Braztoa destaca que o resultado demonstra o potencial do estado de São Paulo para além do corporativo.

Marina destaca também que o viajante brasileiro têm utilizado diversos canais para reservar suas viagens de lazer nacionais, especialmente agências de viagens, com embasamento em um levantamento da TRVL Lav de 2022. 60,87% dos viajantes destacam que pretendem buscar por reservas por meio de agências de viagem online (OTAs), e/ou buscadores, 55,07% por agências de viagens, 18,81% em lojas físicas, 44,44% diretamente com fornecedores, e 11,59% solicitar para assistente/secretário(a).

“Investir em um canal não te faz perder clientes do outro”, pontua Marina. “Portanto, quando falamos de investir em agências e operadoras, estamos salientando que ao focar apenas no canal direto, você perde uma grande parcela do público. Afinal, os agentes e operadores são vistos como facilitadores de viagens e seu papel está diretamente ligado com a distribuição dos destinos. Eles acessam novos mercados, ampliam a capilaridade e a escalabilidade de forma diversificada, entendem os nichos de cada segmento e servem como vitrine para os destinos”, continua a presidente.

Com isso, Marina questiona a relação de custo-benefício de deixar de contar com o apoio dos agentes e operadores, afinal “Quanto tempo e trabalho seria necessário para fazer tudo isso sozinho?”, questiona a executiva. “Muito além dos números e da distribuição, os operadoras também são grandes parcerias estratégicos que agregam valor aos produtos. Eles ajudam no desenvolvimento de novos destinos, abrem novos mercados, geram demandas, mitigam a sazonalidade, compartilham conhecimento, capacitam agentes e fornecedem feedbacks de seus clientes”, finaliza.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

BLTA apresenta Anuário e destaca crescimento...

Anuário 2024 da BLTA mostra avanço do turismo de luxo no Brasil, com crescimento de receita, alta da diária média e maior engajamento em sustentabilidade

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

GBTA Insights: IA otimiza, mas papel...

Evento GBTA Insights da Kontik destacou que IA agiliza processos, mas curadoria e interação humana segue essencial

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS