O Procon Carioca determinou, nesta terça-feira (8), a suspensão imediata das vendas de pacotes de viagem e hospedagem da Hurb por 24 horas em todo o território nacional. A medida foi tomada diante do alto volume de reclamações registradas contra a agência de viagens, que soma apenas no Rio de Janeiro cerca de 1,9 mil ocorrências. A decisão inclui multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Em fevereiro deste ano, o Brasilturis noticiou o fechamento da sede física da Hurb no Rio de Janeiro, acompanhado da demissão de mais de 200 colaboradores. A ação foi considerada uma estratégia para evitar penhoras judiciais, dificultando a efetivação de intimações e o andamento de processos movidos por consumidores lesados.
Atualmente, a Hurb enfrenta mais de 34 mil ações na Justiça, reflexo da insatisfação generalizada com cancelamentos de pacotes, falta de reembolsos e descumprimentos contratuais. Muitos dos casos envolvem pacotes vendidos durante a pandemia, a preços promocionais que, segundo a empresa, se tornaram inviáveis diante da alta inflacionária e da oscilação do câmbio.
Com a determinação do Procon Carioca, a companhia poderá ter suas atividades totalmente interditadas, caso não consiga justificar sua operação e resolver os problemas acumulados com os consumidores. A Hurb informou que não se pronuncia sobre processos legais em curso, mas afirma estar à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários.