A companhia aérea irlandesa Ryanair consideraria cancelar seus pedidos de 330 aeronaves da Boeing e mudar para fabricantes alternativos se as tarifas afetarem significativamente o preço dos aviões, disse Michael O’Leary, CEO da operadora, a um importante legislador dos EUA.
O CEO da companhia aérea, conhecido por suas declarações contundentes, já havia sugerido a ideia de recorrer à Comac se os preços fossem mais baixos do que os da Boeing ou da Airbus. Ele respondeu à carta de Krishnamoorthi com uma crítica às tarifas do presidente Donald Trump, que tumultuaram um setor de aviação que, em grande parte, tem sido protegido de tarifas desde um tratado de 1979.
“Se o governo dos EUA prosseguir com seu plano mal concebido de impor tarifas e se essas tarifas afetarem materialmente o preço das exportações de aeronaves da Boeing para a Europa, então certamente reavaliaremos”, disse O’Leary sobre os pedidos da Ryanair, na carta datada de quinta-feira e vista pela Bloomberg News.
A Ryanair opera uma frota de mais de 600 aeronaves Boeing 737. Seu livro de pedidos com o fabricante americano é avaliado em mais de US$ 33 bilhões, segundo o CEO, com entregas previstas para a próxima década.
Executivos de empresas aeroespaciais e companhias aéreas estão correndo para encontrar maneiras de se proteger contra o pagamento das sobretaxas. Algumas transportadoras se recusaram, e a Bloomberg News informou que a Delta Air Lines está redirecionando entregas do fabricante europeu Airbus através de Tóquio para evitar tarifas dos EUA.
Até agora, a China é o único grande mercado a reciprocamente aumentar taxas sobre importações dos EUA. No entanto, os custos se infiltraram na cadeia de suprimentos global e a possibilidade de novas retaliações, por exemplo, da União Europeia, teve um impacto desanimador na demanda por aeronaves.
Na carta, relatada anteriormente pela Reuters, O’Leary enfatizou a necessidade de obter os menores custos para a principal companhia aérea de baixo custo da Europa, afirmando que isso “é vital para nosso modelo de negócios.”
Embora a Ryanair não tenha discutido compras de aeronaves com a Comac, oficialmente a Corporação Comercial de Aeronaves da China, desde cerca de 2011, O’Leary disse que consideraria isso se pudesse obter melhores condições.
“Cabe à Boeing e ao governo dos EUA garantir que suas grandes aeronaves tenham preços competitivos,” finaliza.