BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Campos do Jordão e Gramado se unem para fortalecer o turismo de montanha

Durante visita o 36º Festuris, festival de Turismo de Gramado (RS), que ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro, representantes de Campos do Jordão (SP), entre eles Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), firmaram um compromisso conjunto para impulsionar o turismo de montanha no Brasil. A comitiva participou da Festuris e de reuniões com empresários locais, onde discutiram estratégias de governança, atração de eventos e fortalecimento do setor hoteleiro. A troca de experiências, conforme detalhou Isidro, visa unir esforços para representar as necessidades dos dois destinos junto a entidades como o Ministério do Turismo e a Embratur, além dos governos estaduais.

“O encontro deixou claro o quanto podemos aprender e crescer com as forças uns dos outros”, afirmou Isidro.

A iniciativa, promovida pelo consórcio Aproveite Campos do Jordão, destaca-se por buscar estratégias de expansão e divulgação do destino paulista em nível nacional e internacional. Entre os objetivos, estão o treinamento de agentes de viagens, a capacitação de operadores de turismo e a criação de um calendário de atividades que incentive visitas ao longo de todo o ano. “Nosso foco é sensibilizar o trade para atualizar o relacionamento com o público, adaptando-o às novas demandas”, explicou o presidente do Comtur, acrescentando que, apenas neste ano, mais de 40 operadoras foram treinadas para melhor atender turistas em Campos do Jordão.

Tradicionalmente procurada no outono e inverno, Isidro revela que Campos do Jordão registra agora uma distribuição mais equilibrada de visitantes, com cerca de 60% concentrados nas estações frias e 40% nas demais. A cidade está consolidada como destino de Natal e Réveillon, além de atrair visitantes que buscam turismo ecológico e de montanha durante o verão. “Quem quer fugir das praias lotadas encontra em Campos um turismo mais elegante, com foco em natureza e ecoturismo, algo em alta no Brasil inteiro”, destacou.

Para o final de 2024 e início de 2025, o Natal dos Sonhos em Campos do Jordão promete atrair cerca de 800 mil turistas, especialmente para o Parque Capivari, que estreia a presença dos personagens da Turma da Mônica em sua programação. O evento inclui uma árvore gigante iluminada, espetáculos da Fundação Lia Maria Aguiar e atividades para todas as idades. Isidro acredita que o calendário de festividades deve consolidar Campos do Jordão como um destino atrativo para todos os públicos e todas as estações.

Além do público tradicional das regiões Sudeste e Sul, a cidade também busca captar turistas do Nordeste e Centro-Oeste, com ações de marketing e parcerias estratégicas. “Investimos em novas conexões e melhorias no Aeroporto de São José dos Campos, a apenas uma hora de Campos, o que facilita o acesso para turistas de todo o Brasil. A proximidade com Aparecida também agrega valor, permitindo ao visitante aproveitar diferentes atrações da região em uma mesma viagem”, concluiu Isidro.

O próximo encontro entre Campos do Jordão e Gramado será em solo paulista, onde as cidades pretendem elaborar uma carta de intenções para apresentar em Brasília. O objetivo é construir uma representação forte e alinhada para os destinos de montanha brasileiros, reforçando o potencial deste segmento turístico no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Anac libera temporariamente slots da Voepass...

Suspensão das operações da companhia abre espaço para outras aéreas utilizarem os horários de pouso e decolagem até o fim da temporada atual

NCL celebra 10 anos no Brasil...

Evento em São Paulo reuniu executivos globais e destacou importância do mercado brasileiro no crescimento das marcas da companhia

HotelDO reúne 250 participantes em sua...

Evento celebra os 25 anos da HotelDO com foco em inovação, tecnologia e fortalecimento da relação com agentes de viagens

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS