BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Costa Rica recebeu 25% mais turistas brasileiros no primeiro trimestre de 2025

Com nova representação no Brasil, destino da América Central intensifica ações para promover experiências voltadas ao bem-estar, aventura e turismo de luxo

São Paulo (SP) – A Costa Rica vem consolidando sua presença no mercado brasileiro como um destino estratégico na América Latina. Após três anos consecutivos participando da WTM Latin America, o país já colhe resultados concretos, com um aumento de 25% no número de turistas brasileiros apenas no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“Vemos no Brasil um mercado muito importante para a Costa Rica”, afirma Carolina Trejos, diretora de Marketing do Instituto Costarriquenho de Turismo.

“Historicamente, nossos principais emissores são Estados Unidos, Canadá, México e países da Europa. Mas estamos buscando novos mercados, especialmente para diversificar o fluxo fora da alta temporada do hemisfério norte”, explica.

Desde novembro de 2024, a conectividade entre os dois países ganhou um reforço com o início da operação do voo direto da Gol entre São Paulo (GRU) e San José, capital costarriquenha, com quatro frequências semanais. A nova rota tem facilitado a entrada de brasileiros interessados em experiências de natureza, bem-estar e gastronomia.

“Somos um país pequeno, no centro da América, que oferece uma enorme diversidade de experiências em um curto espaço territorial. Em poucas horas, o turista pode sair da capital, visitar vulcões, surfar no Pacífico ou Atlântico, e ainda relaxar em meio às montanhas com serviços de wellness”, detalha Trejos.

Segundo ela, a Costa Rica tem um portfólio diversificado, com destaque para dois segmentos: o luxo e os hotéis boutique. “Temos marcas internacionais reconhecidas, especialmente na costa pacífica, e também hotéis menores, com até 40 quartos, que oferecem um atendimento personalizado e contato direto com a natureza”, afirma.

Experiência completa em 7 a 10 dias

Para quem deseja explorar a Costa Rica de forma completa, a sugestão da executiva é uma viagem entre 7 e 10 dias. O roteiro pode incluir a chegada em San José, com uma noite para vivenciar a cena gastronômica local e visitar vulcões próximos, como o Poás e o Irazú. Em seguida, o ideal é seguir para as praias do Pacífico Norte, com foco em atividades como surf, pesca esportiva, mergulho e relaxamento.

Trejos explica que depois da praia, o turista pode seguir para as montanhas, onde recomendamos Monteverde e La Fortuna, dois destinos de floresta nublada e exuberância natural. Lá é possível fazer tirolesa, rapel, trilhas, massagens com lama vulcânica e yoga. “É uma combinação perfeita entre aventura e bem-estar”, destaca.

Ela enfatiza que o país está preparado para receber diferentes perfis de turistas. “Seja em casal, em família com crianças ou em viagens multigeracionais, temos produtos adaptados para cada tipo de viajante. A Costa Rica é muito versátil”, afirma.

Estratégia de aproximação com o mercado brasileiro

A intensificação das ações no Brasil inclui a contratação de uma agência de representação em São Paulo, que passou a atuar localmente em ações com operadoras, agências de viagens e imprensa, além de investir em publicidade e capacitação.

“Estar aqui na WTM nos últimos três anos tem gerado resultados muito positivos. Sabemos que o contato direto com os profissionais do trade é fundamental para apresentar nossos produtos e gerar conversões. Por isso, seguimos investindo no Brasil com muita confiança”, finaliza a diretora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS