Copastur e Coomaru lançam o projeto BioConexão

A Copastur biosfera de marcas brasileira especializada em viagens de negócios, eventos empresariais e outras jornadas corporativas – em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), uma instituição de base comunitária que impacta dez comunidades locais e visa contribuir para a manutenção das famílias no seu lugar de origem com dignidade, preservando e conservando a natureza – realizam o lançamento do projeto BioConexão para convidados, clientes e imprensa, no dia 28 de novembro, a partir das 18h, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP). O projeto busca promover o turismo responsável e sustentável por meio de expedições exclusivas para a Amazônia, com a valorização dos recursos naturais e das comunidades da região.

A proposta do evento de lançamento é promover uma experiência sensorial e informativa, que transportará os convidados para o coração da Amazônia, revelando o poder da sustentabilidade e do empreendedorismo para a economia da região. Com a exibição em primeira mão do minidocumentário do BioConexão, os participantes conhecerão histórias inspiradoras das pessoas que estão à frente do manejo sustentável dos recursos naturais locais e terão uma prévia das experiências que podem ser vividas na expedição. No painel, a discussão central será sobre o papel da bioeconomia e da inovação na promoção de práticas sustentáveis na região amazônica. A mestre de cerimônias será Adrielly Honorio, analista de diversidade e inclusão na Copastur, levando a representatividade das suas origens indígenas.

Por volta das 20h, o CEO da Copastur, Edmar Mendoza, e a CHRO da Copastur, Elaine Dantas, darão as boas-vindas e apresentarão os objetivos do projeto da companhia em colaboração com a Coomaru, que tem o objetivo de conectar pessoas e empresas com ações voltadas para a sustentabilidade em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. Em seguida, Cleicí Patauá, líder de negócios éticos na Coomaru, contará a história dos guardiões da floresta, e o presidente da Coomaru, João Evangelista, finalizará esse momento especial trazendo a sua perspectiva local.

O evento contará com a presença de lideranças da Copastur e da Reserva Extrativista do Rio Unini (Resex Unini). Laís Orrico, Latam head of Agency no LinkedIn, mediará o painel “Construindo o Futuro do Planeta: empresas, bioeconomia e inovação sustentável na Amazônia” – com o Mendoza, e os(as) executivos(as) Átila Denys, board member na Axcell (aceleradora de negócios focada na Amazônia), Marco Amaral, vice-presidente operations & development no Minor Hotel Group, Phellipe Daou Neto, diretor de novos negócios na Rede Amazônica, e Thais Chalub, CEO na Amazônia Connect. Juntos, serão convidados a refletir sobre a transformação da expedição BioConexão e discutir os projetos que estão desenhando na Amazônia. Anny Meisler, founder e CMO no LZ Studio, também fará uma participação especial.

Por fim, os convidados do evento de lançamento assistirão em primeira mão o minidoc BioConexão e levarão para casa um kit com produtos da Coomaru produzidos pelos povos da Amazônia. Após o encerramento com Edmar Mendoza e Cleicí Patauá, será oferecido um happy hour a partir das 21h10, para fechar a noite com chave de ouro.

Projeto BioConexão: turismo sustentável na Amazônia

Em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), o projeto BioConexão da Copastur pretende organizar 10 expedições até a COP 30, permitindo que os participantes vivenciem de perto a realidade da Amazônia e atraindo empresas interessadas em investir na região.

O projeto prevê um novo modelo de negócio, que vai muito além do assistencialismo ou de apenas deixar uma porcentagem da receita para a comunidade. A Copastur e a Coomaru são sócias nessa missão, em uma colaboração com divisão igualitária de lucros.

Para Edmar Mendoza, CEO da Copastur, as expedições proporcionam o aprendizado de um turismo responsável, que pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável. “Esse projeto é uma imersão cultural que traz aprendizados valiosos em meio à natureza, escutando os saberes dos povos da região e mergulhando nas realidades e desafios enfrentados pelas comunidades locais. Essa experiência promove uma troca enriquecedora entre conhecimento e práticas inovadoras”, comenta o executivo.

Com a expertise da Copastur em negócios e conexões por meio de viagens, a expedição foi preparada para uma imersão de cinco dias na floresta amazônica, com passagem pelo Rio Unini, Mirante do Gavião e muito mais. Além disso, haverá uma trilha na floresta, experiência de canoa até a comunidade Patauá, roda de conversa sobre os negócios locais e alternativas de renda, contemplação do pôr do sol no Rio Negro e outras atividades imperdíveis.

O projeto BioConexão atua em dez comunidades ribeirinhas e indígenas. Mais do que uma iniciativa sustentável, é um chamado para unir forças na busca por um futuro em que a natureza, as pessoas e os negócios possam coexistir em harmonia. “É uma forma de dar voz aos povos, reconhecer sua importância para a manutenção da floresta de pé, e honrar suas histórias e conhecimentos ancestrais para a construção de uma nova lógica de negócios na Amazônia, onde a natureza e seus povos estejam no centro dessas soluções”, conclui Cleicí Patauá, líder de negócios éticos na Coomaru.

Últimas notícias

Taxação de Trump não deve afetar Embraer no mercado dos EUA

As tarifas impostas pelo governo Donald Trump a produtos...

Voa Brasil atinge 35 mil passagens emitidas e fortalece aviação regional

O programa Voa Brasil, iniciativa do Ministério de Portos...

Feriado prolongado aquece demanda por ônibus e ClickBus registra alta de 236%

A combinação da Sexta-feira Santa, Páscoa e Tiradentes cria...

MTur contrata IBY Socioambiental para modernizar gestão da RedeTrilhas

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a...

Royal Air Maroc leva agentes brasileiros para famtrip imersiva no Marrocos

Com o objetivo de fortalecer o Marrocos como uma...

Tópicos

Taxação de Trump não deve afetar Embraer no mercado dos EUA

As tarifas impostas pelo governo Donald Trump a produtos...

Voa Brasil atinge 35 mil passagens emitidas e fortalece aviação regional

O programa Voa Brasil, iniciativa do Ministério de Portos...

Feriado prolongado aquece demanda por ônibus e ClickBus registra alta de 236%

A combinação da Sexta-feira Santa, Páscoa e Tiradentes cria...

MTur contrata IBY Socioambiental para modernizar gestão da RedeTrilhas

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a...

Ônibus é o meio preferido de 74% dos turistas para viagens no Brasil

Os brasileiros seguem optando pelo ônibus como principal meio...
spot_img

Relacionados