A Latam Airlines Brasil anunciou a expansão de seu acordo de codeshare com a Airlink, aumentando as opções de destinos para os passageiros que viajam do Brasil à África. Com a ampliação, agora é possível adquirir passagens com conexão em Joanesburgo (África do Sul) para Harare (Zimbábue), Maputo (Moçambique), Windhoek (Namíbia) e Dar es Salaam (Tanzânia).
O codeshare permite que os clientes comprem um único bilhete no site da Latam e realizem o despacho de bagagem até o destino final, oferecendo mais praticidade e conectividade para viagens ao continente africano.
Desde 2023, a Latam é a única companhia aérea brasileira a operar voos diretos entre São Paulo (GRU) e Joanesburgo (JNB), com quatro frequências semanais realizadas por aeronaves Boeing 787-9, que acomodam 300 passageiros em três classes: Premium Business, Premium Economy e Economy.
A Airlink, por sua vez, opera as rotas Joanesburgo-Dar es Salaam (contando com voos diários, sendo dois às quintas-feiras), Joanesburgo-Maputo (com três voos diários), Joanesburgo-Windhoek (com até quatro voos diários, sendo 25 voos semanais) e Joanesburgo-Harare (com 35 voos semanais). Todas as rotas são realizadas em aeronaves Embraer 190 e 195 com capacidade entre 98 e 107 passageiros.
A expansão da parceria acompanha o crescimento da demanda de brasileiros por voos para a África.
“Somos a companhia aérea que mais transporta brasileiros para a África. Somente em 2024, foram mais de 80 mil passageiros, um volume que representa 55% deste mercado. Em 2025, vamos embarcar mais de 100 mil passageiros entre São Paulo e Joanesburgo”, afirmou Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.