O Coletivo Muda! – rede nacional que articula iniciativas de turismo responsável – participa da WTM Latin America 2025 com uma série de ações que evidenciam seu papel como protagonista na transformação do setor. Nesta edição, o grupo estreia como apoiador oficial do Prêmio de Turismo Responsável, liderando a categoria “Melhores Iniciativas para Promover a Diversidade, Equidade e Inclusão no Turismo”.
A categoria reúne três finalistas: Associação Marisqueiras Aver Ô Mar (Brasil), Ser Turista: De la Mano por Nuevo León (México) e Los Sueños Marriott Ocean Golf & Resort (Costa Rica). O júri responsável por eleger o vencedor é formado por nomes reconhecidos na promoção da diversidade no turismo: Carolina Heredia, CEO da Mama Uma (Equador); Hubber Clemente, CEO do Afroturismo HUB (Brasil); e Pollyana Marques, fundadora do projeto Viaja Gorda (Brasil).
Além do apoio ao prêmio, o Muda! promove o painel “Como Transformar o Monitoramento de Impactos em Estratégia de Vendas no Turismo Responsável?”, que será realizado no dia 15 de abril, às 14h45. A conversa reunirá Solange Barbosa, CEO da Rota da Liberdade; Mariana Madureira, diretora da Raízes Desenvolvimento Sustentável; e Rudã Fernandes, CEO e fundador da Biofábrica de Corais. O objetivo é discutir como os dados de impacto socioambiental podem ser utilizados de forma estratégica para agregar valor à narrativa de vendas e conquistar um público cada vez mais atento à sustentabilidade.
Durante a WTM, o coletivo também apresentará seu novo site e identidade visual. A plataforma reúne os mais de 40 membros do Muda!, incluindo hospedagens, operadoras, agências, guias de turismo, consultores e profissionais independentes de diversas regiões do país. O objetivo é oferecer visibilidade a experiências e serviços que contribuem com impactos positivos nos territórios onde atuam.
Nos dias que antecedem a feira, 12 e 13 de abril, o coletivo realiza em São Paulo seu encontro anual de associados, com foco na avaliação de projetos, alinhamento de estratégias e fortalecimento da rede. A programação incluirá uma reunião com a Embratur para debater políticas públicas e a promoção internacional do Brasil como destino comprometido com práticas sustentáveis.