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Operadoras debatem estratégias para destinos no Workshop ValorizaSP

Após a introdução dos porta-vozes das principais entidades turístiscas, o Workshop ValorizaSP realizado nesta quinta-feira (11) teve início com o Painel das Operadoras, abordando a comercialização de destinos. Com a mediação de Juliana Assumpção, diretora de Promoção da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP | Aviesp), a programação contou com a participação de Bruna Castro, gerente executiva de Produtos da BeFly, Tathiana Pasciani, gerente de Produtos para a região Sudeste da CVC, Luiz Fernando Vieira, diretor da Viajar Barato.

A partir da apresentação de cada um dos painelistas e suas respectivas operadoras, Vieira começou reforçando a importância de contar com um omnichannel e uma boa precificação, entre outras estratégias. “Somos uma empresa 100% online, ainda que tenhamos um atendimento humanizado. Por conta disso, sabemos a importância que é trabalhar em todos os canais de distribuição possíveis. Além disso, meu objetivo não é vender diárias de hotel, mas vender experiências e, para isso, é necessário estratégia. Entre os principais segredos da Viajar Barato é misturar terrestre com outras atividades, trabalhar com a antecedência e garantir uma base de ocupação e só então ir aumentando o ticket médio. Afinal, se está vendendo fácil, é porque está barato”, começa o diretor.

Tathiana, por sua vez, destaca que a CVC sempre trabalhou São Paulo como polo emissor para o País e o mundo, mas que atualmente o desafio da companhia é abrir lojas no Brasil a fora. “Agora temos o objetivo de vender o estado de São Paulo como destino turístico, fazendo o caminho inverso. Para isso, estamos trabalhando junto com as lojas para traçar a melhor maneira de promover os destinos. Antes de tudo, precisamos garantir que o destino esteja preparado para receber turistas, com hotelaria forte, diversidade de atrativos turísticos, infraestrutura e segurança para os viajantes, e só então partir para a comunicação. Afinal, não temos produtos, mas pessoas que conhecem e unificam bons produtos para os clientes”, reitera a executiva.

Quanto à contribuição dos órgãos públicos neste objetivo de fomentar a comercialização dos destinos paulistas, Tathiana destaca a importância de estar presente em eventos do trade e da mídia, em aliança com os destinos. “O evento de hoje é um bom exemplo disso. É fundamental uma maior integração das operadoras com os destinos, estar presente nos eventos do trade, apresentar os destinos, treinar agentes, realizar famtours, entre outras ações que promovam o relacionamento do setor”, complementa a gerente de Produtos da CVC.

Bruna corrobora com a fala de Tathiana e salienta a importância de participar das rodadas de negócios e grandes feiras de Turismo, além de diversificar os produtos. “Somos grandes no turismo corporativo, mas estamos tentando unificar cada vez mais este segmento com outras opções, aproveitando o fenômeno do bleisure e oferecendo mais opções dentro dos hotéis, atrativos e receptivos. O objetivo é garantir que o viajante sempre tenha a possibilidade de conhecer algo novo, que desperte interesse. Para isso, viemos nos adequando e investindo em tecnologias para acompanhar essa jornada de compra e ampliar a comunicação, que é ponto-chave para o setor”, afirma a gerente da BeFly.

Vieira complementa essa questão reforçando que os órgãos também deveriam dividir a verma de Marketing entre todos os canais. “Canal de internet hoje é pouco utilizado pelos destinos. Todos que trabalharam conosco e apostaram na promoção multiplataforma tiveram grandes resultados, ainda que não seja uma trabalho fácil. É imprescindível apostar em mais conteúdo disponível online, trabalhar com antescedência, venda assistida e intermediada. Tudo isso aumenta o potencial do destino e eleva seu ticket médio”, reforça o diretor da Viajar Barato.

Em relação aos receptivos e prestadores de serviços locais, Bruna destaca que são agentes primordiais para o funcionamento da cadeia do Turismo. “É fundamental ter essa aproximação no dia a dia. O The Town, por exemplo, foi uma primeira edição histórica e um case muito interessante sobre como conseguimos trabalhar em conjunto com todas as entidades e empresas, avançado no segmento de entretenimento e apoiando eventos culturais na cidade”, destaca.

Nesse quesito, Vieira salienta que os receptivos e prestadores de serviço são essenciais para o Marketing boca a boca, que é ampliado pela qualidade da experiência dos receptivos. “Conseguimos perceber isso facilmente quando familiares, colegas e amigos dos viajantes decidem viajar para o mesmo destino, traçando o mesmo roteiro”, argumenta o diretor.

Tathiana conta ainda que é comum os turistas não saberem que o motorista que os transporta é de um receptivo local e acabam chamando de motorista da CVC. “Isso evidencia a necessidade de uma sinergia intensa com as operadoras, uma relação de confiança total e responsabilidade com a entrega final. Fora isso, eles também tem capacidade para recomendar e oferecer outros produtos localmente, diversificando e ampliando a experiência dos viajantes”, finaliza.

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