Com o objetivo de descentralizar a promoção internacional do turismo brasileiro e ampliar a visibilidade de destinos fora dos eixos tradicionais, a Embratur lançou nesta segunda-feira (9) o programa Novas Rotas em Santa Catarina. A iniciativa contempla a região da Costa Verde & Mar, formada por dez municípios com forte vocação turística: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Ilhota, Itajaí, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.
A cerimônia de lançamento, realizada de forma híbrida, contou com a presença de representantes da Embratur e autoridades locais. Participaram da agência federal Marcelo Freixo, presidente; Fábio Montanheiro, gerente de Inteligência de Dados e Competitividade; Marina Arruda, gerente de Inovação; Marina Barki, coordenadora de ESG; e Monique Lima, coordenadora de Relações Institucionais. Secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico também estiveram presentes.
“Santa Catarina é um estado em franco crescimento turístico e que entendeu o potencial econômico, de desenvolvimento, de sustentabilidade, cultural e ambiental desse setor. Potencializar ainda mais as iniciativas que os próprios municípios já vêm adotando é uma forma de desenvolver a região, gerar emprego e renda e preservar o meio ambiente em uma região tão vibrante e brasileira e mostrar para o Brasil que quando o turismo ganha, todo mundo ganha”, disse Marcelo Freixo.
O Novas Rotas oferecerá capacitações presenciais conduzidas pela equipe técnica da Embratur, com temas como sustentabilidade, análise de dados e comportamento de turistas estrangeiros. Uma plataforma online de ensino à distância também será lançada para qualificar empreendedores e gestores locais.
“Não se trata apenas de promover capitais. O programa foi pensado para incluir municípios menores com vocação turística. Queremos prepará-los para receber visitantes com autenticidade e qualidade”, explicou Freixo.
Santa Catarina tem demonstrado forte desempenho no turismo internacional. De janeiro a abril de 2025, o estado recebeu 492.960 visitantes estrangeiros, o que representa 99,5% do total registrado em todo o ano anterior. O crescimento foi de 67,5% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado pela conectividade aérea — com voos diretos para Lisboa, Panamá, Argentina, Chile e Paraguai.
Lançado em abril, o Novas Rotas visa preparar o trade nacional para atuar de maneira estratégica, sustentável e inovadora no mercado global. “A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas paisagens, culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora”, garante Marcelo Freixo.