A província argentina de Neuquén marcou presença na WTM Latin America 2025 com uma delegação composta por 20 operadores turísticos. A participação tem como foco divulgar os atrativos naturais e estruturais da região, que vão além da tradicional temporada de inverno. Sergio Sciacchitano, presidente da Neuquéntur S.E, conversou com o Brasilturis e destacou o forte potencial do destino, principalmente para o público brasileiro.
“Viemos ao Brasil para apresentar a província de Neuquén, um estado localizado ao sul da Patagônia, que tem a maior oferta de neve de toda a Argentina. São quatro centros de esqui bem posicionados”, explicou Sciacchitano.
Ainda que a neve seja o principal produto turístico da região, o executivo reforça que o destino possui uma diversidade de experiências ao longo do ano. “Neuquén também tem uma oferta turística muito variada fora do inverno, com atividades recreativas nos parques nacionais, trilhas, mountain bike, pesca esportiva e, principalmente, a pesca com mosca, uma das melhores da Patagônia”, acrescentou.
Além dos esportes de inverno, como esqui e snowboard, há espaço para iniciantes em áreas recreativas. “Também é possível fazer caminhadas com raquetes, passeios pelos lagos e aproveitar uma excelente gastronomia, com produtos regionais e chocolates. Tudo isso cria uma sensação mágica durante o inverno”, pontuou.
A estrutura da província é outro diferencial, com boa qualidade hoteleira e conectividade aérea reforçada. “Estamos a apenas 60 km de Bariloche, mas também temos aeroportos em Neuquén Capital e San Martín de los Andes. Durante a temporada de inverno, ultrapassamos 800 voos nos três aeroportos somados”, disse Sciacchitano.
O Brasil tem se consolidado como um dos principais mercados emissores para Neuquén, especialmente no inverno e nas temporadas de pesca. “Temos muitos brasileiros que vão esquiar ou pescar, descobrindo a província como uma alternativa a Bariloche. Nossos centros de esqui têm uma proposta mais familiar e serviços de média a alta gama”, completou.
A promoção do destino no Brasil não se limita à feira. “Agora em maio, vamos participar da Semana Argentina, promovida pelo Instituto Nacional de Promoção Turística. Estaremos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também trabalhamos para conectar operadores de Neuquén com operadores e agentes de viagens brasileiros, além de estreitar laços com companhias aéreas como Gol e Aerolíneas Argentinas para ampliar frequências de voos”, revelou.
Sciacchitano adiantou que uma ativação direta para o público brasileiro está em estudo. “Estamos pensando em fazer alguma ação na Avenida Paulista, algo impactante que ajude o público de São Paulo a conhecer mais sobre Neuquén”, finalizou.