Meliá avança em energia renovável com parceria estratégica

A Meliá Hotels International e a Schneider Electric, empresa que oferece soluções digitais para gestão de energia e automação, anunciam parceria estratégica segunda a qual os hotéis São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá, Meliá Jardim Europa e São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá, com o suporte da área de consultoria independente Sustainability Business da companhia, reduziram seus custos de energia elétrica e avançaram em suas metas de sustentabilidade. Recentemente, a rede hoteleira reorganiza gestão de unidades em São Paulo (SP).

A colaboração está alinhada à estratégia global Travel for Good da rede hoteleira, que visa promover operações mais eficientes e ambientalmente responsáveis, com metas de redução de emissões absolutas dos escopos 1, 2 e 3 de gases de efeito estufa (GEE) em 29,4% até 2025, e 71,4% até 2035. As unidades da rede no Brasil estão progredindo em direção a esses objetivos, ao mesmo tempo em que otimizam suas operações e asseguram previsibilidade orçamentária.

A Meliá tem, há muitos anos, um sério compromisso com questões de sustentabilidade, promovendo um modelo de gestão responsável e que garanta a proteção do meio ambiente em vários destinos em que atua. A migração para o mercado livre de energia já foi incorporada em várias unidades da rede no Brasil. Entre elas, o Meliá Campinas, São Paulo Nações Unidas Affiliated by Meliá, Meliá Brasil 21, Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá e Brasil 21 Suítes Affiliated by Meliá.

A parceria com a Schneider Electric, promoveu uma consultoria imparcial, para reunir propostas de fornecedores confiáveis, aprimorar a atratividade financeira e condições contratuais A colaboração facilitou a transição de mais três unidades para esse ambiente por meio do modelo varejista. Além disso, a Meliá adquiriu certificados internacionais de energia renovável (I-RECs) que atendem a padrões como Leed, RE100, GHG Protocol, CDP e ISE B3. A Schneider Electric apoiou a Meliá na compra dos certificados para assegurar que 100% da eletricidade utilizada nesses hotéis seja proveniente de fontes renováveis.

Avanços significativos em eficiência operacional e sustentabilidade

Como resultado inicial da parceria, o São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá obteve uma diminuição de 31% nos custos mensais de energia, resultando em uma economia estimada de R$ 711 mil entre 2024 e 2026. Além disso, o I-REC de 2023 para essa unidade compensou 39 mil toneladas de CO2, e há o compromisso de certificar todo o consumo de energia elétrica até 2026.

Paralelamente, o Meliá Jardim Europa projeta uma redução de 21% no custo de eletricidade, o que pode ultrapassar R$ 800 mil em um período de dois anos e meio nesta unidade. São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá estima poupar 25% na conta de luz, potencialmente economizando 660 mil reais até 2026, no cenário mais conservador. As unidades também se comprometeram com a aquisição dos certificados de energia renovável para o período de 2024 e 2026. Ao somar as economias projetadas das três unidades, a Meliá Hotels International pode alcançar uma economia superior a 2 milhões de reais nos próximos dois anos.

A parceria incluiu a implementação da plataforma baseada em nuvem – EcoStruxure™ Resource Advisor, solução da Schneider Electric impulsada pela inteligência artificial para o monitoramento e gestão os custos de energia, a criação de KPIs e o gerenciamento das faturas e contratos de forma centralizada.

“Com esses dados é possível otimizar os gastos, identificar oportunidades de economia e tomar decisões estratégicas com uma visão detalhada, integrada e centralizada. Nossa plataforma oferece acesso seguro e confiável à conta a qualquer momento e de qualquer lugar, propiciando a visualização de projetos, relatórios, resumos e outros detalhes sem comprometer a segurança dos dados”, afirma Mathieu Piccin, diretor Latam do Sustainability Business da Schneider Electric.

“O fato de sermos hoteleiros de coração significa que a hospitalidade não é apenas um negócio para nós, é a nossa paixão. E essa paixão é o que nos leva a responder aos desafios globais enfrentados pelo nosso planeta, encarando a sustentabilidade como um meio fundamental pelo qual podemos criar um legado positivo para o nosso planeta e para a sociedade”, diz Victor Donmez, Managing Director Latam, Meliá Hotels International.

Reunindo mais de dez anos de experiência em sustentabilidade no Brasil, a área de Sustainability Business da Schneider Electric é a única consultoria independente e global especializada na compra de energia no mercado livre. Com uma equipe de mais de 3,3 mil especialistas em energia e sustentabilidade ao redor do mundo, a companhia assessora anualmente a compra de mais de quatro TWh de energia no Brasil.

Mais informações sobre os serviços de consultoria e gestão da Schneider Electric para o mercado livre de energia varejista podem ser acessadas no website oficial.

Últimas notícias

GOL passa a aceitar Apple Pay e Google Pay na compra de passagens

A GOL anunciou nesta semana uma novidade que promete...

Mobility celebra 25 anos comemorando a fidelidade dos clientes

São Paulo (SP) - "99,9% do meu negócio é...

São Paulo registra crescimento de eventos e turismo no primeiro trimestre de 2025

São Paulo (SP) - Promovido nesta quinta-feira (20) pela...

EmDiaCom debate Perse e importância de se associar

São Paulo (SP) - Promovido pela Visite São Paulo...

Setur-SP lança Guia de Turismo Judaico para promover diversidade religiosa

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de...

Tópicos

GOL passa a aceitar Apple Pay e Google Pay na compra de passagens

A GOL anunciou nesta semana uma novidade que promete...

Mobility celebra 25 anos comemorando a fidelidade dos clientes

São Paulo (SP) - "99,9% do meu negócio é...

São Paulo registra crescimento de eventos e turismo no primeiro trimestre de 2025

São Paulo (SP) - Promovido nesta quinta-feira (20) pela...

EmDiaCom debate Perse e importância de se associar

São Paulo (SP) - Promovido pela Visite São Paulo...

Tap retoma voo Lisboa-Porto Alegre e brinda com espumante gaúcho

Após uma pausa de 10 meses devido às enchentes...

Brand USA realiza Sales Mission e reforça conexões entre Brasil e EUA

A Brand USA realizou nesta quarta-feira (20) mais uma...
spot_img

Relacionados