BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Pernambuco amplia presença global e foca no turismo cultural

O estado aposta em novos voos internacionais e na força do São João, com 69 dias de festa em mais de 180 cidades

Foz do Iguaçu (PR) – Pernambuco segue investindo na promoção turística internacional e visa encerrar o primeiro semestre com uma das maiores temporadas juninas de sua história. Segundo Diogo Beltrão, gerente de Marketing da Empetur, a estratégia do estado tem como foco consolidar o destino no mercado sul-americano e europeu, além de maximizar o impacto econômico de eventos culturais como o São João e o festival Pernambuco Meu País.

“Acabamos de concluir a primeira etapa do nosso roadshow internacional em Assunção e Ciudad del Este, no Paraguai, onde tivemos quase 300 agentes de viagem presentes. Os resultados foram imediatos: pousadas e hotéis fecharam pacotes de grupos em menos de uma semana”, comemora Beltrão, destacando a conexão direta entre Assunção e Recife como um diferencial competitivo.

Na sequência, o estado inicia a etapa europeia do roadshow com ações em Porto, Lisboa e Madrid, cidades que agora contam com voos diretos operados pela Azul. “Essa semana inauguramos a rota Recife-Porto e na terça lançamos Recife-Madrid. Em dezembro, teremos a operação da Iberia conectando Recife a Madrid, com quatro voos semanais, que passam a cinco em janeiro. É um avanço importante para consolidar Recife como um hub de entrada de turistas internacionais no Nordeste”, afirma.

No cenário interno, o São João segue como um dos pilares do calendário turístico. Com mais de 69 dias de festa, o evento já começou em cidades como Caruaru, atraindo milhares de visitantes.

“Nossa expectativa é de um aumento de 12% no fluxo turístico este ano. Caruaru, por exemplo, teve uma ocupação de quase 98% em 2024 e já está com reservas altíssimas para este ano”, aponta o gestor.

Beltrão ressalta que o diferencial do São João de Pernambuco está na capilaridade e na diversidade cultural. “Dos 185 municípios, com exceção de Fernando de Noronha, praticamente todos realizam festas juninas. É um São João que vai do litoral ao sertão, com muita gastronomia, cultura e acolhimento. É uma festa do povo e para o povo”, afirma.

Logo após o São João, Pernambuco também investe no fortalecimento do turismo regional com o festival multicultural Pernambuco Meu País, idealizado pela governadora Raquel Lyra. “Este ano o festival acontecerá em 10 municípios, com nove semanas de programação cultural intensa. Em 2024, tivemos ocupação hoteleira de 100% em 7 das 8 cidades participantes”, lembra.

Segundo Beltrão, a iniciativa não apenas impulsiona o Turismo, mas deixa um legado cultural e econômico importante para o interior. “É um festival que envolve shows, arte, cinema e que promove a descentralização do Turismo, movimentando segmentos que vão além do tradicional sol e mar”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Alerta de tsunami no Havaí obriga...

Pride of America e Oceania Regatta partiram antes do previsto; companhias aguardam liberação para resgatar hóspedes

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Alerta de tsunami afeta acesso ao...

Fechamento da Costa Verde complica mobilidade na capital peruana; passageiros devem buscar rotas alternativas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS