A Abav Nacional anuncia a criação da sua Comissão de Receptivos, iniciativa pioneira idealizada por Ana Carolina Medeiros, presidente da entidade, com o objetivo de dar protagonismo ao turismo receptivo brasileiro, setor essencial para o fortalecimento da cadeia turística e o desenvolvimento das economias locais.
“Entendemos que toda viagem programada só é efetivada se a ponta, que, no caso, é o receptivo, fizer o seu papel com profissionalismo. Reconhecemos a importância estratégica desse segmento”, afirma Ana Carolina. “Essa estruturação para a qualificação do trabalho dos agentes de viagens sempre foi um desejo meu para o turismo brasileiro. Agora, vamos oferecer um espaço de escuta, construção e ações concretas para quem entrega o serviço”, acrescenta.
O projeto nasce com o propósito de promover o intercâmbio de experiências, identificar demandas específicas e propor soluções conjuntas para fomentar o turismo receptivo em todas as regiões do Brasil. A comissão terá reuniões periódicas, com a participação de membros técnicos e entidades parceiras, e funcionará como um canal direto de diálogo com a presidência da Abav Nacional.
Além de representantes da própria Abav, o grupo também conta com a colaboração técnica de três importantes entidades nacionais: Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae, que atuarão como convidados permanentes para a construção de estratégias e políticas voltadas ao fortalecimento do segmento.
Conheça os integrantes da Comissão de Receptivos da Abav Nacional
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional e idealizadora da comissão. Atua no setor de turismo há mais de 20 anos, com passagens por agência (singular, eventos, transportes e lideranças institucionais). Sua gestão tem como marca o diálogo com o trade e a promoção do turismo como motor de desenvolvimento sustentável.
Maria Conceição Junckes, proprietária da SS Turismo/Cia do Turismo em Joinville (SC), é turismóloga com 28 anos de experiência no receptivo, emissivo e eventos. Foi presidente da ABAV-SC, da IGR Caminho dos Príncipes e do COMTUR Joinville. Atualmente é 1ª vice-presidente da ABAV Nacional (biênio 2024/25).
Virgínia Barros, maranhense, turismóloga e sócia da Taguatur Turismo, agência de turismo receptivo no Maranhão. Fundadora da cooperativa G7MA, foi presidente da entidade e atua há 25 anos no turismo receptivo do Maranhão. Idealizadora do primeiro hostel de São Luís, o @tananhostel, referência em hospedagem acessível e com propósito.
Ney Gonçalves, proprietário da Impacto Ecoturismo em Campo Grande (MS), é biólogo com mais de três décadas de atuação no ecoturismo. Ex-presidente da Abav-MS, possui larga experiência em turismo sustentável, educação ambiental e é instrutor do Sebrae. Já foi diretor de turismo receptivo da Abav Nacional e atualmente é membro do Conselho de Ética da entidade.
Marta Teixeira de Freitas, turismóloga com ampla experiência nos segmentos de receptivo, emissivo e eventos, Marta é diretora comercial da Martur, empresa referência no turismo de Pernambuco desde 1991. Atuou por 10 anos na Empetur e na Secretaria de Turismo de Pernambuco. Possui especialização em Turismo pela Universidade Autônoma de Madrid, MBA em Gestão Hoteleira e formação complementar em eventos e gestão empresarial.
“Com essa comissão, a Abav Nacional visa fortalecer todos os segmentos da atividade turística. Reconhecemos nos agentes receptivos fatores estratégicos para a hospitalidade brasileira, e valorizamos sua expertise e dedicação em experiências únicas para turistas de todo o mundo”, enfatiza Ana Carolina.