BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Infraero amplia e prepara Aeroporto de Canela para voos internacionais

Na manhã desta segunda-feira (02), a Infraero reuniu autoridades, imprensa e o trade turístico da Região das Hortênsias para entregar as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Canela (RS). Além disso, anunciou novos investimentos com o objetivo de capacitar o local para receber voos internacionais de forma temporária.

“Hoje, é um dia muito importante para a nossa região. O aeroporto de Canela foi reformado e ampliado, recebeu novos equipamentos e hoje a Infraero está inaugurando o novo aeroporto, que vai permitir receber aeronaves de porte médio. Essa inauguração marca um novo momento para toda a região, que passa a ter melhor conectividade com o Brasil”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, que acompanhou o ato inaugural.

A Infraero assumiu a administração do aeroporto em agosto e, logo em seguida, anunciou um plano de obras. Nesse período, a pista de pousos e decolagens foi ampliada em 12 metros de largura e 80 metros de comprimento, totalizando 30 metros x 1,3 mil metros. Além disso, toda a extensão da pista recebeu novo recapeamento e sinalização horizontal (pintura). A pista de taxiamento e o pátio das aeronaves também foram reformados.

O aeroporto ainda foi equipado com um Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi), que auxilia os pilotos na navegação aérea. Com essas melhorias, o local agora está apto a receber aeronaves ATR-72, com capacidade para 72 passageiros. No total, foram investidos cerca de R$ 20 milhões.

Novos projetos

Rogério Barzellay, presidente da Infraero, celebrou a entrega das obras da primeira etapa e anunciou uma nova ampliação na pista de pousos e decolagens. Uma das cabeceiras terá a vegetação suprimida para pavimentação de mais 110 metros de pista, ampliando seu comprimento para mais de 1,4 mil metros.

“Nosso compromisso, a partir de janeiro, é a implantação do balizamento noturno. Assim, teremos um aeroporto que funcionará 24 horas por dia. Isso será uma complementação ao Papi, já instalado e que deve ser homologado em breve. Pretendemos também, se Deus quiser, trazer uma estação de rádio e uma estação meteorológica, para garantir a segurança necessária para operações tanto visuais quanto por instrumentos”, destacou.

Além disso, Barzellay afirmou que já estão em andamento tratativas com a Anvisa, Polícia Federal e Receita Federal para viabilizar a internacionalização temporária do aeroporto.

“A internacionalização temporária consiste na montagem de um dispositivo para atender voos internacionais quando necessário. Vamos deixar a infraestrutura preparada para receber voos da América do Sul”, prometeu.

Tiago Faierstein, diretor comercial da Infraero, revelou que já há conversas avançadas com companhias aéreas, empresas de locação de veículos e outros serviços para operações em Canela.

No encerramento do evento, representantes da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias apresentaram um projeto para a construção de um terminal de passageiros junto ao aeroporto de Canela.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Gol homenageia Rita Lee com voo...

Filme “Ritas” estreia no Gol Online e ganha ação especial no mês do rock com serviço de bordo personalizado

Taxa de visto dos EUA gera...

Medida de vistos temporários visa reforçar controle migratório e segurança, mas é criticada por elevar custos e dificultar o acesso ao país

W Premium abrirá sala VIP no...

Espaço ficará na praça de alimentação e reforça a presença do W Premium Group em um dos aeroportos mais movimentados do Paraná

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS