BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Embratur revela os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG

A Embratur divulgou, nesta quarta-feira (4), os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas mais bem-sucedidas de sustentabilidade no setor de turismo. O concurso, organizado pelo EmbraturLAB – laboratório de inovação da Agência –, contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo. O objetivo é valorizar práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.

A iniciativa também fomentou a sinergia entre destinos turísticos e empresas, incentivando a colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Vale dizer que a agência também detalhou estratégias globais e projetos para 2025 no Summit Piauí.

“Recebemos dezenas de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200 experiências, o que demonstra o grande interesse e potencial de iniciativas em todo o Brasil”, conta Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Diante desse cenário, é fundamental que a Embratur adote uma abordagem centrada na sustentabilidade e nos princípios ESG como eixos estratégicos. Essa visão contribuirá para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e inclusivo, e fortalecerá o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e consolidando o país como referência em práticas sustentáveis”, complementa.

Categorias e Avaliação
As candidaturas foram avaliadas com base em três dimensões do ESG:

  • Ambiental (E): Mudanças climáticas, poluição, biodiversidade e recursos naturais.
  • Social (S): Direitos humanos, diversidade e inclusão, saúde e segurança, impacto comunitário.
  • Governança (G): Estrutura corporativa, gerenciamento de riscos, adesão ao Pacto Global da ONU e/ou Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo, certificações e premiações.

Premiação
Os vencedores receberão benefícios como:

  • Consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG.
  • Participação em campanhas de marketing e promoção internacional do Brasil.
  • Criação de um Comitê ESG para ampliar a visibilidade e credibilidade de suas ações.

Os projetos vencedores também serão documentados em vídeos, destacando as iniciativas e ampliando sua visibilidade no mercado.

Resultados e Processo Seletivo
Nesta edição, foram selecionados quatro projetos devido a um empate técnico. Antes disso, 10 experiências foram escolhidas para o Pitch Day virtual, realizado em 26 de novembro, entre as 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas.

Confira os vencedores:

1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.
2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.
3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

Gramado suspende novos hotéis e restaurantes...

Medida visa reavaliar infraestrutura urbana e reforçar ações ligadas ao saneamento básico e mobilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS