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Baixa temperatura e alto investimento

Em Santa Catarina, o início do inverno sinaliza o começo de uma temporada turística que atrai visitantes em busca de baixas temperaturas, paisagens deslumbrantes e excelente gastronomia regional. Reconhecendo o grande potencial turístico da estação, o Governo de Santa Catarina lançou a 2ª edição do Estação Inverno. O estado promove eventos na Serra Catarinense, destacando o potencial turístico e cultural da região, além de investir em infraestrutura e segurança para aprimorar o Turismo e trazer benefícios tanto para moradores quanto para visitantes.

A abertura da 2ª Estação Inverno ocorreu um dia após o início do inverno no País. O evento foi realizado na vinícola Villa Francioni, localizada na cidade de São Joaquim, popularmente conhecida como a cidade mais fria do Brasil, e contou com a participação de empresários, dirigentes de entidades ligadas ao setor, políticos e donos de vinícolas.

Para receber bem o turista, as ações do governo incluem entregas de obras e uma série de eventos na Serra catarinense que vão impactar na vida dos moradores e visitantes. A região vai receber reforço na segurança pública, saneamento básico, melhorias nas vias de acesso à região da Serra e na rede de energia elétrica.

Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, agradeceu aos presentes e falou sobre a fase em que o estado se encontra. “Quero agradecer a confiança na Serra e no governo de Santa Catarina, que está fazendo o melhor para tornar este estado mais vibrante. A gente vive um grande momento. Deixamos de promover temporadas para viver todas as estações”, explicou.

“A estação de verão foi um sucesso, com mais de 1 milhão de visitantes em Balneário Camboriú. Todos os investimentos que estão sendo feitos é para melhorar a qualidade e o conforto de quem vem para cá”, afirmou o governador, destacando ainda a criação de rotas aéreas diretas para Portugal e Panamá como incentivo para a chegada de visitantes internacionais. “A gente fez um bom trabalho no fomento da ligação dos voos regionais, reduzindo o ICMS de 17% para 1,5%. Ligamos Santa Catarina ao mundo através da Europa, Estados Unidos e Panamá.”

Serão investidos R$ 60 milhões na Serra Corvo Branco; R$ 45 milhões no Bentinho; R$ 35 milhões em Pericó; e R$ 116 milhões em Urubici, que inclui a inauguração do maior centro de convenções da região – com capacidade para até 4 mil pessoas, além de investimentos em  hotelaria, restaurantes, escolas, praças, rua coberta e equipamentos para cursos profissionais. A cidade de São Joaquim vai receber R$120 milhões em obras . “Acreditem na Serra”, ressalta Mello.

Evandro Neiva, secretário de Turismo de Santa Catarina, destaca que a parceria público-privada é o motor de todos os avanços realizados no segmento turístico. “Tem que sair da zona de conforto e trabalhar. Todo mundo vai ganhar com isso e teremos o Turismo crescendo o ano inteiro”, pontuou. 

Vale destacar que a oferta turística em Santa Catarina é diversa e engloba segmentos como enoturismo, ciclismo, turismo rural e de aventura, cruzeiros, sol e mar, gastronomia, dentre outros. “Santa Catarina corresponde a 1% do território nacional que tem tudo isso. Nosso inverno é no estado inteiro, até mesmo em nosso litoral. Acredito que somos o único estado que oferece tantas opções aos visitantes”, afirmou Neiva.

“Precisamos mostrar ao brasileiro não precisa ir para longe para curtir o inverno. Este é um grandioso passo que muda o jogo, mas que ainda é um pequeno passo diante de tudo que temos”, declarou.

Comunicação alinhada 

Esta é a maior ação de fomento ao Turismo de inverno da história de Santa Catarina e, junto com o inédito investimento, também foi realizada uma campanha de comunicação alinhada com todo o projeto e investimentos. O governo produziu um acervo de imagens da região que será compartilhado com vinícolas, atrativos e estabelecimentos cadastrados pelo estado, além de parcerias com veículos de mídia e OTAs – como a Decolar-, divulgação nos aeroportos de Florianópolis e Congonhas e no balão que faz o passeio a partir da Villa Francioni.

Também serão veiculadas peças publicitárias nos principais streamings e em programas de tv, além do apoio de influencers digitais em campanhas nas redes sociais. O objetivo é alcançar o maior número de internautas que buscam informações sobre o inverno nas redes sociais, com previsão de impactar 64 milhões de pessoas. 

“O governo tem o entendimento de que a comunicação precisa estar alinhada com todo plano de infraestrutura e isso demanda investimento. Ao meu ver, é um caminho que não tem volta, é uma quebra de paradigma que coloca a Serra na mídia e traz retorno para o estado”, explica João Paulo Gomes, secretário de Comunicação de Santa Catarina.

“Provocamos o trade a pensarem em novos produtos que podem ser criados. Trabalhamos enquanto governo, de forma estruturada, para criar condições favoráveis, e pedimos apoio aos empreendedores para que Santa Catarina seja visto”, esclareceu sobre a parceria público-privada.

João Paulo explicou ainda o slogan da campanha “Santa Catarina, o inverno do Brasil”: “A gente quer que o brasileiro pense em Santa Catarina quando desejar o turismo de inverno. Nosso próximo passo é gerar interesse em outros atrativos para outras estações. Mas, por enquanto, é viver e apresentar o inverno catarinense ao Brasil”

Turismo de mãos dadas com segurança ambiental

Anunciada como parte dos investimentos realizados no projeto Estação Inverno, o governador Jorginho Mello contou ainda sobre a dragagem do Rio Itajaí-Açu, no município de Rio do Sul. A ação vai  aprofundar os canais de navegação em portos estratégicos como Itajaí e Balneário Camboriú. Essas melhorias têm como objetivo atrair navios de maior porte e expandir o potencial turístico do estado, especialmente no setor de cruzeiros marítimos.

O contrato, resultante de um processo de licitação, possui um orçamento de R$ 16 milhões, com prazo para ser concluído em 180 dias. O governador destacou que os investimentos em dragagem não apenas visam atrair navios de cruzeiro, mas também melhorar as condições dos rios e mitigar os impactos das enchentes que historicamente afetam o Vale do Itajaí. 

“Estamos focados em limpar os rios, aumentar a profundidade dos canais e proteger nossa costa para atrair investidores e turistas,” afirmou o governador. “Essas medidas não apenas impulsionam nossa economia, mas também tornam Santa Catarina um dos estados mais seguros e atraentes do Brasil para visitantes e investidores.”

Com essas melhorias, Santa Catarina se posiciona como um destino de classe mundial, atraindo não apenas turistas, mas também investidores que buscam um ambiente seguro e próspero para seus negócios.

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