Anac libera lista dos primeiros habilitados a pilotar o “carro voador”

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou a lista com os 10 primeiros brasileiros com licença, ou seja, habilitados para pilotar um eVTOL, popularmente conhecido como “carro voador”. A aeronave promete ser uma revolução na mobilidade aérea urbana, trazendo novas possibilidades de negócios e deslocamento.

Responsável por trazer estrear o “carro voador” ao Brasil, a Gohobby licenciou quatro colaboradores para controlar os voos do eVTOL: Adriano Buzaid, CEO e ex-piloto de automobilismo; Cmte. Jeovan Alencar, gerente Técnico de Vendas de eVTOL; Paulo Henrique Vilarim, piloto e técnico de Manutenção; Tiago Barbosa, gerente de Produtos. A expectativa agora é de liberação da agência para a realização dos primeiros voos em território nacional.

“Acredito que esse seja um passo importante rumo ao futuro da mobilidade aérea no Brasil. Com a licença concedida pela ANAC, agora temos pilotos brasileiros habilitados a conduzir o eVTOL, que abrem uma grande oportunidade de negócios e de inovação”, conta Alencar.

Alencar já esteve na China – no começo de julho – onde pode voar em um eVTOL várias vezes. A aeronave que realizou os voos é idêntica à trazida pela Gohobby ao Brasil: o modelo 216-S, da fabricante EHang.

Desde dezembro do ano passado, a Gohobby tem apresentado o “carro voador” para o público brasileiro. O equipamento é o primeiro a desembarcar no país e promete revolucionar a mobilidade aérea urbana no mundo. A empresa já possui mais de 16 encomendas da aeronave, que ainda aguarda autorização das agências públicas de regulação para decolar também no Brasil.

Carro voador

O eVTOL 216-S transporta até duas pessoas e mais uma bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg em um alcance de 30 km. Opera com 12 baterias independentes e 16 motores. O piloto não voa dentro da aeronave, já que o eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, que permite ao piloto planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.

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