Em visita oficial a Tóquio, Celso Sabino, ministro do Turismo do Brasil, se reuniu nesta segunda-feira (21) com Hirosama Nakano, ministro da Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os dois países na área do Turismo. A agenda reforça o compromisso bilateral firmado em 2012, por meio de um memorando de entendimento, e agora caminha para um plano de trabalho mais robusto, previsto para ser formalizado ainda em maio deste ano.
O novo plano deverá focar, entre outros pontos, na troca de experiências e boas práticas voltadas ao turismo sustentável e ao ecoturismo — segmentos em que tanto Brasil quanto Japão têm grande potencial de atuação. A expectativa é que a aproximação favoreça também o aumento do fluxo turístico entre as nações.
“A reunião com o ministro foi fundamental para estreitarmos laços e avançarmos em ações concretas que irão beneficiar o aumento do fluxo turístico entre os dois países. Tivemos aqui a confirmação de que poderemos avançar em vários campos, incluindo a troca de experiências no campo do turismo sustentável e do ecoturismo”, destacou Sabino, após o encontro.
Os dados reforçam o otimismo: o número de turistas japoneses no Brasil vem crescendo de forma significativa. Em 2023, o país recebeu 42.341 visitantes do Japão, número que saltou para 61.129 em 2024. Somente nos três primeiros meses de 2025, já foram registrados 15.491 turistas japoneses em solo brasileiro. O Japão aparece atualmente como o 18º maior emissor de turistas ao Brasil.
“Estamos trabalhando para dar um salto importante nesses números e nossa reunião com o ministro Nakano foi fundamental para que possamos alcançar nossos objetivos”, concluiu Sabino.