BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,44

Como o transporte sustentável está moldando o turismo moderno

Com viajantes cada vez mais conscientes de seu impacto ambiental, empresas de turismo têm buscado cada vez mais alternativas ecológicas para oferecer uma experiência de viagem mais sustentável. E entre as principais soluções, o transporte sustentável surge como uma das iniciativas mais significativas para reduzir a pegada de carbono no setor.

A adoção dessas alternativas permite que destinos turísticos ofereçam experiências menos impactantes ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que promovem uma imagem mais positiva e responsável perante os viajantes. 

Cidades como Amsterdã e Copenhague são exemplos de lugares onde o uso de bicicletas e transportes elétricos já faz parte do cotidiano, mostrando que é possível combinar turismo com práticas ecológicas.

Soluções para um turismo sustentável 

A mobilidade sustentável é um conceito de transporte que visa equilibrar as necessidades de deslocamento de pessoas com a preservação ambiental. Alinhada com aspectos econômicos e sociais, o conceito visa o uso de veículos eficientes em termos energéticos e alternativas de transporte menos poluentes.

E com os avanços de inovações tecnológicas, já é possível permitir uma transformação no transporte turístico. Empresas estão investindo em veículos movidos a energia limpa, como carros e ônibus elétricos, além de explorar o uso de combustíveis alternativos, como os biocombustíveis. 

Além disso, o conceito de “slow travel” (viagem lenta) tem ganhado força, incentivando os turistas a reduzirem sua velocidade e a explorarem destinos de forma mais consciente, utilizando meios de transporte menos poluentes. Isso inclui viagens de trem, ônibus híbridos e até mesmo cruzeiros movidos a energia renovável. 

Um outro ponto que se torna fundamental para a sustentabilidade no setor turístico é o uso de energia solar para empresas, que pode ser uma solução eficiente para reduzir os impactos ambientais. 

Diversos setores, como de hospedaria, entretenimento e alimentação fora do lar, podem adotar essa forma de energia renovável como forma de colaborar com a sustentabilidade. 

A energia solar é captada através de painéis fotovoltaicos e convertida em eletricidade, que alimenta diretamente as operações, diminuindo o impacto ambiental dessas atividades. Dessa forma, com a adoção da captação, é possível que os setores operem com uma fonte renovável e reduzam sua dependência de eletricidade proveniente de fontes não sustentáveis. 

Além de reduzir a pegada ecológica, a energia solar traz benefícios econômicos importantes. Para empresas situadas em locais com alta incidência de luz solar, essa fonte é praticamente ilimitada e gratuita, ajudando a reduzir significativamente os custos operacionais em longo prazo. 

Essa economia pode ser fundamental para manter as operações em períodos de alta demanda, tornando o uso da energia solar uma decisão financeiramente estratégica.

Assim, com a crescente demanda e soluções sustentáveis, é provável que o futuro do turismo esteja cada vez mais ligado ao transporte ecológico e ao uso de tecnologias limpas. O desafio para empresas do setor será continuar inovando e implementando práticas que reduzam o impacto ambiental de suas operações, sem sacrificar a qualidade da experiência turística.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS