A Ita Airways celebrou na noite desta terça-feira (29), em São Paulo, mais uma edição do Ita Top 10, evento voltado ao reconhecimento das principais empresas parceiras da companhia aérea no Brasil. Na ocasião, Andrea Taddei, country manager da Ita Airways para o Brasil e Argentina, conversou com o Brasilturis e destacou a relevância estratégica do mercado brasileiro, além de comentar os planos de expansão e o papel central das agências de viagens no desempenho da aérea no país.
Segundo Taddei, o Brasil figura como o segundo mercado internacional mais importante para a companhia, atrás apenas dos Estados Unidos. “A importância do mercado brasileiro é muito, muito importante. Depois dos Estados Unidos, vem o Brasil com a importância de mercado, como presença da Ita, com o número de voos. A matriz está mirando muito o Brasil como oportunidade pelo futuro também”, explicou o executivo.
Atualmente, a companhia opera dois voos diários entre São Paulo e Roma, além de uma frequência diária entre o Rio de Janeiro e a capital italiana. No entanto, o plano da empresa vai além do eixo Rio-São Paulo. Por meio de acordos de codeshare com Latam, Gol e Azul, a Ita Airways amplia sua conectividade dentro do território brasileiro. “O Brasil, a gente sabe que não é somente São Paulo e Rio. Então, está trabalhando muito para chegar à oportunidade que fica no outro lado do país, porque o brasileiro mora por todo lado, não mora somente nessas cidades”, destacou.
A conectividade oferecida vai além da Itália. A companhia tem investido na promoção de todo o seu portfólio internacional, incentivando a venda de destinos como Cairo, Túnis, Dubai, Delhi e Bangkok, entre outros hubs operados pela Ita na Europa, Ásia e norte da África.
Para manter e ampliar esse alcance, Taddei reconhece o papel essencial das agências e operadoras de turismo no Brasil. “Sem a agência de viagem, a gente não é nada. O trabalho que eles fazem é muito, muito importante e por isso a gente agora hoje tem esse reconhecimento. Não é um trabalho fácil, porque tem muita competência”, afirmou. “Todo ano tem mais produto, porque todo mundo quer aumentar, subir frequência no Brasil, porque é importante para muita empresa. A Itália é um dos destinos mais requeridos do brasileiro.”
Além das ações promocionais e de reconhecimento, a Ita também monitora o impacto de eventos internacionais sobre a demanda. Segundo Taddei, a recente morte do Papa Francisco, argentino e muito querido pelos brasileiros, já impactou a ocupação dos voos com destino a Roma. “A gente viu que o último dia de abril aumentou significativamente a ocupação. As pessoas estão buscando viagens pelo funeral que aconteceu, mas também pelo conclave que vai acontecer o 7 de março”, finalizou.