BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Fecomércio: pesquisa destaca boa percepção do Rio entre turistas

A Fecomércio RJ apresentou recentemente uma pesquisa que evidencia a percepção positiva do Rio de Janeiro entre turistas nacionais e estrangeiros. Conduzida pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), a sondagem abordou aspectos como segurança, hospitalidade, sustentabilidade e a popularidade de plataformas digitais para hospedagem. A apresentação ocorreu durante a reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ), com participação de Otavio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ, e João Gomes, diretor-executivo do IFec RJ.

Realizada entre 27 de agosto e 1º de setembro, com 1.001 visitantes no Pão de Açúcar e Corcovado, a pesquisa revela uma visão otimista dos turistas quanto à segurança no Rio. Dos entrevistados, 66,3% expressaram uma percepção positiva sobre segurança durante a visita, uma mudança significativa em relação às expectativas antes da estadia, que registravam apenas 32,4% de otimismo. No entanto, 10,9% dos entrevistados ainda mencionaram insatisfação devido à sensação de insegurança e a notícias negativas.

Reunião de apresentação da pesquisa realizada pela Fecomércio (Foto: Divulgação)
Reunião de apresentação da pesquisa realizada pela Fecomércio (Foto: Divulgação)

Outro ponto de destaque é a demanda por práticas sustentáveis na hospedagem. Segundo o levantamento, 81,2% dos visitantes consideram importante ou muito importante que os hotéis tenham iniciativas de sustentabilidade, e 76,7% estariam dispostos a pagar mais por acomodações ecologicamente responsáveis. Esse dado reforça a importância do compromisso ambiental para o trade turístico carioca, principalmente para atrair um público com essa sensibilidade.

A pesquisa também revelou a consolidação das plataformas digitais como opção de hospedagem, com um aumento no uso de serviços como o Airbnb, que este ano foram escolhidos por 23,4% dos turistas, em comparação aos 17,5% do ano anterior. O principal motivo citado por 48,9% dos entrevistados foi o preço acessível dessas opções, que têm sido preferidas em detrimento dos hotéis, cuja procura caiu para 60,5% em 2024, de acordo com o IFec RJ.

A pesquisa apontou ainda que o Rio é um destino acessível para 85,6% dos turistas estrangeiros, e 90,9% consideram a cidade hospitaleira. “A Fecomércio RJ ao elaborar pesquisas científicas sobre o turismo, a rigor, busca contribuir com as esferas pública e privada, mediante a obtenção de diagnósticos e informações que destacam a relevância estratégica que o setor possui para o desenvolvimento do nosso estado, como uma prioridade”, declarou Otavio Leite.

A apresentação da pesquisa contou com representantes de várias entidades do setor, incluindo a Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado do Rio, Visit Rio, e o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

Anac libera temporariamente slots da Voepass...

Suspensão das operações da companhia abre espaço para outras aéreas utilizarem os horários de pouso e decolagem até o fim da temporada atual

NCL celebra 10 anos no Brasil...

Evento em São Paulo reuniu executivos globais e destacou importância do mercado brasileiro no crescimento das marcas da companhia

HotelDO reúne 250 participantes em sua...

Evento celebra os 25 anos da HotelDO com foco em inovação, tecnologia e fortalecimento da relação com agentes de viagens

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS