BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,41

“O Brasil precisa se tornar competitivo para operar cruzeiros o ano inteiro”, afirma Dario Rustico

Balneário Camboriú (SC) – A bordo do Costa Favolosa, navio que recebe a premiação Costa Americas Awards, os executivos da Costa Cruzeiros revelaram os pontos cruciais da temporada 2024/2025, os investimentos e as expectativas para a próxima temporada.

Pela primeira vez na América do Sul, Luigi Stefanelli, vice-presidente Worldwide da Costa Cruzeiros, conheceu a rota Rio de Janeiro a Buenos Aires e participou da celebração Costa Americas Awards. Para ele, o Rio de Janeiro é encantador, com sua paisagem impressionante, com o Cristo Redentor e o bondinho Pão de Açúcar vistos de longe.

Luigi Stefanelli, vice-presidente Sales Worldwide (foto: Geovana Fraga)

“É algo único, não é? Você passa pelo meio e vê o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor… Estou ansioso para ver Montevidéu amanhã, Buenos Aires… Imaginem para um europeu, como eu, que está na América do Sul pela primeira vez”, destaca Stefanelli.

Ele aponta, ainda, o motivo de ter navios operando somente em temporada e não o ano inteiro. Segundo ele, a principal barreira para a operação contínua está na infraestrutura portuária.

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, destaca a importância de melhorar os portos para um crescimento sustentável do setor. “O Brasil tem grande potencial para o turismo de cruzeiros, mas a infraestrutura atual não acompanha a demanda. Alguns portos têm limitações que dificultam uma operação robusta e de longo prazo”, explica.

Para Rustico, a colaboração entre os setores público e privado é essencial para viabilizar os investimentos necessários. “Não se trata apenas de ampliar a capacidade, mas de melhorar as condições de atracação, embarque e desembarque, garantindo uma experiência fluida para os passageiros. Com portos bem estruturados, podemos atrair mais turistas internacionais e fortalecer a economia local”, afirma.

Dario Rustico, presidente executivo para as Américas (foto: Geovana Fraga)

A sazonalidade das operações também é um desafio, e o executivo destaca a necessidade de uma operação contínua.

“O Brasil não pode ser visto apenas como um destino de temporada. Precisamos de um planejamento estratégico de longo prazo e investimentos em infraestrutura”, diz Rustico.

A competitividade global é apontada como um dos maiores desafios. “Temos que competir com destinos como o Caribe, o Mediterrâneo, o Sudeste Asiático e os Emirados Árabes. A questão é: o que estamos dispostos a fazer para sermos competitivos?”, pondera Rustico.

Desafios para o crescimento na América do Sul

Embora a Costa Cruzeiros tenha observado crescimento na América do Sul, especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai, os desafios permanecem. “O custo operacional e a infraestrutura portuária precisam ser melhorados para aumentar a competitividade da região. Se conseguirmos alinhar esses fatores, o potencial de crescimento será imenso”, afirma.

Rustico compara a situação com o crescimento da indústria de cruzeiros na Ásia, onde a Costa Cruzeiros viu avanços significativos. “Na Ásia, começamos sem um navio fixo na China, o maior mercado da região. Com o tempo, conseguimos negociar com as autoridades locais e investir em infraestrutura, o que impulsionou o crescimento. Podemos fazer o mesmo na América do Sul, com o planejamento estratégico adequado e colaboração com os governos locais”, afirma.

O mercado brasileiro, junto aos demais países da região, continua sendo vital para a Costa Cruzeiros. “O Brasil representa um mercado muito importante para nós, com quase 80 anos de operação no país. Embora a nossa operação tenha tido altos e baixos, nos últimos anos temos visto uma evolução positiva, com grande potencial de crescimento”, diz Rustico.

Transfiguração como forma de adição

Em relação à frota, a Costa Cruzeiros adotou uma estratégia de manter a capacidade estável, sem a introdução de novos navios. “Decidimos manter a frota existente, mas investimos substancialmente na renovação de nossos navios, o que pode ser visto como uma nova frota”, explica o executivo.

Essa estratégia equilibra a oferta e demanda, já que na Europa, núcleo da Costa Cruzeiros, tem aumentado sua capacidade de oferta. Portanto, a empresa focou em aprimorar a experiência a bordo, investindo em serviços, gastronomia e excursões, sem aumentar os preços. “A missão é aumentar o valor percebido pelos passageiros, não o preço”, afirma.

O perfil do cruzeirista mudou

A Costa Cruzeiros percebeu mudanças no perfil dos passageiros, especialmente na faixa etária, com a média de idade diminuindo de 50 para cerca de 40 anos, refletindo o aumento de famílias e o interesse de casais jovens por cruzeiros.

Além disso, há uma mudança na busca por experiências. “Hoje, o cliente quer vivenciar experiências autênticas e locais. Eles buscam algo mais imersivo, que enriqueça sua experiência de forma única”, comenta Luigi.

Essa transformação levou a Costa Cruzeiros a revisar seu portfólio de excursões, investindo em opções mais autênticas, como jantares com chefs locais e experiências imersivas em destinos menos explorados. “Os clientes estão mais exigentes e buscam algo além do tradicional. Eles querem vivenciar a cultura local de maneira mais profunda”, conclui o vice-presidente.

O Brasilturis viaja a convite da Costa Cruzeiros com seguro da Affinity Seguro Viagem e parceria com a Mundi Transport

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

Após atolamentos, Fernando de Noronha tem...

Azul já altera voos; Gol e Latam ainda avaliam mudanças após incidentes com aeronaves no pátio

Argentina reposiciona destinos e amplia conexão...

Com investimentos em tecnologia e tarifas aéreas promocionais, Argentina promete mais hospitalidade e preços acessíveis ao mercado brasileiro

Destino Argentina reforça aposta no turismo...

Evento da Destino Argentina reúne DMCs e hotéis argentinos em São Paulo com foco na promoção de experiências exclusivas e de alto padrão

Revo amplia rota de helicóptero entre...

Voos da Revo partem da Faria Lima e chegam a Campos do Jordão em 45 minutos, evitando o trânsito da alta temporada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS