São Paulo (SP) – O Panamá intensificou sua atuação no mercado brasileiro com o objetivo de recuperar os índices pré-pandemia e ultrapassar a marca de 84 mil turistas brasileiros, número registrado em 2019. Gloria Zubieta, ministra do Turismo do Panamá, destacou, durante participação na WTM Latin America, que o Brasil figura atualmente entre os sete principais mercados emissores para o país.
Mesmo sem estímulos específicos, o número de visitantes brasileiros cresceu 34% entre 2022 e 2024, segundo a ministra. “Isso mostra o interesse genuíno dos brasileiros pelo nosso destino e o impacto direto da conectividade aérea com a Copa Airlines, que opera voos partindo de nove cidades brasileiras com mais de 25 frequências semanais, além da Avianca”, afirmou.
Além do turismo tradicional de sol e praia, Zubieta ressalta os diferenciais que atraem o público brasileiro, como a gastronomia premiada, reconhecida pela Unesco com o selo de cidade criativa, e experiências culturais próximas à capital, como a produção do café Geisha, considerado um dos melhores do mundo.
Uma das principais apostas do país em 2025 está no segmento Mice (meetings, incentives, conferences and exhibitions). Para estimular a realização de eventos, o governo panamenho lançou um programa de incentivo que isenta o custo de aluguel do espaço para congressos e convenções com pelo menos 2 mil room nights — o equivalente, por exemplo, a um evento de 500 participantes durante quatro dias.
“Nós sabemos que para um destino em crescimento é necessário estimular mercados de forma estratégica. Por isso estamos desenvolvendo ações personalizadas com operadores brasileiros, entendendo as preferências dos seus clientes, seja pelo Caribe, Pacífico ou interior montanhoso”, explicou a ministra.
Outro diferencial competitivo do Panamá é o programa de stopover com a Copa Airlines, que permite ao passageiro em conexão internacional permanecer até sete dias no país sem custo adicional. Segundo Zubieta, a iniciativa tem gerado resultados expressivos, com apoio do trade panamenho, que oferece descontos em hotéis, restaurantes e atrações para quem aproveita a parada.
A expectativa da Autoridade de Turismo é que 2025 seja o ano da recuperação total. “Queremos pelo menos igualar os números de 2019 e temos capacidade aérea para isso. Em janeiro deste ano, já observamos crescimento de 30% nas chegadas, o que sinaliza um ano promissor”, destacou.
A ministra também reforçou o papel da presença em feiras como a WTM Latin America, da aproximação com operadores e da valorização do branding digital, com produção de conteúdo, entrevistas e ações de visibilidade de marca. “Nosso objetivo é estimular o mercado e garantir que o Brasil seja, em breve, um dos principais emissores da América do Sul para o Panamá.”