BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,48

Setur-BA e universidade dos EUA impulsionam afroturismo na Bahia

Afroturismo foi pauta da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), que recebeu, na última sexta-feira (16), uma delegação do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Indiana, dos Estados Unidos, para promover um intercâmbio cultural sobre tradições africanas relacionadas à arte, religiosidade e dinâmicas socioculturais, que também impactam as atividades turísticas na Bahia.

Durante a visita, os pesquisadores conheceram iniciativas da Setur-BA voltadas para o afroturismo, incluindo o projeto Agô Bahia, que visa estruturar terreiros de candomblé para a visitação de turistas. Além disso, foram apresentadas as ações de apoio a eventos gastronômicos e artísticos com referências africanas, bem como o esforço para captar um voo direto entre Benin e Salvador.

Os visitantes também estenderam um convite à Setur-BA para o Festival Pan Africano de 2025, na Universidade de Indiana, e expressaram o desejo de retornar à Bahia para uma colaboração mais próxima com a comunidade local.

Leslie Etienne, diretor do Centro de Estudos Africanos, ressaltou a importância do intercâmbio: “Estudamos a diáspora africana e é fundamental incorporar a Bahia como um centro de aprofundamento nessa pesquisa. Este intercâmbio cultural visa estreitar nossos laços e trazer mais interesse dos norte-americanos para a Bahia. A Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, foi uma experiência marcante”, afirmou Etienne.

Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, destacou a importância da visita: “Foi gratificante receber esses pesquisadores que se dedicam ao estudo da história africana. Conversamos sobre a elaboração de uma agenda conjunta para mostrar a riqueza do nosso patrimônio com influência africana, o que ajudará a promover o afroturismo baiano no mercado internacional.” O encontro contou com a participação do cônsul do Benin na Bahia, Marcelo Sacramento, e do cantor soteropolitano Magary Lord.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS