São Paulo (SP) – A Costa Rica vem consolidando sua presença no mercado brasileiro como um destino estratégico na América Latina. Após três anos consecutivos participando da WTM Latin America, o país já colhe resultados concretos, com um aumento de 25% no número de turistas brasileiros apenas no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“Vemos no Brasil um mercado muito importante para a Costa Rica”, afirma Carolina Trejos, diretora de Marketing do Instituto Costarriquenho de Turismo.
“Historicamente, nossos principais emissores são Estados Unidos, Canadá, México e países da Europa. Mas estamos buscando novos mercados, especialmente para diversificar o fluxo fora da alta temporada do hemisfério norte”, explica.
Desde novembro de 2024, a conectividade entre os dois países ganhou um reforço com o início da operação do voo direto da Gol entre São Paulo (GRU) e San José, capital costarriquenha, com quatro frequências semanais. A nova rota tem facilitado a entrada de brasileiros interessados em experiências de natureza, bem-estar e gastronomia.
“Somos um país pequeno, no centro da América, que oferece uma enorme diversidade de experiências em um curto espaço territorial. Em poucas horas, o turista pode sair da capital, visitar vulcões, surfar no Pacífico ou Atlântico, e ainda relaxar em meio às montanhas com serviços de wellness”, detalha Trejos.
Segundo ela, a Costa Rica tem um portfólio diversificado, com destaque para dois segmentos: o luxo e os hotéis boutique. “Temos marcas internacionais reconhecidas, especialmente na costa pacífica, e também hotéis menores, com até 40 quartos, que oferecem um atendimento personalizado e contato direto com a natureza”, afirma.
Experiência completa em 7 a 10 dias
Para quem deseja explorar a Costa Rica de forma completa, a sugestão da executiva é uma viagem entre 7 e 10 dias. O roteiro pode incluir a chegada em San José, com uma noite para vivenciar a cena gastronômica local e visitar vulcões próximos, como o Poás e o Irazú. Em seguida, o ideal é seguir para as praias do Pacífico Norte, com foco em atividades como surf, pesca esportiva, mergulho e relaxamento.
Trejos explica que depois da praia, o turista pode seguir para as montanhas, onde recomendamos Monteverde e La Fortuna, dois destinos de floresta nublada e exuberância natural. Lá é possível fazer tirolesa, rapel, trilhas, massagens com lama vulcânica e yoga. “É uma combinação perfeita entre aventura e bem-estar”, destaca.
Ela enfatiza que o país está preparado para receber diferentes perfis de turistas. “Seja em casal, em família com crianças ou em viagens multigeracionais, temos produtos adaptados para cada tipo de viajante. A Costa Rica é muito versátil”, afirma.
Estratégia de aproximação com o mercado brasileiro
A intensificação das ações no Brasil inclui a contratação de uma agência de representação em São Paulo, que passou a atuar localmente em ações com operadoras, agências de viagens e imprensa, além de investir em publicidade e capacitação.
“Estar aqui na WTM nos últimos três anos tem gerado resultados muito positivos. Sabemos que o contato direto com os profissionais do trade é fundamental para apresentar nossos produtos e gerar conversões. Por isso, seguimos investindo no Brasil com muita confiança”, finaliza a diretora.